Seus pápeis em Cyberpunk 2020
O RPG de Cyberpunk está ganhando espaço rapidamente enquanto nos aproximamos cada vez mais do lançamento do jogo Cyberpunk 2077 (e seus atrasos)!
Em breve, uma nova mesa começará em nosso servidor com essa temática futurística e caótica, e ao mesmo tempo precisamos entender quais são as possibilidade que temos dentro desse sistema que foi criado em 1988, fortemente inspirado em Blade Runner de 1982.
Acesse mais detalhes sobre Cyberpunk nesse post aqui.
Conceituando o Cenário
Num mundo caótico, também chamado de futuro negro, não existe o certo e o errado. O único princípio de decisão é – o que é necessário para sobreviver?
Você pode ser o que quiser, tentando sobreviver ao ataque das corporações, às revoluções, ao ambiente inóspito e aos incontáveis inimigos ao seu redor.
Se conseguir fazer algo de bom no meio do caminho, ótimo! Porém, é sobre sobreviver a mais um dia.
Você interpretará um Cyberpunk! Um rebelde com uma causa que irá fundo para conseguir que ela resista.
3 pensamentos Cyberpunkianos
Não importa o que você faz, mas fazer com estilo.
Se você fizer algo errado, lembre que não é sobre fazer certo ou fazer bem-feito é sobre fingir ter planejado bem e que aquele era o resultado que você queria.
Um pensamento de 1988 sobre os pensamentos do segundo milênio. Hummm…
Então é mais importante sair por cima, do que ficar preocupado se o que fez deu certo ou não.
Atitude, atitude e atitude!
Procure parecer perigoso e forte. Lembre-se que nesse cenário (em 2020) todo mundo anda com armas letais e podem ser potenciais agressores.
Se você bobear e parecer fraco, será roubado, escravizado ou sabe-se lá mais o que. Mente forte transmitirá segurança e garantirá sua sobrevivência nessa selva urbana repleta de luz neon.
Nunca entre em um local sem verificar, não fique no meio da festa sendo um alvo fácil, não olhe nos olhos de ninguém, se não conseguir entregar um olhar matador.
Viva no limite.
Viver no limite significa arriscar seu dinheiro, sua reputação e até a sua vida por algo que acredita.
Como Cyberpunk você quer estar onde a ação está! Quer ser o ponto de início, a faísca de precede a explosão.
Você não dirige um carro – acelera e o conduz em alta velocidade.
Não testa uma arma nova – já testa em seu mais novo inimigo.
Entra num bar e não bebe um golinho – toma a garrafa para si, bebe tudo e quebra na cabeça de um brigão qualquer.
Parece pesado esse ambiente, não é mesmo? Agressivo e cheio de pose durona, mas é repleto de belezas nas experiências, no visual e na trama envolvente.
O que importa no final é QUEBRAR AS REGRAS.
Os possíveis papéis
Cyberpunk 2020 deixa a gente interpretar 9 papéis diferente. São eles:
Solo
A elite de guerra do mundo cyberpunk. São soldados, mercenários e agentes que são desenvolvidos para atuarem como armas nesse mundo.
Passaram muitos anos desenvolvendo a si mesmos dentro das agências militares corporativas ou nos próprios campos de desenvolvimento do governo.
Além de suas habilidades treinadas, eles ficam cada vez mais potentes com os aperfeiçoamentos que fazem em seus membros. Os tornando mais rápidos, fortes e até mesmo com armas secretas embutidas em seus corpos.
Tudo isso vem com um preço, lógico. Vício com as drogas de expansão de desempenho, seu corpo já não possui quase mais carne e você tem que tomar cuidado com as alucinações e ataques do próprio sistema implantado em você.
Rocker
Literalmente o roqueiro do cenário. Roqueiro no sentido de idealista. São os poetas e cantores que lutam por ideais, socialmente conscientes, eles conseguem se expressar como e onde querem graças ao avanço da tecnologia digital.
Algumas vezes sua mensagem será algo que as corporações e o governo querem escutar, outras são mensagens que irá incomodar pessoas poderosas. Não importa!
O que importa para um Rocker é que a mensagem seja entregue!
Como Rocker você gosta de manifestações e usá-las a seu favor, desafia as autoridades e tem o poder de incentivar a população. Você os inspira, os motiva e os ajuda a viver em meio ao caos da cidade.
Netrunner
Com sua mente integralmente ligada com a internet, a rede que une a humanidade (descrição do livro de 1988), você é capaz de hackear qualquer informação.
Entra em banco para roubar dinheiro, acessa informação de pessoas e se conecta com sistemas de segurança.
Você não vive pelo roubo e sim pela adrenalina de descobrir o que o aguarda atrás do próximo firewall, qual é a nova tecnologia a ser lançada, qual o próximo furo que poderá descobrir.
Vive para se desenvolver e vencer o próximo desafio, com medo da próxima tecnologia que poderá superar a velocidade da sua mente. Quem sabe se a Inteligência Artificial pode te ultrapassar?
Lembre-se que como Netrunner você prefere ficar mais tempo conectado na internet e na realidade virtual, do que no mundo físico. Na minha versão de Cyberpunk, que será jogada no nosso servidor do Discord, o Netrunner muitas vezes vendeu seus olhos para conectar-se mais facilmente ao mundo digital.
Techies
Esse papel (ou classe para os fãs de D&D) possui alguns desdobramentos. Sua vida como um técnico é baseado em arrumar, modificar e construir. Seja pessoa, veículo, computador ou prédio.
Você sempre anda com um conjunto de ferramentas, para ajustar o que precisa, quando quiser.
Como um grande problema para corporações tecnológicas, reparadores e a galera do mercado negro, sua vida está sempre em perigo, pois suas invenções podem atrapalhar a vida de muitos.
O dinheiro bom vem dos trabalhos secretos para corporações e governo, porém fique esperto aos limites que ultrapassa, pois pode colocar mais miras em sua cabeça.
Variante Medtechie
Em um cenário onde metade de um humano é praticamente tecnologia e peças robóticas, os Médicos Técnicos ajudam no papel de ajuste, conserto e aprimoramento dos seus clientes.
E irritam mais ainda seus concorrentes, corporações e governos por ajudar quem pode te pagar. Pois tudo tem um custo.
Medias
Os mídias! Você tem uma câmera e um passe de imprensa, e não tem medo de usá-lo.
Você é famoso e acobertado por algumas corporações, sumir com você não é uma opção para o governo e os concorrentes, pois milhões de pessoas irão perceber o seu sumiço.
Com seu lado detetive, consegue descobrir o lado sujo das empresas, das pessoas e do governo, e coloca isso para o público. Sem medo.
O que é mais perigoso? Arriscar sua vida pela notícia ou deixar o mundo ignorante em relação aos atos do governo e das corporações?
Nomad
Comandando as estradas e os arredores das cidades, os nômades se uniram para viver em grupo e garantir sua sobrevivência vivendo nos lugares onde há recursos.
Para isso estão dispostos a matar policias, sequestrar pessoas e atacar fazendas pelo simples fato de pegar aquilo que precisam.
Todos no grupo dos nômades são relacionados entre si no RPG de Cyberpunk. São irmãos, esposos e filhos. É uma grande comunidade móvel.
No grupo os mais vistos são os batedores que em suas motos e carros, são responsáveis por garantir a segurança de todos, com suas vidas.
Fixer
Você percebeu que não conseguiria ser um corporativo ou um solo, mas sabe que é bom em resolver coisas para os outros.
Trabalha como um mafioso, vendendo e comprando aquilo que quer e que dá mais lucro. Escondendo seus clientes e ajudando a levar coisas e pessoas de lá para cá.
Sua rede de contatos é grande e a usa para se aproveitar das guerras das corporações, tentando obter o maior lucro entre elas.
Você poderia ser chamado de rei do crime antigamente, mas em um mundo como esse, você é considerado um Fixer, um Facilitador.
Corporate
Dizem que você vendeu a sua alma para as corporações, que entregou tudo e que agora vive por elas, mas, entre nós, não são as corporações que controlam o mundo de Cyberpunk?
Subindo a escada corporativa, legalmente ou não, você está sempre em perigo. O mundo corporativo é tão perigoso quanto as ruas da cidade. Pessoas abaixo de você podem querer te matar para pegar o seu lugar. Pessoas acima podem querer sumir com você, para garantir que você não os mate.
Você contrata Netrunners para proteger suas informações e roubar de concorrentes.
Chama por Solos para liquidar quem está no seu caminho ou para te proteger.
Contrata Techies para fazer uma engenharia reversa na tecnologia da empresa concorrente.
Você entrou na corporação para fazê-la melhor, porém agora está em dúvida. Será que realmente esse é um bom lugar? Será que devo ajudar ou destruir? Perguntas pairam sobre sua mente.
Cop
A cidade nunca esteve tão podre e perigosa. Ser um policial é um ato de coragem. Você sabe que as armas que estão disponíveis no mercado são destruidoras e letais.
Você patrulha a cidade com seu veículo e talvez um robô de apoio, mas é isso. Torce para que seu colete de kevlar segure as balas que estão sempre voando em sua direção.
Você pode ser um protetor assalariado da cidade ou um policial contratado por uma corporação. A diferença está no salário, no propósito e no estilo de vida.
Agora se você for um azarado, você pode ser um policial que faz parte do PsychoSquad. Um esquadrão responsável por abater e reconfigurar drones e robôs altamente poderosos e armados até os dentes. Um erro é fatal.
Seu turno…
Agora é a sua vez de dizer qual papel você quer interpretar na sua próxima mesa de RPG de Cyberpunk 2020. Qual te atraiu mais? Que te deixou mais curioso?
Coloca nos comentários e vamos discutir.