RPG de mesa: 6 músicas para você usar
Se você joga RPG de mesa e já usou músicas durante as suas sessões, então você sabe a imersão que elas causam. E, caso nunca tenha usado, acredite em mim: comece a usar!
A música é um excelente guia de emoções e um ótimo preenchimento do silêncio. Vemos isso em filmes e séries, onde de acordo com a cena que está acontecendo, diferentes trilhas sonoras nos guiam. E, entre as falas e ações dos personagens, os inúmeros instrumentos preenchem aquele vazio.
Em um RPG de mesa, não é diferente.
Ao alternar cenas de combate, exploração e interação, as músicas guiam as emoções dos jogadores e Mestre. Conforme personagens pensam e o mestre prepara cenas, a trilha sonora preenche o silêncio. E, claro, o clima se torna único e épico em cada cena.
Mas, distintas cenas existem diferentes trilhas sonoras.
E a verdade é que ao digitar “trilha sonora RPG” ou “RPG soundtrack” no youtube, você encontrará várias.
Mas, para te ajudar nesta jornada, aqui estão 6 músicas que eu sempre uso em minhas mesas de RPG!
Cidades
Sabe quando os personagens chegam em uma cidade, prontos para conhecer novos NPCs e, claro, causar confusão na taverna mais próxima?
Este costuma ser um momento de curiosidade, atenção e exploração. Novidades cercam os personagens conforme eles encontram comércios, itens, tavernas e inúmeros NPCs e sidequests.
Portanto, exige uma trilha sonora esperançosa, climática e exploradora. E eu achei a trilha sonora perfeita para isso!
Aqui está: trilha sonora para cenas na Cidade
Exploração
Porém, existem também os momentos de exploração pelos ermos, cercados por ambientações mágicas e divinas.
Nesses momentos, os personagens sentem que estão rodeados por magia e elementos encantados. Por onde olham e caminham, percebem elementos fantásticos presentes ao seu redor.
Criaturas únicas, ambientes recheados de encantamentos e a sensação de que tudo pode acontecer. Seja andar por florestas élficas, caminhar por cachoeiras na Amazônia em busca de cultistas ou explorando um planeta completamente novo.
Ou seja, precisamos de uma trilha sonora que passe a sensação de magia. E, para isso, nada melhor do que esta música direto de Senhor dos Anéis, que parece que foi feita por elfos:
Tensão
E, claro, as cenas de tensão. Essas não são cenas de luta ou guerra, mas sim aqueles momentos em que todos na mesa estão (ou deveriam estar) com medo do que pode acontecer.
A exploração de uma masmorra de mortos vivos, a aproximação da sala secreta de alguns cultistas ou a sensação de que um ser extra planar está se aproximando.
Ou simplesmente uma tensão que os personagens não sabem de onde vem. Aquele arrepio na nuca de estar sendo observado, uma névoa que impede a visão do que os cerca ou passar por um dragão sem poder acordá-lo.
Nesse tipo de narração, o foco está em causar preocupação. É o momento mais importante de uma luta, por sinal, pois é o que chamamos de pré-combate.
Quanto mais você caprichar aqui, mais potente será a luta que ocorrerá depois. E, para que isso aconteça, aqui está a música essencial para você usar:
Combate
Mas, claro, após a tensão, o momento da luta em si acontece.
E, para este tipo de cena, você quer uma ambientação dramática, épica, acelerada e intensa.
Aqui a intenção é que os jogadores fiquem na ponta da cadeira, tão tensos quanto seus personagens estariam.
Afinal, um combate é um momento em que eles estão arriscando as suas próprias vidas por alguma causa. E, como tal, devem estar de fato tensos e com medo do que pode acontecer.
Porém, ao mesmo tempo, a adrenalina do combate está dominando seus corpos e mentes.
Portanto, as músicas agitadas e tensas ideais para você usar estão carinhosamente agrupadas aqui, nesta bela playlist:
Triste
E claro, RPGs de mesa também têm cenas tristes.
Seja momentos em que personagens morrem, que uma cidade inocente é destruída ou o fim de uma guerra com muitas perdas, a tristeza também é um sentimento a ser explorado.
Neste tipo de ambientação, os jogadores devem sentir o peso que seus personagens também estão sentindo.
Não é um momento fácil de uma mesa de RPG, não se engane. Aqui você verá que os jogadores podem de fato ficar tristes – ou até de fato chorar, igual aconteceu nesta live nossa aqui.
E, para isso, o que melhor do que uma clássica e linda música direto de Naruto, a obra cinematográfica que mais me fez chorar na vida?
Aqui está a sua playlist de músicas tristes para usar no seu RPG de mesa.
Cena épica
Por fim, uma música que gosto de usar em todas as minhas mesas de RPG, independente de sistema de RPG, cenário ou narrativa.
Mas, cuidado! Ao usar esse tipo de música, você está colocando o nível épico de sua aventura lá no topo.
Portanto, use apenas em momentos muito específicos, como vitórias contra chefões, conquistas grandiosas ou superações de dificuldades extremas.
Pois, ao usar esta música, todos sentirão em suas peles que algo épico está acontecendo – e, por isso, algo épico precisa estar de fato acontecendo.
Aqui está a música épica que você precisa usar em sua aventura.
Como causar mais imersão na minha mesa de RPG?
Se você leu até aqui, é porque você quer mais imersão na sua mesa de RPG.
Seja você jogador ou Mestre, é sensacional você estar buscando isso. E para te ajudar a continuar em sua busca, fizemos um texto especialmente sobre imersão!
A imersão dos jogadores é uma consequência de uma excelente experiência em uma mesa de RPG.
Então, sente este texto aqui sobre como cuidar da experiência da sua aventura.