League of Legends RPG Runarcana Sistemas

Runarcana: O RPG de League of Legends

Se você joga League of Legends e é apaixonado pelo universo da Runeterra, irá se divertir muito jogando Runarcana! Runarcana é um RPG de mesa brasileiro feito por fãs e que adapta o universo de League of Legends para o Dungeons & Dragons (D&D) 5ª Edição.

Portanto esteja pronto para criar personagens legendários nessa adaptação incrível do jogo digital.

O livro criado por Gabriel Gastaldo, conhecido como Arddhu, em parceria com Lucas Alves Nitole é um projeto gratuito e está ainda em desenvolvimento. Assim, baixe o livro para ler e jogar no site oficial da Runarcana.

Entrada do site oficial da Runarcana.

O universo de League of Legends

O universo de LOL se chama Runeterra! Um cenário de fantasia medieval, cheio de magias, poderes e runas, com elementos científicos e tecnológicos. Por isso, espere encontrar arcos, espadas e armas de fogo misturadas com magias elementais, seres celestiais e demoníacos, além de tecnologias avançadas.

Um cenário que abre espaço para muita imaginação.

A Runeterra é um mundo muito semelhante ao planeta Terra, porém cheio de mistérios e planos distintos. Assim, encontre reinos inexplorados com criaturas horripilantes que podem tentar aniquilar você ou seres amigáveis que querem ajudar aventureiros.

O mundo de é dividido em diversos países como Noxus, Demacia, Ionia e outros que falarei abaixo. Assim, cada país tem níveis de tecnologia, conexão com a natureza e com as energias dos planetas de forma distintas. Portanto uma criatura que pode ser amigável em um país pode ser maldosa em outro.

As Runas

Há muitos séculos as Runas Globais foram descobertas em Runeterra e com o passar dos anos diversos cientistas vieram a estudar as runas e seus poderes. Além disso, alguns acreditam que essas runas fizeram parte da própria formação da Runeterra.

As guerras rúnicas aconteceram quando as runas começaram a ser usadas como poder de fogo, expandindo conflitos por todo o planeta. Assim, o medo e a agressão se espalharam pelas terras até que Ryze tenta esconder as Runas dos homens.

Os países da Runeterra

Runarcana funciona sobre o universo da Runeterra que possui 11 países no reino material e 2 semiplanos. Portanto o reino material é o que une os demais planos e é onde os humanos e outras criaturas vivem suas experiências mortais. Além disso, há Bandópolis e o Vazio, que podem ser encontrados através de magias (como Transição Planar) ou portais existentes pelo planeta.

Conheça o mapa dinâmico da Runeterra aqui no site oficial de League of Legends.

Águas de Setina

A casa de alguns campeões como Miss Fortune, Fizz, Graves e Nautilus. As Águas de Setina é uma cidade portuária com uma grande mistura de gangues, monstros e muito contrabando. Por isso tecnologia Hextec e senhores do crime prontos para favores são fáceis de encontrar nesse local.

Demacia

A região de Lux, Garen, Sona e Fiora que possui um certo prestígio militar, mas que sua era de luz e crescimento pode já estar no fim, é formada por pessoas que fugiram das guerras rúnicas. Assim sua sociedade é autossuficiente e agrária, valorizando a justiça, a honra e o dever acima de tudo.

Por Demacia!” – Palavras constantemente verbalizadas nos avanços de Lux e Garen.

Esse é um povo que atua sob o regime de uma monarquia feudal e atacar não é algo que faz com constância. Pois priorizam seu auto sustento e a defesa de suas fronteiras.

Freljord

Os Freljordianos são divididos em 3 grandes tribos que disputam o controle da região invernal. Assim Frlejord é onde podemos encontrar os campeões como Ashe, Nunu e Willump, Braum, Volibear e Lissandra.

Uma terra hostil e impiedosa que venera a magia e possui baixo índice de tecnologia. Apesar da beleza gélida as tribos Avarosianos, Garra do Inverno e Praeglacius se mantém em batalha pelo poder. Além disso, Freljord é o único lugar para encontrar Gelo Verdadeiro em Runeterra.

Noxus

Com tecnologia mediana e usando a magia como poder de fogo, campeões como Cassiopeia, Draven, Talon e Darius, focam em expansão brutal. Porém, apesar da brutalidade balística, quem analisa com bons olhares Noxus, é possível perceber uma sociedade inclusiva onde todos podem alcançar uma posição de poder.

O bastião de Noxus – ilustração oficial da Riot e Legue of Legends.

Os Noxianos valorizam a força acima de tudo! Você será capaz de provar seu valor?

Ionia

Yasuo, Xayah, Ahri, Akalli e Master Yi são representantes dessas terras que buscam harmonia e conscientização mágica. Além disso, nessa ilha-continente com povo focado no desenvolvimento espiritual e no equilíbrio, há aqueles que querem se vingar das invasões dos Noxus e apelam por uma reavaliação do papel de Ionia no planeta.

Os monastérios e as milícias provinciais conseguiram manter a região segura até agora, porém com a constante pressão de outras regiões, a harmonia com a magia começa a ser repensada e preparada para defender Ionia.

Ilha das Sombras

Cheia de simbolismos e ícones que revelam o conhecimento antigo, a belíssima ilha sofreu uma devastação mágica e seus habitantes agora sofrem. Não há regime político ou quem mande nessa região, assim campeões como Thresh, Mordekaiser e Maokai se empenham para sobreviver sob a Névoa Negra, que não para de expandir bucando mais almas.

Ixtal

Em uma floresta tropical em meio ao continente, a população ainda não sofre com as influências externas. O nível de tecnologia é baixíssimo e a magia é estudada para ser controlada. Uma região ainda inocente na Runeterra habitada por Malphite, Nidalee e Neeko.

Os habitantes de Ixaocan usasm suas magias elemetais para manter os intrusos longe.

Shurima

Com a queda de seu deus-imperador, Shruima deixou de ser próspera e agora vive em ruínas. Assim, seus habitantes nômades vivem duramente pelos desertos da região sul, muitos recorrendo a vida como mercenários. Amumu, Rammus e Nasus sonham com o retorno do estilo de vida antigo enquanto batalham como campeões pela Runeterra.

Cerimônia de Despedida no Monte Targon – ilustração oficial da Riot e Legue of Legends.

Targon

O pico do monte Targon é o local mais alto da Runeterra. Você encontra uma torre gigantesca de rochas endurecidas pelo Sol, localizada longe de toda civilização. Um ponto importante é que várias pessoas tentam escalar o monte Targon para testar suas forças, encontrar iluminação ou apenas a glória. Porém é essa região que Soraka, Leona, Diana, Zoe e o grande Aurelion Sol protegem com suas forças, impedindo que qualquer um se conecte com a magia do local.

Piltover e Zaun

Essas duas cidades interconectadas dividem a mesma área geográfica e o prazer pelo avanço e a tecnologia. Assim, pode-se encontrar grandes mentes inventoras dentro das estruturas dessa cidade. Além disso, há grandes salões comerciais e uma energia de neutralidade domina a região.

Vazio

Esse semiplano chama mortais para se fundirem com suas escuridões abissais. Criaturas vivem em meio a forças sobrenaturais e estão suscetíveis aos horrores ocultos da região. Assim, quando um humano toca esses poderes desse semiplano, até mesmo os mais fortes podem ter suas mentes estilhaçadas pelas irrealidade agonizante do local.

Kai’Sa, Malzahar, Cho’Gath e Vel’koz lutam para que o Vazio prospere e atraia novos campeões, alimentando uma vastidão sombria de apetite insaciável.

Bandópolis

Uma terra encantada que muitos não sabem onde fica. Apesar de parecer ter surgido com o vazio, suas propriedades são encantadoras, com magia ilimitada e uma infinidade de coisas fantásticas. Assim, alguns visitantes acabam ficando perdidos em Bandópolis e vivendo um sonho irreal.

Seu acesso é somente através de portais que Teemo, Lulu, Tristana e Corki, usam para atravessar entre os planos.

Ainda há outros semiplanos menores para explorar e até existe a possibilidade do mestre criar, mas que não cabe colocar aqui, nesse momento.

No próximo post falo sobre os personagens e as possibilidades de criação dentro do universo Runarcana e D&D 5ª edição.

Gostou de saber um pouco sobre o cenário do jogo League of Legends e o que acontece fora de Summoner’s Rift (Fenda dos Invocadores)? Vamos trazer mais sobre esse plano que merece muita atenção por ser brasileiro e que deve ser incrível viajar por ele.

Sobre o Jogo

Primeiramente saiba que Runarcana foi desenvolvido seguindo todas as regras da licença de OGL (Open Game License). Assim tendo aval da Riot e da Wizards of The Coast.

Jogue com seus amigos à vontade por ser um projeto livre de cobranças. Porém se gostar do livro e for se aventurar pela Runeterra com o pessoal da sua mesa, apoie o projeto para que o Arddhu e equipe consigam expandir cada vez mais.

A Nuckturp apoia o RPG nacional e a profissionalização do mercado de RPG no país!