Liderança RPG Serious Games

RPG e Competências Socioemocionais

Emoções interpretadas pelo artista Federico Abdolcadir em personagens de fantasia.

Você já percebeu que, o mundo tem cobrado muita coisa de nós ultimamente, não é? Uma dessas muitas coisas é o desenvolvimento de competências socioemocionais!

Então queremos trazer definições e insights que possam fazer sentido para a comunidade. Logo, vamos pensar: para você é possível se desenvolver para si e para o mundo, através do RPG de mesa? Vamos falar um pouco sobre.

Primeiro, as competências socioemocionais, são habilidades que precisamos ter e desenvolver de diversas formas afim de superar, entender e lidar com as situações do cotidiano. Dentro dos diversos mundos, cenários e configurações de RPG de mesa, criamos, buscamos e executamos essas habilidades através de nossos personagens, mas será que elas também nos mudam?

Lembro-me quando comecei os primeiros rpgzinhos em frente a escola, era tímido, bastante introspectivo, e de poucos amigos. Tinha muita dificuldade de socializar, e minha primeira experiência foi jogando com um ladino caladão, mas muito inteligente. A princípio era nítido que o meu personagem era um espelho da minha zona de conforto, mas ao longo do jogo, o personagem precisou interagir, tomar decisões, se colocar em situações de risco, e sem perceber comecei a tomar posturas similares, out game.

O RPG nos faz buscar conhecimentos dos mais diversos, logo, ele tem o poder de desenvolver através do lúdico. Um alquimista precisa entender as reações, as misturas e todo o rolê, por trás da classe. Um elfo, a depender do mundo tem formas de interação social diferentes com seus semelhantes e com outras raças. Isso não é diferente conosco.

A partir deste texto, veremos como o RPG de mesa, pode nos desenvolver em pilares de transformação socioemocionais, a partir de quatro eixos: conhecer, conviver, fazer e ser. Pilares estes que já tem sido norteadores, em diversas áreas do conhecimento, como educação, empreendedorismo, marketing entre outros.

Para os próximos textos dessa série, queria deixar uma questão: Pense, no que você já melhorou por causa do RPG?

Isto faz sentido para você? Então comenta esse processo de mudança, de desenvolvimento. E compartilha com outros! Logo, daremos continuidade a esta discussão.

E desde já, te convido a participar desse processo, por que a melhor maneira é jogando!