Servo Canibal: uma classe de Mörk Borg RPG
Eu sempre tento criar algo novo para entender mais de um RPG. Por isso, desta vez eu me joguei na experiência de criar uma classe para o RPG Mörk Borg, o premiado jogo que está chegando pela Editora Huginn & Muninn.
Mörk Borg, se você não conhece é um RPG apocalíptico que fala dos fins dos tempos é extremamente caótico, letal e desesperador. A morte nos encontra em cada esquina e decisão. Por isso, o contador do apocalipse roda e a gente respira fundo para tentar driblar o fim dos tempos. Alguns conseguem e outros… não.
Porém, além das 6 classes que vêm no livro e as classes disponíveis no site oficial do Mörk Borg, eu quis me desafiar e criar uma classe para esse jogo. Sorte, que tive a oportunidade de mandar para a equipe do Mörk Borg Brasil e ter a classe validada. Ufaaa… não é oficial, mas pelo menos está dentro das regras do jogo.
É sempre muito desafiador criar algo dentro das “regras” dos outros. Eu, particularmente, sofro com as regras ao criar nossos Nuckbrews de Nindäle, porém em Mörk Borg o entusiasmo superou de longe a dificuldade.
Qual a intenção do Servo Canibal?
Minha intenção com o Servo Cabinal, essa classe não oficial que criei de Mörk Borg, era criar algo que desse para sentir o desprezo e desespero do ser humano. Como bom taurino, a fome para mim é desesperadora. Por isso, já pensei na fome e no que poderíamos sentir.
E também comecei a pensar no que poderia ser pior do que sofrer o apocalipse? É sofrer um apocalipse pessoal dentro do próprio apocalipse. Assim, aquele micro mundo, onde um mestre controla suas ações e seus suprimentos, poderia deixar ainda pior a vida de seu servo.
Por isso, juntei a falta de comida, levando ao desespero de comer carne humana, com a falta de independência, onde você deveria ser controlado por outra pessoa.
Tenso, não é mesmo?
Saindo da servidão
Porém, eu quis pensar em algo novo. Algo que não dependesse da servidão e desse 100% de liberdade ao jogador. Assim, por que não pensar nele recém livre? Recém reinserido na sociedade. A loucura é controlável, mas a fome se tornou insaciável.
Dessa forma, essa classe de Mörk Borg se torna única, sombria e divertida, não é mesmo?
Consumido pela fome
Uma das coisas mais legais dessa classe é a sua habilidade especial: Fome insaciável. Com essa habilidade o personagem consegue comer uma carne humana, provavelmente de seu inimigo no pós-batalha e recupera 1d4 de Pontos de Vida. Porém, não é só nisso que a classe fica legal. É o que acontece ao consumir carne humana.
Ao fazer isso, o personagem tem que fazer uma rolagem na tabela Fome Insaciável (d6) e descobrir o que aconteceu com ele. Podendo ser 3 coisas positivas ou 3 coisas negativas, bem equilibrado. Famoso: pode dar ruim, muito ruim ou até bom.
Tabela Fome Insaciável
- Força canibal: Sua força aumenta temporariamente. Ganhe +2 em todos os testes de Força pelos próximos 1d4 turnos.
- Frenesi sanguinário: Seu próximo ataque causa 1d4 de dano adicional.
- Vigor inumano: Você ignora os efeitos de fadiga e exaustão por 1 hora.
- Náusea incontrolável: Você fica enjoado. Todos os seus testes têm desvantagem no próximo turno.
- Alucinações perturbadoras: Você tem visões horríveis. Faça um teste de Presença (CD14) ou fique apavorado por 1d4 turnos.
- Torpor digestivo: Sua digestão consome sua energia. Perca 1d4 pontos de vida e mova-se com metade da velocidade no próximo turno.
E aí? Curtiu a tabela?
A única parte que não gostei…
Tem um ponto só que parece simples, mas é conceitualmente significativo. Por desígnio de construção de classe, eu tive que deixar o Servo Canibal com um pouco de ouro. Famosa fórmula 1dx x10p. Porém, eu acho que ele, por ter armas próprias (tem uma pequena tabela d4) e por ter sido um servo por muito tempo, ele não saberia cuidar de dinheiro ou ter dinheiro. Dessa forma, tive que colocar umas pratas para que o jogador em si, tenha uma certa flexibilidade em jogo e tente comprar uma coisa ou outra.
Conceitualmente, eu acho que ele deveria ter Zero dinheiros. Dessa forma, você que escolherá se ele terá ou não, ok?
Sobre o Mörk Borg
O RPG de mesa Sueco Mörk Borg está chegando no Brasil pela Editora Huginn & Muninn, com a tradução incrível de Diogo Arakis e com design e diagramação de Vitor Guimo. Mörk Borg não é apenas um jogo com 8 Ennies (o Oscar do RPG), mas é uma obra de literatura e arte em formato de livro. Textos, criações e imagens que são inexplicáveis – e que sendo sincero, no digital você não tem nem um pouco da ideia do que é o livro.
Desejado por muitos e agora pode ser seu!
Apoie e garanta o seu livro: meeplestarter.com.br/morkborg
Ao bater a Meta Base, você já recebe o PDF. Agora é você também confiar no trabalho dessa equipe qualificada e investir num dos jogos mais caóticos, insanos e desesperadores do mundo.
Conheça mais em morkborg.com e em meeplestarter.com.br/morkborg