Sistema Cypher System de Numenera RPG
Fala pessoal! Hoje viemos contar para você o que o sistema Cypher System tem a oferecer! Já que essa serie de posts é sobre Numenera, vamos abordar o sistema nesse contexto, OK?
Antes de tudo, caso ainda não conheça o cenário de Numenera vale dar uma checada nesse post. Nele damos um panorama sobre o Nono Mundo que vai deixar você com vontade aprender sobre o sistema!
Surgimento do sistema Cypher System
O sistema Cypher System nasceu com o Numenera. Por isso foi construído com mecânicas simples e com foco narrativo para combinar com a proposta do cenário.
Com seu sucesso, Monte Cook que é o criador do sistema, eventualmente lançou um livro separado como sendo um sistema genérico.
Assim, o sistema tem recursos pra ser a temática que desejar. Pode ser futurista como Numenera, contemporâneo como The Strange ou até mesmo de Super Heróis.
Funcionamento básico do sistema
No Cypher System usamos principalmente o d20 (Dado com 20 faces). No entanto é um pouco diferente dos sistemas tradicionais como D&D e Pathfinder.
Se não sabe do que estou dizendo de sistemas ou nunca jogou RPG, recomendo ler sobre Como começar a jogar RPG de Mesa.
Como ia dizendo, nesse sistema os resultados da maioria das ações são determinados pelo d20.
Primeiramente o Mestre decide qual será dificuldade de uma determinada tarefa que o jogador pretende fazer. Essa dificuldade pode ser classificada em uma escala de 1 a 10.
Essa escala vai de acordo com a sensatez do mestre. Sendo que 1 corresponde a uma tarefa rotineira e 10 à tarefas praticamente impossíveis de serem realizadas.
Cada dificuldade tem um número alvo associado. Esse número alvo é igual a três vezes a dificuldade da tarefa.
Como superar os desafios no sistema Cypher System
Digamos que um personagem tente saltar uma fenda no chão e para isso o mestre decide que a dificuldade dessa tarefa é 4. Portanto o número alvo é 12 (3 vezes 4 é igual a 12).
Nesse exemplo, para que o salto seja um sucesso é necessário tirar 12 ou mais no d20.
Além disso, se o personagem que saltou a fenda fosse treinado na perícia saltar, a dificuldade dessa tarefa seria diminuída em um passo.
Lembra da escala de dificuldade de 1 a 10? Então! A dificuldade que antes era 4 (número alvo 12) agora se tornou 3 (número alvo 9) por ser treinado em saltar.
Do mesmo modo que usou as perícias, você pode usar outros recursos para diminuir a dificuldade das tarefas. Esses recursos podem ser bons equipamentos, outro personagem te ajudando e até mesmo Esforço.
Sistema de Combate
O sistema de combate também é muito similar ao que vimos anteriormente. A dificuldade de acertar um ataque em um oponente irá depender de quão forte ele é.
Assim como as tarefas, as criaturas tem níveis de 1 a 10. Na maioria das vezes a dificuldade para acerta-las é seu nível.
Vamos aos exemplos: Acertar um Escutimorfo (nível 3) é uma tarefa de dificuldade 3, ou seja, o número alvo a ser batido no d20 é 9.
Ainda mais uma peculiaridade desse sistema é que o Mestre não faz rolagens para as criaturas. Os próprios jogadores que fazem a rolagem de defesa para seus personagens, sendo do mesmo jeito que fazem um ataque.
Acertos e Erros Críticos
No sistema Cypher System existe alguns resultados no d20 que podem melhorar ou piorar a situação do personagem.
Portanto tirar 19 em um d20 e o resultado for um sucesso, você terá um efeito menor. Em combate você pode escolher entre infligir dano adicional ou escolher um efeito que te dará uma pequena vantagem.
Porém quando tirar um 20 natural e for um sucesso, você terá um efeito maior. Um efeito maior é similar ao efeito menor, mas será bem mais notável, concedendo uma vantagem considerável em combate.
Em combate outros resultados como 17 e 18 no d20 não dão nenhum efeito, mas concedem um pequeno bônus de dano.
Por outro lado quando tirar 1 no dado para qualquer tarefa, significa que o mestre pode introduzir uma nova complicação para o encontro, seja de combate, de exploração ou social.
Como funciona os Pontos de Experiência no Cypher System?
A experiência no Cypher System funciona de uma maneira bem única.
Os Pontos de Experiência (XP) são entregues aos personagens no momento em que o mestre utiliza a Intromissão do Mestre, que é quando ele se intromete na história de uma maneira inesperada introduzindo novos desafios.
O mestre recompensa o jogador com 2 XP quando utilizar uma intromissão. Este deve imediatamente presentear 1 XP a outro jogador e justificar o porque. Pode ser qualquer explicação, até mesmo off game se preferir.
Se o jogador preferir pode recusar a Intromissão do Mestre, porém precisa gastar 1 XP que já possua. Se o jogador não tiver nenhum XP, não poderá recusar a intromissão.
Além disso, o Mestre pode dar XP entre as partidas para os jogadores. Esse XP normalmente é dado quando os personagens fazem novas descobertas ou encontram artefatos misteriosos.
Utilizando XP no jogo
Os Pontos de Experiência são usados principalmente para a progressão de personagens. Eles também possuem algumas outras funcionalidades dentro do jogo.
Dentre essas funcionalidades estão refazer um teste ou introduzir benefícios de pequeno, médio e longo prazo, dependendo da quantidade de XP gasta.
Numenera: os itens do passado
No cenário do Nono Mundo as relíquias deixadas para trás pelas oito civilizações anterior são chamadas de Numenera.
A Numenera pode ser dividida em artefatos, cifras, e esquisitices.
Os artefatos são dispositivos mais raros que podem ser usados mais de uma vez. Pode ser um bastão que dispara raios de energia ou um cinto que emite um campo de força protetor.
As cifras são pequenos dispositivos que têm um único uso. Elas estão por todo o Nono Mundo sendo encontradas facilmente. Porém são perigosas se colocadas juntas, podendo criar efeitos prejudiciais à vida.
As esquisitices são objetos que não possuem nenhum propósito óbvio. São muito estranhas e curiosas. Pode ser um cubo que emite hologramas aleatórios ou um cristal que cantarola.
Finalmente
Listamos pra você um visão geral do sistema, mas acredito que com isso já foi possível ter uma ideia se gostou ou não, certo?
O sistema têm várias outras regras e mecânicas, mas a forma mais legal de aprender tudo é jogando não é mesmo?
Que tal testar o Cypher System?
Conta pra gente se quer aprender mais!