Seu Cenário, Sua Aventura
Como mestre de RPG você pode desenvolver os três pilares básicos: liderança, narração e criação. Nesse módulo da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp o nosso objetivo é te ensinar como pegar um mundo pronto e transformá-lo num cenário e em seguida na sua aventura de RPG.
Você está pronto?
Nesse módulo o Mestre Vitão te ensina a criar elementos de uma aventura, desenvolver o cenário em que ela acontecerá e prepará-lo para mestrar uma campanha para seus amigos. Iremos da construção do cenário (não do mundo) até a preparação da aventura e suas sessões.
Porém, se você quer aprender e criar o seu mundo, você pode conhecer o nosso curso de Worldbuilding. O único projeto passo-a-passo para você criar o seu mundo para escrever seu livro, roteiro ou colocar jogadores para se aventurar. Foi a partir desse metodologia que nasceu Nindäle e o recém-lançado livro O Último Arcanista: Fugindo da Escuridão.
Seu Cenário, Sua Aventura de RPG
Aula 01 | Escolha o seu Mundo
Vamos começar a aventura desse módulo sob o pilar da criação. Lembrando, novamente, que esse não é um módulo de worldbuilding e sim um módulo onde vamos pegar um mundo pronto, criar o cenário, o contexto e a aventura para colocar seus personagens lá dentro.
Antes de voar para a aula dois, lembre de fazer o download do material de apoio: https://www.nuckturp.com.br/scsa_materialapoio , um excelente guia para estar ao seu lado durante os próximos vídeos e, caso você imprima, tenha tudo em mãos para já ir fazendo suas anotações.
Aula 02 | Cultura, Economia e Política
Comecemos com a pergunta: como criar um cenário em um mundo já existente, de uma forma que ele seja envolvente? Nessa aula você pode escolher o que quer criar. O mestre Vitão escolheu um vilarejo, mas pode ser uma caverna, um castelo, um prédio, uma taverna ou até mesmo o suburbio de uma cidade. Você escolhe.
Para isso vamos analisar, dentro do seu cenário de RPG, alguns elementos como Geografia, Cultura, Economia, Política e os Desafios. Uma série de conceitos e perguntas para te ajudar!
GEOGRAFIA
A Geografia nos ajuda a entender os elementos do cenário que podem impactar em todas as outras diretrizes do local. Pense na topografia e relevo, fontes de água e vida, o clima, as fontes de alimentos (animais, plantas, restaurantes e etc), como é a biodiversidade.
CULTURA
- Quem mora no lugar que você está criando?
- Como eles se relacionam?
- Quais são os eventos importantes da região?
- Quais são os valores e princípios comuns?
- No que esse povo acredita?
ECONOMIA
A economia é baseada em 3 variáveis:
- O que eles produzem e usam.
- O que eles produzem e não usam.
- O que eles precisam e não tem disponível.
Dividimos a economia em 5 áreas básicas para te ajudar a construir seu cenário: água, comida, abrigo, vestimenta e armas.
POLÍTICA
Como o povo se organiza? Qual é o tipo de governo e quem lidera o povo? Como o povoado se divide e quem está a frente do que em cada região? Como se define quem dá as ordens no local?
A política define a estrutura de poder e pode gerar pontos de decisão, conflito e suporte interessantes para seus jogadores.
DESAFIOS
Crie desafios que deixam os habitantes do local que criou inquietos e sempre em movimento. A gente evolui com os desafios da vida, portanto é importante a gente equilibrá-los para que seja possível viver, mas que vivam fora da zona de conforto.
Um vulcão em erupção? Monstros que vagueiam pela noite? Água que seca em determinados meses do ano?
AULA 03 | Dê Vida ao seu Mundo (NPCs)
Agora para preencher o cenário do seu RPG, para dar vida para a sua aventura, precisamos colocar personagens humanos ou não, para interagir com os jogadores, não é mesmo? Aqui você pode brincar de Deus e criar todos os NPCs de um vilarejo, porém o que pode ser mais interesse é criar apenas os NPCs que tenham alguma coisa para acrescentar aos jogadores.
Os NPCs precisam ter uma função dentro do jogo, senão você irá criar aquilo que é totalmente desnecessário. Além disso, você não precisa criar uma cidade inteira. Crie aqueles que são mais importante e que chamam a atenção.
Quem você cria? Personagens que possuem cargos relevantes ou que possuem informações que ajudarão (ou atrapalharão) os jogadores. Agora, um NPC sozinho não é interessante. Para ele ser interessante você precisa criar relações com outros personagens, personagens dos jogadores e até outros locais. Assim, criando uma história um pouco mais profunda sobre esse personagem em si e transformando uma mera curiosidade em interesse dos jogadores.
Módulo: Como narrar NPCs (em upload – narração 101)
AULA 04 | Histórias de Fundo do Cenário
Do mesmo jeito que personagens precisam de uma história de fundo para dar razão às suas motivações. Um cenário, um local e a própria aventura são consequências de decisões que uma ou mais pessoas tiveram no passado ou até o próprio cenário se alterou durante eventos e cataclisma.
A história de fundo (ou backstory) conta a razão de porque as coisas são como são, trazendo o passado como causa do momento atual. O passado constrói o presente, e o presente constrói o futuro. Por isso, uma dica que damos é que os personagens dos jogadores, em sua aventura de RPG, tenham impacto no vilarejo, no ambiente ou com qualquer local que eles interajam. Talvez, conversar com o taverneiro não tenha um impacto tão grande, porém interagir com o armeiro e descobrir que ele é um traficante de armas e “outras” drogas, pode ter uma grande influencia na aventura.
Agora bora ver os questionamentos interessantes para a construção do seu cenário de RPG.
História do Local
Preencha a história com alguns questionamentos:
- Desde quando esse local é importante ou especial?
- Como e quando esse local surgiu?
- Quais desafios ele enfrentou para chegar até aqui onde ele está?
Esses elementos da história podem aparecer em ruínas, livros, vídeos e etc.
O que aconteceu recentemente?
Qual é a menor história que faz com que os personagens dos jogadores tenham escolhido o local e que façam eles se motivarem a ajudar. Talvez eles já sejam moradores da cidade, estejam sendo recrutados por uma agência ou talvez os jogadores querem algo desse lugar.
O começo!
Os personagens dos jogadores são os protagonistas do jogo, não o cenário. Por isso é importante que a história de fundo dos personagens se encaixe com a história do local. Isso vai permitir que você crie ganchos e eventos importantes que trazem o protagonismo para os jogadores.
A história principal…
Existem duas formas de criar a história principal. Pode ser um vilão ou um problema.
O Vilão
Entender quem é o vilão traz alguém para os jogadores perseguirem ou fugirem. Ele é um personagem a ser trabalhado, pois sua motivação pode impactar na vida dos outros personagens. Uma boa nuckdica aqui é conectar o vilão aos jogadores, pegando o gancho que eles elaboraram para seus personagens e usando para criar o vilão.
Lembre que um vilão cria eventos e problemas para os jogadores e para o local em que está atuando.
O Problema
É uma questão que surge e impactou a vida de todos. Assim, como todos os problemas há sempre oportunidades, por isso o problema pode gerar um vilão que quer se aproveitar do cenário para conquistar alguma motivação pessoal. Por isso, nem sempre o jogo precisa de um vilão, pode ter um problema e depois alguns elementos vão se esclarecendo.
Exercício: Lembre do último filme ou série que assistiu. O que surgiu primeiro? O vilão ou o problema?
EXERCÍCIO 1: Compartilhe nos comentários do post um cenário que você se lembra de ter uma história elaborada.
EXERCÍCIO 2: Você conhece a história da sua cidade? Vai no seu buscador preferido e conheça a história da sua cidade. Perceba que há pessoas e eventos importantes para fizeram sua cidade ser quem ela é.
AULA 05 | Como preparar as sessões de RPG
Você consegue preparar melhores sessões de RPG ao preparar os elementos chaves. Com esses elementos chaves você terá uma versatilidade para criar entidades durante o jogo e terá flexibilidade em sua narrativa.
Lembre de baixar o material de apoio: https://www.nuckturp.com.br/scsa_materialapoio
Quem são os personagens?
Escreva quais são os personagens dos jogadores e os ganchos que você pode utilizar durante a sessão. Lembre que utilizar os ganchos dos personagens dos jogadores pode expandir o nível de engajamento e imersão dos mesmos. Deixe ao seu lado para você usar.
Uma coisa interessante é: você não é obrigado a usar nada, você PODE usar. É diferente. Se usar é mais sucesso.
Começo impactante
Não precisa ser luta, caos ou discórdia. Um começo impactante é algo que irá motivar os jogadores a se moverem em direção a um objetivo ou irão fugir de algo. É importante para deixar os jogadores ativos e alertas ao que irá acontecer.
O que os jogadores farão?
Você provavelmente não irá utilizar, mas é importante ter ideias dos caminhos que eles podem seguir. Dessa forma, isso ajudará você na sua preparação de mapas, tokens, inimigos e possibilidades de narrativa.
Quando você entra na mente dos seus jogadores, você entende como eles pensam e como eles, talvez, gostariam de agir.
Gancho
O gancho é como o mestre captura seus jogadores. Assim como vamos pescar, colocamos uma isca e atraímos o peixe. O gancho na aventura funciona da mesma forma. Criamos uma isca, se eles morderem podemos puxar e criar uma nova linha de história. Porém, eles também podem ignorar ou até não perceber.
NPCs Importantes
Quem são os personagens que os jogadores podem interagir durante a aventura e que podem fornecer informações, interações intrigantes ou até a solução de algum conflito.
Segredos e informações importantes
Crie segredos e informações que são importantes e que irão ajudar seus jogadores. Porém, não pense onde ou com quem estão. Deixe as informações disponíveis e você aloca onde for mais importante e por onde os jogadores passarem. Não seja um mestre que força os jogadores a se dirigirem a apenas um local para pegar uma informação. Se eles estiverem “viajando” faça com que a informação vá até eles.
Locais Fantásticos
Quais são os locais que você já pode deixar pronto e que são de interesse dos jogadores e de seus personagens? Onde eles irão procurar pistas, elementos, itens e informações para avançarem na campanha.
Encontros
Prepare os encontros da sessão. Você pode não saber onde eles irão lutar ou como irão fazer o combate. Preparar combate, por exemplo, é muito desafiador. Por isso, crie antes.
Recompensas
O que os jogadores irão ganhar ao participarem dessa aventura? Lembre que você não irá colocar em um local fixo, você entrega conforme os jogadores andam e o que faz mais sentido para você.
Lembre de baixar o PDF anexo a essa aula: https://www.nuckturp.com.br/scsa_materialapoio .
Aula 06 | Agora, crie a sua aventura de RPG
Mestre de RPG, agora chegou o seu momento de começar a narrar a sua criação para seus amigos e quem sabe até colegas apoiadores do nosso projeto de financiamento coletivo, onde temos um Discord para conversar e jogar.
Te esperamos lá dentro!
Agora você tem as informações para criar a sua aventura. Esse foi o módulo Seu Cenário, Sua Aventura da saudosa Academia de Mestres de RPG. Hoje o projeto mudou e é sustentado por apoiadores que, como você, acreditam no conteúdo, nos eventos e experiências que criamos (e iremos criar).
Por isso, venha conhecer o nosso financiamento coletivo e venha jogar com a gente. Ahn. E lembre-se de conferir as outras aulas, pois conhecimento nunca é demais, não é mesmo?
Assista outras aulas da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp.
- Crie um Vilão que Seus Jogadores Amarão Derrotar (em upload)
- Sua primeira One-Shot
Baixe o Gerador de Aventuras e brinque com sua criatividade. É gratuito.