Um lugar para criar o seu Universo de RPG
Depois que retomei a jogar RPG e comecei a mestrar sob mentoria do Mestre Vitão e os parceiros da Academia de Mestres, eu estava começando a ficar perdido entre minhas anotações.
Papéis lotavam minha mesa, diversos arquivos no computador. Ao começar uma sessão eu releio os personagens, releio meu resumo da sessão anterior e quando vejo estou mergulhado em dezenas de papéis tentando me achar. Você é assim também?
Eu sou bastante analógico, principalmente durante o jogo. Papel e caneta nunca falham, porém para construir um universo novo, cheio de personagens, lugares exóticos e tudo mais para minhas mesas de Cyberpunk 2020. Eu precisava digitalizar!
Então peguei a onda do Vitão e do Marcel que usam o Kanka como ferramenta de suporte para criação de mundo e gestão de campanha de RPG.
Descobrindo o Kanka
Isso não é um publi, então fico tranquilo de falar que tem quatro ferramentas que avaliei para criar o meu universo. O Kanka, Worldanvil, Reddit e Fandom.
O Worldanvil é muito popular e é excelente para quem vai usar mapas, por exemplo, pois é possível navegar por ele através dos cliques nos mapas. Ele é literalmente gigantesco e completão.
O Reddit é gigantão e bem colaborativo, porém as informações não ficam tão organizadas. Achei legal para quem quer deixar as pessoas antenadas sobre um universo em constante mudança.
O Fandom é cooperativo, grande e organizado, porém todo mundo pode escrever em seu universo e os jogadores podem acabar tendo acesso ao que não é necessário.
O Kanka reúne uma ferramenta mais simples que o Worldanvil, porém bem grande e também possibilita segregar o que os jogadores podem ou não podem ver. Permitindo criar desde personagens, NPCs, locais, itens e várias outras coisas. Ele me possibilitou ganhar tempo!
Brincando com o Kanka
Na hora que abre o Kanka, você encontra um mundo de possibilidades! Não sabe nem por onde começar. Eu fiquei perdido pensando, o que eu escrevo primeiro?
Até que eu descobri a marcação com o @, que cria as “entidades” durante a escrita. Então eu posso escrever uma nota ou um item no jornal e já criar NPCs ou lugares que foram improvisados durante o jogo, por exemplo.
Além disso, uma outra coisa que achei super legal é o desenvolvimento das organizações e famílias.
Nas famílias eu consigo criar as histórias que envolvem os personagens e seus NPCs, deixando todo mundo ligado e em um ou dois cliques eu já tenho informações sobre aquele NPC, online durante a aventura.
Pegando, por exemplo, a personagem Sairi Reed. Que tem dois pais falecidos, que tem como local de nascença um local extraordinário, que possui alguns NPCs importantes. Os pais possuem algumas organizações de background, além de eventos que foram importantes para o atual andamento da sociedade. Imagina deixar tudo isso anotado no papel ou em um bloco de anotações virtual? Eu ia ficar pesquisando para sempre! Agora eu só clico na tag: Sairi Reed e tenho todas as informações do microcosmo dela na mão.
As organizações são essenciais para qualquer tipo de jogo e é possível, além de ter todas as descrições, vincular os locais, os personagens (e seus cargos) dentro das organizações. É sensacional!
Outro exemplo é a corporação EkTron que tem o CEO, os diretores, alguns membros importantes, os antepassados fundadores, foi responsável por determinados eventos no mundo e etc. dá para ficar tudo linkado e organizado!
Organização é sinal de evolução!
Me lembro a frase de um colega que disse que organização é sinal de evolução. Agora vejo meu universo, minha campanha e anotações todas organizadas, eu fico é orgulhoso!
Então tente começar a criar o seu mundo no Kanka ou no Worldanvil. Veja um mundo se abrir aos seus olhos. Quanto mais escrevo, mais coisas legais surgem.
E se você é um escritor de ficção use como apoio também!
Nos vemos no próximo post.