Transforme sua vida num RPG
Já imaginou evoluir na sua vida como se fosse um jogo de RPG? Imagina colocar seus atributos, suas habilidades, seu dinheiro e patrimonio, seus itens e ferramentas, tudo em uma ficha de personagem e começar a viver através dessa iniciativa? Pois é, uma forma de olhar o mundo a nossa volta é através do olhar do desenvolvimento de personagens de RPG.
A primeira vez que ouvi esse conceito foi há 6 anos atrás em uma roda de amigos. Depois, essa ideia se transformou em um projeto, que infelizmente a distância e as prioridades colocaram em banho maria mais uma ideia interessante. Porém, tudo que é bom a gente pode reviver, certo?
A ideia da vida num RPG
É muito fácil a gente chegar em algumas sessões, tomar algumas ações com nossos personagens, ganhar XP, escolher um atributo e algumas perícias para evoluir, e avançar na narrativa, não é mesmo? Por que a gente não consegue fazer isso nas nossas vidas sozinhos?
Vou te dizer, existem alguns fatores que dificultam muito tudo isso, mas vou te dizer logo em seguida o que fazer.
O tempo é o inimigo nº1
Parece besteira, mas não é. A gente superestima o que podemos fazer em um ano e subestima o que podemos fazer em dez. A gente tem um poder criacional muito forte, só que deixamos de lado esse poder, pelo imediatismo. Ainda mais a minha geração para os mais novos. Nunca sofremos tanto de ansiedade no mundo, como sofremos agora. Isso acontece, pois a inteligência emocional para lidar com o tempo não é ensinada nas escolas.
Antigamente a gente mandava carta para as pessoas e demorava para ir e vir. A gente pensava com carinho as palavras e até caprichava na letra. Sim, eu peguei essa fase. Enquanto hoje, manda um emoji numa mensagem que acreditasse que já está “expressando” o que gostaria, não é mesmo?
Mas o mundo não é assim e se você transformar a sua vida num RPG, entenderá que consegue subir de nível na carreira, na saúde e em todas as áreas devagar, com constância e no longo prazo. Do mesmo jeito que demora para ir do nível um para o vinte, há um tempo de maturação e dedicação na vida.
Tudo é rápido e imediato! Você não para para pensar no que está fazendo, quais são os resultados provenientes da sua ação (ou não ação). Por que na vida tudo gera resultados, sejam eles positivos ou negativos.
Dica: Sua vida é resultado da somatória de seus hábitos.
Falta de objetivo.
No jogo você sabe o que fazer. Um mago, taverneiro ou um NPC qualquer te fala o que você precisa para evoluir, quais são os desafios a enfrentar e te mostra o início do caminho. Porém, quem faz isso na sua vida?
Será que você para pelo menos um dia da semana para ver o que está construíndo e alinhar a sua rota? Você faz isso com seu personagem toda santa sessão e não faz isso na sua vida. Já parou para pensar nisso? Talvez não.
Portanto, sugiro que você tenha claro quais são os objetivo que você quer alcançar na sua vida. Desde o estilo de vida que quer viver, descendo para os grupos como saúde e energia, conquistas profissionais, resultados financeiros, estilos e intensidades de relacionamentos e assim por diante. Há todo um ecossistema.
Imagine, pegando o D&D como exemplo, a gente dividir sua vida assim:
- Força – Treino muscular e resistência. A saúde para o seu dia-a-dia.
- Destreza – Treino de flexibilidade e agilidade. O cardíaco para você definir seu corpo e energia.
- Constituição – Alimentação e hidratação. Como você se nutre para superar os desafios do dia.
- Inteligência – Quais são os conhecimentos que você adquire durante sua semana, que irão aumentar a sua capacidade de fazer magias e entender o que acontece ao seu redor.
- Sabedoria – Quais são suas habilidades natas que ajudarão você a vencer os desafios, que te ajudará a conectar todo seu conhecimento para criar algo novo ou aprender a escutar a sua intuição.
- Carisma – Qual é a sua habilidade de se conectar com os outros e gerar relacionamentos prósperos e saudáveis.
Aviso: inventei isso como exemplo para esse post. O projeto que sugiro à frente possui uma outra mecânica de transformação com foco na nossa realidade.
Voo solo.
Acreditamos que na vida voamos sozinhos. Colocamos o medo de julgamentos, críticas e rejeição frente aos nossos objetivos e a nossa vida. Colocando a gente dezenas de passoas atrás do que queremos. É fato, eu já fui assim e, hoje, eu tenho amigos e parceiros que compartilho muito da minha vida, dos meus sentimentos felizes e tristes, raiva e frustração, e que me ajudam a levantar e a focar no meu objetivo. A gente acredita que sozinho é que conseguimos as coisas, para iniciar até é possível, mas a verdade é que JUNTOS a gente consegue muito mais.
Uma frase que mudou a minha vida foi a de Rockefeller, o primeiro bilionário registrado na história – “Eu prefiro ser dono de 1% de 100 coisas, do que 100% de uma coisa só.” – A diversificação de Rockefeller não era apenas patrimonial, mas ele sabia que quanto mais gente estivesse envolvida com os negócios, mais ele prosperaria. E fez!
Agora, volta pro RPG. Seu personagem faz tudo sozinho ou faz em grupo? As habilidades não se complementam? Tem desafios que o mago resolve e outros que o patrulheiro faz. Tem momentos que a força bruta é a solução e outros que a furtividade é o melhor caminho, não é mesmo? Então por que você quer jogar o jogo da vida no modo single player?
Esquece de ser constante.
Sucesso é a somatória de ações que é feito com constância. Assim como em Cyberpunk 2020, você evolui as perícias que utiliza, na vida é a mesma coisa. Exemplo, se eu quero aprender a desenhar e criar ilustrações incríveis, como a gente ama aqui na Nuckturp, então eu tenho que ter a disciplina diária de praticar todo dia. Se eu quero ser um grande jogador de League of Legends, tenho que ter o comprometimento de treinar algumas vezes na semana (ou no dia).
Nada é instantâneo. Sugiro você ressignificar essa ideia na sua cabeça se acredita que a mudança ocorre rápido. A tendência que observo, inclusive em mim mesmo, é: quando uma coisa não funciona, tendo a mudar para outra coisa ao invés de manter o foco na evolução e no aprendizado. É desafiador ter essa consciência, eu sei. Porém, agora que leu até aqui, não poderá mais desver e essa responsabilidade está em você.
Portanto, lembre que tudo é progresso. Cada dia um por cento mais evoluído já é o suficiente para continuar crescendo.
Minha nutricionista, por exemplo, não trabalha dietas comigo. Ela foca nos meus hábitos e cria metas de progresso para que eu reorganize meu dia para que me alimente melhor. O fato de desconectar do peso e focar no objetivo, que eu estipulei como formato do corpo, energia e vitalidade, fez com que eu tomasse atitudes para amplificar o resultado e consequentemente emagrecer (com saúde). E isso não é da noite pro dia como é vendido pela mídia ou por donos de pílulas mágicas. Faz sentido?
A transformação acontece na sua ficha de personagem pessoal
Entendendo os conceitos acima, já é um bom início de jornada, não é mesmo? Agora é a hora de inverter e pensar no que você pode fazer para elevar seu nível como jogador no jogo dx (seu nome). No jogo do Bini, eu tenho traçado um plano para evolução do meu personagem. Quais são as habilidades que preciso desenvolver para ganhar mais XP e subir de nível. Eu tenho uma ideia de quais são os tipos de pessoas que quero me conectar para expandir meu círculo pessoal e profissional, e intensificar relacionamentos. Você já parou para pensar nisso?
A gente geralmente tá trabalhando, jogando, lendo e assistindo algo, mas nunca paramos para olharmos para nós mesmo, não é verdade? O hábito da auto-observação, auto-análise e autofeedback é raro, mas vou contar para você que é transformador. Ainda mais quando fazemos isso em grupo!
Ao gerar uma rede de apoio, a gente consegue focar ainda mais no nosso objetivo. Ao comentarmos, num grupo seguro, nossos objetivos, criamos uma espécie de responsabilidade que a partir do momento “temos” que cumprir, e isso ajuda muito a passarmos por nossos desafios com maior facilidade.
Faz sentido toda essa história na sua mente? O quanto você consegue conectar desse assunto na sua vida?

Virando o jogo
Se você tem interesse em virar o jogo, deixar sua vida gamificada e usando os conceitos de RPG para evoluir como pessoa, não só como personagem e jogador, então leia essas três dicas:
- Reflita sobre o estilo de vida que você quer criar. Será que a sua profissão, os seus relacionamentos, até a sua mentalidade (as palavras que você diz para você mesmo em silêncio) estão condizentes com o que deseja?
- Crie a sua ficha de personagem da vida real. Escreva seu nome, seus objetivos em cada área e a métrica de sucesso. Crie metas de progresso para você evoluir constantemente e não se perder.
- Faça parte do nosso próximo projeto que será sobre tudo isso aqui. Mande e-mail para [email protected] e mande um Quero saber mais, nós vamos te incluir em uma lista e te chamar para essa tranformação no momento certo. Combinado?
Percebe que a sua vida irá avançar quando tomar a iniciativa? E a melhor parte é que nem precisa entrar em combate para ganhar XP, pois outros desafios, enigmas e o próprio avanço da sua história irão te ajudar.
A intenção desse post é que um ponto de luz tenha surgido em sua mente e uma pequena vontade de mudar tenha despertado. Continuo com ideias assim para os próximos posts? Deixe nos comentários!