Storycrafting – criando histórias originais
Caro RPGísta, você que ainda não conhece o Storycrafting já deve ter começado a escrever uma história, em algum momento da sua vida e, por diversos motivos não terminou, não é? Dessa forma, imagino que isso tenha te desanimado, já que você também deve ter consumido muitas histórias que você admirava. Afinal, e se eu te contar que existe uma forma simples de começar a resolver esse problema?
Forma simples, parece propaganda enganosa você pensou, certo? De jeito nenhum. Definitivamente não estou oferecendo nenhuma solução mágica e onipotente. De fato não sou o deus da escrita, o professor do Stephen King. Em verdade, é isso o que faz do que vou falar tão interessante. Por fim, você já deve saber que existem diversas técnicas de escrita, não é? Por isso vou apresentar a vocês o Storycrafting.
Storycrafting, o que é?
Primeiro é importante dizer que estudamos muito para aprimorar e desenvolver essa técnica. Isso porque ela não foi originalmente descoberta por nós, mas trazida de uma tradução e releitura. Segundo é preciso dizer que o próprio nome define que é uma forma de criar histórias. Por isso, o que digo aqui é sobre a simplicidade da técnica e, portanto, de sua fácil absorção.
Existe um processo muito simples no Storycrafting, onde é possível identificar qualquer história já escrita – brincaremos com isso em textos posteriores. Portanto, se todas as histórias já criadas tem um formato que cabe dentro do Storycrafting, é inegável que ele possa abrigar e construir qualquer conto, novela ou romance. Provavelmente sua história já esteja estruturada aqui.
A teoria do Círculo
Inovaremos com o Storycrafting ao proporcionar uma estrutura tão simples e básica que irá abrigar facilmente sua história. A organização textual é uma técnica profissional com o objetivo de romper bloqueio criativo. Afinal, as histórias não são construídas enquanto você vai escrevendo ad infinitum, na verdade ela já deve estar “mais ou menos” estruturada, pronta para o preenchimento de lacunas.
Proponho revelar os principais pontos do círculo hoje, dizendo-lhes sobre como fazer para identificar qualquer história, até que eu volte para continuar contando sobre como utilizá-la. Ainda digo que todas as histórias já escritas passaram pelo processo do círculo de começar uma história com os seguintes pontos:
- Eventos pregressos ou Começo – Onde é apresentado o mundo antes da situação-problema
- Situação-problema ou Desafio – Aqui é introduzido o elemento que mudará o universo da história, é onde os personagens participantes irão se deparar com a necessidade de movimento.
- Abordando o Desafio – Mostra-se consequências e problemáticas causadas pelo Desafio, serve para agravar a história e construir tensões.
- Revelação – Descobre-se o que fazer para impedir o Desafio de se agravar.
- Descobrindo a revelação – É a construção do momento onde os personagens conseguem colocar em prática o que é preciso para impedir a situação-problema.
- Recomeço – Apontam-se as consequências que o mundo sofreu no Desafio e o que ocorre aos protagonistas da história ao final dela. Pode ser um gancho para outra história.
De fato, apresentados estamos, e agora?
Deixarei para que pensem sobre isso praticando identificar as histórias que já conhecem dentro dessa teoria para confirmá-la. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, por favor, deixe nos comentários, vamos amar discutir essa técnica. No entanto, caso exista interesse em saber ainda mais sobre a teoria, vou deixar alguns links para você visitar.
Primeiramente o link do instagram e do youtube, para você conhecer ainda mais nossos trabalhos e as histórias que contamos. Posteriormente, deixo o link do ebook de Storycrafting para que você adquira seu exemplar nesse valor bem acessível, valendo ainda dizer que parte dos valores do ebook são doados para ONGs.
É isso, caro amigo/a leitor/a, espero reencontrar vocês em um próximo texto, desta vez, construindo e analisando histórias que é o que amamos fazer. Estou à disposição pelo Instagram para que vocês possam fazer perguntas e mostrar seu material, avaliaremos gratuitamente e daremos nosso feedback. Afinal, o mundo do RPG precisa crescer cada vez mais e quero ler as suas mais incríveis histórias!