Sua Primeira One-Shot
Uma das formas mais incríveis de se praticar os aprendizados da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp, de testar novos sistemas, conhecer jogadores e até mesmo desafiar-se em novas habilidades é usando one-shots. Na saudosa Academia de Mestres de quinze em quinze dias um membro se voluntariava para fazer uma one-shot para os amigos. Dessa forma treinava sua habilidade de narrar, liderar e criar uma mini-aventura de três a quatro horas em troca de um feedback honesto, com foco na evolução. Todos aprendiam! O mestre que narrou e aqueles que participavam como jogadores, apoiando de forma incrível “o mestre da vez”.
É por isso, que executamos também o RPG DAY ou o RPG WEEKEND. Eventos de RPG onde os mestres narram one-shots para jogadores desconhecidos. Alguns divulgam seus trabalhos (cenários, sistemas ou apenas ideia criativa), outros fazem amigos e outros fazer festa!
Gostamos tanto de One-Shot pelos fatores acima, que fizemos vários no nosso canal do youtube. Xas Irkalla, Cultos Inomináveis, Ephiro e Nindäle Nível 20. As duas primeiras com membros da Academia de Mestres, Ephiro com seu criador e Nindäle um teste de todos os personagens no nível 20 em D&D 5e. Percebe o potencial de exploração?
Sua chance de criar sua one-shot
Agora vamos começar a estimular sua mente para criar a sua primeira one-shot, pois se está aqui é porque esse tipo de jogo é importante para você ou no mínimo o deixa curioso. Nas aulas eu criei um método de reflexão e ideias para criar fácil sua one-shot de RPG, além de validar suas mesas. O importante é que esse “método”, por assim dizer, é validado até para jogos mais longos.
Aula 01 | Introdução à One-Shot
Nessa aula eu te explico a importância de uma boa one-shot e os benefícios desse método de jogo. É com a prática que a gente sobe de nível. É jogando, mestrando e testando nossas habilidades que a gente vai ganhado experiência para se tornar um mestre de RPG cada vez melhor.
Aula 02 | Como dar Feedback
Feedback ou autofeedback é extremamente importante para nossa evolução pessoal. Dando e recebendo a gente consegue parar aqueles minutos para sair do automático e refletir sobre o que fizemos bem e o que podemos melhorar.
Nessa aula, entenda como utilizar uma fração da psicologia positiva aliada a mentalidade de crescimento para evoluir constantemente como metre em cada sessão ou one-shot.
A gente só fica bom naquilo que pratica com constância, não é mesmo?
Os pontos do feedback são:
Destaques – Por que valeu a pena ficar jogando aquela mesa? Existe sempre uma razão, algo que prendeu nossa atenção e nos deixou ali por 3 ou 4 horas. O que foi que chamou a sua atenção? Qual foi o destaque dessa mesa?
3 Pontos Positivos – Aqui você vai apresentar o que deu certo e pedir para o mestre dar mais ênfase nisso, pois algum desses 3 pontos pode ser a área em que o colega mestre irá se destacar se ele continuar evoluindo. São geralmente 3 áreas que conectam com as habilidades mais altas daquele mestre.
Ponto de Melhoria – Qual é o CONVITE que você faz para o mestre ou para si mesmo? Qual é o convite que você SUGERE de melhoria? Apenas um único elemento que pode fazer a diferença na próxima sessão.
Apenas 1 ponto de melhoria?
Sim! Uma coisa muito importante para você entender é que no feedback, se colocarmos muitos pontos negativos nós nos desmotivamos. Se nos desmotivamos é bem provável que não queiramos mais mestrar novamente. Assim, o ideal é a gente se elogiar em primeiro lugar, encontrando três pontos positivos daquilo que fizemos e definir um ponto crítico de melhoria para a próxima sessão ou evento.
Dessa forma, a motivação se mantém e há um poder interno sendo elaborado internamente. Faz sentido?
Aula 03 | Temática e Cenário
Aqui na Nuckturp acreditamos que o primeiro passo para sua one-shot é definir o tema e o cenário. Assim, a gente escolhe o que queremos narrar e vamos encaixando as peças para que a história que estamos iniciando a idealizar possa realmente acontecer. Muitas vezes ficamos presos em sistemas e cenários prontos, e não conseguimos explorar ao máximo nossa criatividade. Porém, se sentir que é muito abrangente ter todas as possibilidades do mundo em mãos, então defina o sistema logo de cara.
Conforme diz o mestre da criatividade Murilo Gun – “Possibilidade demais atrapalha, como você pode explorar a sua criatividade dentro de limites? É bem provável que exista milhares dentro do universo que você está inserido.“
Agora, nós acreditamos que ao seguir o passo-a-passo colocado nesse vídeo, você consegue delimitar pela história, mais do que pelo sistema. Pois o que é realmente importante ao jogar RPG?
Sem ideias do que você irá criar? Seus problemas estão resolvidos!
A gente criou o Gerador de Aventuras. Onde você e seu d20 poderão em 8 rolagens criar a sua aventura. Do local ao plot, do motivo aos desafios. São mais de 25 bilhões de combinações! E quer o melhor? É gratuito.
Acesse esse link e baixe seu Gerador de Aventuras.
Aula 04 | Ambientes e Desafio
Qual é o melhor ambiente para você fazer a sua one-shot? Um ambiente aberto cheio de possibilidades de exploração, criação de NPCs e uma maior possibilidade de separação do grupo – o que é desafiador narrar sem a técnica certa – ou prefere um ambiente fechado, controlado, onde você sabe o que existe a cada ambiente e porta aberta?
Aqui, caro mestre de RPG, vai de você definir o que é melhor para você e de acordo com seu nível. Eu, particularmente, gosto de iniciar com ambientes fechados, por dois motivos. Primeiramente, para que os jogadores utilizem seus personagens para interagirem entre si e explorarem suas habilidades. E, além disso, para que eu analise o estilo de jogo e comportamento dos jogadores. Dessa forma analiso e entendo o que irá acontecer no futuro da one-shot ou de outras sessões.
Desafios são os elementos que trarão interesse, curiosidade e o motivo pelos quais os personagens foram contratados, invocados, chamados para aquele momento. A gente coloca dois tipos de desafios, o Central, o motivo da história e um secundário, um desafio de ambiente, enigma ou até monstros, para trazer maior sensação de desafios.
Além disso, exploramos nessa aula o tempo de jogo, a distribuição dos encontros e as possibilidades de caminhos que os jogadores poderão explorar. Lembrando que nenhum jogo, por mais que seja em uma masmorra fechada, terá 100% das possibilidades cobertas, pois os jogadores sempre serão imprevisíveis – e é isso que torna o RPG tão rico.
Aula 05 | Estrutura do Jogo
Com quase todas as informações em mãos, chegou a hora de criar a estrutura do jogo. A estrutura é composta de alguns elementos:
Locais Importantes – Aqui você irá se inspirar e criar os locais em que os encontros irão acontecer. O interessante é usar a nossa dica de deixar nosso local preparado para receber os NPCs, itens e informações da sua one-shot.
NPCs – Aprenda a criar rapidamente NPCs para sua aventura. Lembre de colocar Manias e Falhas para deixá-lo cada vez mais humano.
Informações – Quais são as informações IMPORTANTES e ÚTEIS para a pessoa avançar na aventura? Escolha umas 5 que serão interessantes serem descobertas, matando aquela curiosidade do jogador, e coloque outras que serão importantes para a conclusão da “missão” estipulada.
Itens – Algumas one-shots podem ter itens para ajudar os aventureiros. Nessa, como vieram do espaço, eles podem ter chaves ou elementos que eles encontram no local que servem para eles “destrancarem” informações ou negociarem algumas delas. Por isso, fique à vontade para criar de 3 a 5 itens que serão úteis.
Recompensas – Aquela sensação de vitória é extremamente importante para o jogador, não é mesmo? Que tal recompensá-lo com algo que é interessante para o seu personagem? No vídeo a gente fala sobre recompensas gerais, mas você pode pensar em cada personagem. Falaremos disso na próxima aula.
Além disso, a gente observa o estilo de busca por recursos para a one-shot. Você é o mestre de RPG, assim como eu, que busca a imagem e depois desenvolve o conceito ou desenvolve o conceito e depois caça a imagem?
Com o tempo eu aprendi que já ter a imagem me adianta e facilita bastante a criação, pois uso a minha criatividade para ligar os pontos. Não há certo ou errado, só existem métodos distintos.
Aula 06 | Qual sistema de RPG usar?
Agora chegou o momento de você definir o sistema. Sim, depois de ter elaborado a história e o que irá acontecer. É nesse momento que você irá escolher o sistema que mais condiz com você!
– Mas eu não conheço muitos sistemas. – Você pode se perguntar. Por isso que dentro da antiga Academia de Mestres e agora no nosso Discord dos apoiadores da Nuckturp, nós temos discussões, jogos e conversas sobre mecânicas e sistemas. Assim, você não precisa saber tudo, mas pode conhecer quem sabe e essa pessoa te indica (e até te ensina) sobre o sistema, não é incrível?
Portanto, nessa sugestão de criação de one-shots, lembre-se que o sistema a gente escolhe DEPOIS que definimos a nossa história! Porém, há uma exceção quando a função da sua one-shot é testar um sistema. Aí a gente começa pelo sistema, entende seu conceito e desenvolve a história. Faz sentido?
Aqui acreditamos que os sistemas limitam a nossa imaginação e é por isso que a gente prefere começar com o criativo e imaginário, para depois escolher um sistema que atende as necessidades da sua aventura! Dessa forma a gente encaixa as melhores peças para a sua criação.

Aula 07 | Como criar os personagens da sua one-shot?
Agora vamos criar os personagens para a sua one-shot. Há dois tipos de personagens que temos que criar, os NPCs e os personagens dos jogadores. Sendo esse último criado COM os jogadores ou entregando para eles uma ficha pronta. Tudo dependerá do tempo e da ocasião.
Por exemplo, nos eventos da Nuckturp eu prefiro entregar a ficha pronta, pois exploro às vezes sistemas que poucas pessoas já jogaram como Cyberpunk 2020. Agora, em eventos mais longos como LIVES ou eventos para o pessoal dentro da Academia de Mestres, eu prefiro criar com eles enquanto explico o sistema e as regras, visto que a ficha é um reflexo dos poderes de decisão dos jogadores, certo?
Para uma one-shot, eu prefiro criar as fichas dos NPCs primeiro, ainda mais se for sistema novo. Assim, no momento da criação de dois ou três personagens eu aprendo na prática o sistema e sua montagem. Depois, ao finalizar crio os personagens dos jogadores ou tenho habilidade suficiente para ensiná-los também.
Um detalhe importante é que você, como mestre de RPG, nem precisa saber 100% das regras para uma one-shot. Encaixe aquilo que fizer mais sentido para você e aprenda o suficiente para jogar. Ninguém precisa decorar 400 páginas de um livro de regras – a não ser o advogado de regras que ama isso!
Aula 08 | Começando a sua One-Shot
Como começar a sua one-shot? Num evento com tão pouco tempo, como investir os minutos iniciais?
É interessante a gente sempre se lembrar que o RPG é um jogo sobre PESSOAS e é através das pessoas que se desenrola o jogo e a história. Por isso a gente pensa em engajamento, conexão e compatibilidade. Algo que a gente explica mais profundamente para frente.
Portanto, se é um jogo sobre pessoas, a gente investe um tempo para que todos se conheçam e que estejam alinhados com o jogo. Perguntas como:
- Vocês já jogaram (o nome do sistema ou temática que escolheu) antes?
- O que mais gostam de jogar?
- O que mais atraí vocês em uma narrativa de RPG?
Perguntas simples, para você identificar as pessoas que estão com você e todos se conhecerem.
Como se preparar para o início da one-shot?
O início é um dos momentos mais desafiadores para o mestre, por isso é importante ter algumas cartas na manga e uma que a gente recomenda é o Prólogo!
Prólogo -Tenha um arquivo com o prólogo escrito, uma introdução que ajudará seus jogadores a se ambientarem de imediato na história e entenderem qual é a missão que precisam enfrentar. Escreva algo que os deixe envolvidos e curiosos pelo que há por vir. Além disso, o prólogo ajuda com o início da aventura, depois é só seguir o improviso e o ritmo de seus jogadores
Lembre-se que são humanos jogando – Todos são humanos e merecem ser reconhecidos, percebidos e valorizados. Todas as opiniões são válidas quando falamos em RPG, por isso, como mestre preste atenção se todos estão participativos, se todos estão se divertindo e se todos estão sendo respeitados. Use o começo da One-shot para mapear o nível de cada um e, simultaneamente, gerar conexão entre jogadores.
Espaço para interações logo no início – Crie um ambiente no início do jogo para que os jogadores interpretem seus personagens, eles possam se conhecer e você possa mapear que tipo de jogadores você tem na sua mesa. Faz sentido? Crie esse ambiente para uma troca de ideia dentro da interpretação.
Faz sentido para você essas dicas?
Aula 09 | Dicas Finais para sua primeira One-Shot
Lembre-se que cada aventura que criar pode ter caminhos diferentes de acordo com os jogadores. Isso, para você como mestre de RPG pode ser muito divertido, pois experienciará diversas facetas da mesma história.
Agora, lembre-se de deixar tudo certo para o dia da one-shot. Ficha dos personagens, prólogo, o VTT (se for online) com mapas, imagens, música e handouts. Claro que você vai utilizar tudo isso, de acordo com seu nível de experiência e com o que promete em sua one-shot.
Lembre que você pode utilizar o Checklist do Mestre Metódico para deixar esse processo redondinho e não esquecer nada da sua aventura, hein?
Assista o vídeo para pegar todas as dicas!
Aula 10 | Bônus | Auto feedback LAB67A | Cyberpunk 2020
Como a gente sempre explica e como falei na Aula 02 – Como dar feedback – é importante, quando queremos evoluir alguma de nossas habilidades, fazer uma auto análise ou auto feedback. Esse exercício é extremamente importante para qualquer evento, habilidade ou movimento que você queira desenvolver e atingir o grau de maestria.
Há uma antiga história oriental que diz que o mestre é mais estudante do que o próprio aluno, pois o aluno anseia por respostas, enquanto o mestre produz suas perguntas e deixa sua mente responder por si. É por isso que muitos mestres orientais investem em horas de silêncio para encontrar as respostas.
Eu tenho como hábito praticar o auto feedback em qualquer interação na minha vida, igualzinho esse daí. Portanto, é uma prática que você pega velocidade, eleva sua motivação e garante aprimoramento constante.
Essa foi nossa aula de como Criar a Sua Primeira One-Shot da Academia de Mestres. Hoje as one-shots não serão mais a cada 15 dias e não temos os eventos de mentoria. Porém, se agente bater a meta de R$1.000 em nosso financiamento coletivo as NuckTalks – evento originador das mentorias – irão voltar e serão abertas ao público no youtube!
Sensacional, não é?
E quem for apoiador estará presente com a gente nestes eventos.
Assista outras aulas da Academia de Mestres de RPG da Nuckturp.
- Crie um Vilão que Seus Jogadores Amarão Derrotar (em upload)
- Seu Cenário, Sua Aventura
- Narração 101 (em upload)
Baixe o Gerador de Aventuras e brinque com sua criatividade. É gratuito.