Para iniciantes Para mestres RPG

RPG de mesa: 5 dicas para narrar diplomacia

Como um Mestre de RPG apaixonado por Guerra dos Tronos e The Witcher, você deve imaginar que eu amo diplomacia em RPG de mesa. Sejam as pequenas disputas com nobres ou os grandes julgamentos, eu acho essas cenas magníficas.

Se você acha que é porque eu gosto de uma boa traição, porém, você está errado! Eu na verdade não gosto dos clichês de um aliado traindo os personagens dos jogadores – e isso é desnecessário para você ter boas cenas de diplomacia.

As aventuras que eu narrei e que tiveram boas cenas de diplomacia foram bem diferentes. Elas foram profundas, intensas, reais e com severas consequências aos jogadores. E assim como falamos dos 3 pilares do RPG na Academia de Mestres de RPG da Nuckturp, hoje eu trouxe um deles para você. Então aqui vão as minhas 5 dicas para você, Mestre de RPG, narrar cenas de diplomacia em sua mesa!

1) Bons personagens

Reviva algumas cenas de diplomacia em sua mente e veja se não é verdade: elas tinham bons personagens envolvidos na cena. Isso é natural pois quem faz a cena são os personagens, assim como quem cria lutas épicas são definidas por quão fortes são os oponentes e a dificuldade do encontro em si.

Diplomacia Nuckturp
Que cena você imaginou para este diálogo? Arte por Jon Dunham

Por isso, se você quer narrar boas cenas de diplomacia, antes você precisa criar bons personagens. E para isso você não precisa fazer dezenas de páginas do passado sobre eles ou ficar horas idealizando como eles são. Basta você ter alguns pontos importantes em mente:

  • Origem/Familia e Antecedentes
  • Motivações
  • Personalidade
  • Ideais
  • Fraquezas
  • Amigos/Aliados
  • Inimigos

Se você responder essas 7 perguntas acima, o seu personagem irá adquirir mais camadas fundamentais para que ele seja profundo. E, com personagens profundos, fica fácil fazer uma boa cena de diplomacia.

Mas, se você quer ainda mais detalhes sobre como criar bons personagens, então dá uma olhada nos nossos textos sobre criação de personagens.

2) Conexão com os personagens

Uma boa mesa de RPG não é sobre o mestre, mas sim sobre os jogadores. Por isso, para qualquer cena que você vá fazer é interessante tê-los no centro da sua trama. E, no caso de cenas de diplomacia, isso é ainda mais importante.

Isso acontece porque cenas de diplomacia são intensas e exigem bastante dos jogadores. Assim, a menos que eles estejam verdadeiramente envolvidos na cena, eles não vão querer interpretar e argumentar – afinal, eles estão ali para relaxar.

Portanto, deixe claro qual é a conexão da diplomacia em questão com os personagens. Quanto mais forte for essa conexão, mais eles estarão presentes para resolver a situação da melhor maneira possível. Afinal, se o personagem está conectado com a cena, o jogador estará conectado com o personagem.

3) Pontos a favor

Dificilmente alguém entra em um conflito que a pessoa só tem algo a perder. Se você está usando seu tempo e energia em debater ou enfrentar algo, é porque você quer sair melhor ao final dele. Seja porque você está lutando sua vida ou proteger alguém que ama, você irá se envolver apenas quando estiver bem claro o que você sai ganhando.

Por isso, nas suas cenas de diplomacia, é preciso também deixar bem claro qual será o benefício que os personagens irão obter ao discutir e debater com os NPCs em questão. Basicamente, responda: o que eles saem ganhando caso vençam?

Em um dos debates diplomáticos da mesa de The Witcher na Academia de Mestres, por exemplo, eles deixariam de ser presos caso convencessem as autoridades a simplesmente irem embora.

Se você conseguir vincular essa resposta com as motivações dos personagens, melhor ainda! Assim eles irão ficar animados e ansiosos para vencer o debate pois a vitória está diretamente atrelada aos interesses deles.

4) Pontos contra

Mas, claro, é necessário haver pontos contra eles também. Se eles só verem benefícios em entrar em um conflito diplomático, eles não terão medo do perigo. Em situações que eles saem ganhando de qualquer jeito a motivação para debater com bons argumentos é bem menor.

Por isso, deixe claro para os jogadores que existe algo em jogo para eles também. Mostre que se eles não argumentarem bem, eles perderão no argumento e isso trará consequências ruins para eles. Dessa forma eles serão atenciosos com cada uma das palavras proferidas por eles.

Diplomacia Nuckturp
E aí, vamos negociar? Arte por Josh Bruce

Em uma mesa de Guerra dos Tronos há uns anos atrás, os jogadores ficaram frente a frente com Ramsay Bolton. O medo de falar uma palavra errada era tanto que muitos jogadores ficaram em silêncio e tensos durante toda a cena.

Dessa forma, ao ter tanto pontos a favor como contra, você traz um equilíbrio entre as motivações e os medos dos personagens dos jogadores – e isso faz eles ficarem mais imersos na trama.

5) Consequências Marcantes

E, claro, se você realmente quer boas cenas de diplomacia, as consequências tem que ser marcantes e poderosas. A vida e o destino dos personagens precisa estar em jogo. Não apenas nos pontos favoráveis ou contrários, mas na aventura como um todo ou no rumo do mundo ao redor deles.

Claro, nem sempre as consequências serão de proporções épicas, mas elas sempre precisam ser reais e presentes. Muitas vezes o resultado final será um meio termo entre o que era favorável e o que era ruim para os personagens. E é justamente isso que torna as cenas de diplomacia tão legais.

Se eles sentirem que o resultado daquele diálogo foi impactante, eles sentirão que são os protagonistas da história.

Na mesa de The Witcher da Academia de Mestres, por exemplo, ficou claro que o problema que eles estão resolvendo está diretamente ligado ao Império de Nilfgaard. Assim, apesar da cena de diplomacia em si não ter tido consequências diretas nisso, ficou claro que as próximas ações deles terão.

E agora, o que eu faço?

A Diplomacia é apenas um dos três pilares de uma aventura de RPG. Porém, ela costuma ser um dos mais impactantes – especialmente se bem feita.

Se você é o tipo de Mestre de RPG que quer trazer essa imersão e impacto para o seu RPG de mesa, então sua missão é simples: conferir o guia completo do Mestre de RPG.