Liderança RPG Serious Games

RPG e Competências Socioemocionais: Conviver

Vemos todos sentados compartilhando momentos, e quaisquer outra coisa aqui, não importa. Vamos falar sobre Conviver, uma das competências que o RPG ajuda a mim e a você se desenvolver. Isto é, lidar com o diferente!

Anteriormente vimos que o RPG tem essa capacidade de nos ensinar valores para vida, começamos a ver isto nos textos anteriores desta série ( parte 1, parte 2 ). Em um mundo onde era pós era, e hoje ainda mais forte pede a nós harmonia , iremos aprender um pouco mais sobre isso.

Certamente algum vínculo começou em uma taverna por Lap Pun Cheung

Então do que se trata conviver? Conviver está relacionado as nossas competências sociais. A forma como cada um de nós convive com as outras pessoas e os seus modos de viver (social, cultural, espiritual).

Aliás, te lembra algo um paladino fervoroso, um ladino larápio e um ranger de poucas palavras, juntos salvando uma família de camponeses? Acredito que sim, é muito comum em mesas de RPG.
Mas, saindo do personagem, em ambientes como: escolas, empresas e até mesmo redes sociais, nós mestres e jogadores, nos unimos para melhorar!

O que o RPG nos ensina?

Tolerância: se um grupo de aventureiros diferentes conseguem se unir afim de salvarem suas realidades; porque nós, sendo mais de 7 bilhões de diversidades, não conseguimos? Afinal somos os mesmos jogadores in e out game! O RPG nos ensina constantemente, a respeitar e aceitar aqueles que são diferentes de nós.

Abertura para diálogo: quantas vezes, seu paladino ou mago, ponderaram as razões por quais aquele vilão age? Mas ainda, quais vezes nosso grupo no meio da batalha tentou soluciona-la conversando? Pois é, não há mal prosear a respeito das intenções do clérigo; ou das malandragens do ladino e até mesmo a qualidade de um hidromel!

Responsabilidade social: Na minha mesa de Tormenta 20, um dos jogadores interpreta um Golem Clérigo da deusa da vida, e por não precisar se alimentar, faz questão de compartilhar suas provisões com os necessitados.
Alguém pediu? Não. Mas, em RPG parece que nosso senso de nos comprometermos de forma voluntária com o bem maior e a sociedade, aflora, e insto é INCRÍVEL!. E isto não é só heroísmo, somos quem eu e você, somos de verdade.

Por fim…

Vínculos: mesmo após quase 15 anos de RPG, lembro dos colegas, parceiros de grupo e das histórias que compartilhamos juntos, dentro e fora das mesas e universos! O RPG de mesa, nos ensina de forma precisa e magnífica, que é possível fazer sem esperar nada em troca, ter fortes vínculos ( a família Nuckturp , é um exemplo disto!). O RPG me mostrou que é possível permanecer ali, mesmo sem estar, e o nome disto é LEGADO!

Então, Conviver e o RPG exige de nós…

a compreensão e a aceitação progressiva de nós mesmos e do outro, bem como que a gente depende um do outro para viver e para realizar grandes feitos. Aprender a gerir conflitos , respeitar as diferenças, cultivar a compreensão mútua e a convivência pacífica, é o que tratamos aqui!

Isto faz sentido pra você? Consegue enxergar esses aspectos no RPG e em você?Espero que sim.

Tem algum xp que queira compartilhar? Compartilha com a gente!
Já te convido a participar desse processo, por que a melhor maneira é jogando!

Até a próxima!