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Um novo D&D vem por aí — conheça One D&D

Bem agora, que você estava ficando expert em D&D 5e, a Wizards traz a nova edição do maior RPG de mesa do mundo: One D&D, uma espécie de 6ª edição do D&D.

Mas, calma, estamos aqui para te ajudar nessa jornada. Eles estão liberando os materiais e playtests aos poucos. E, conforme eles forem liberando, falaremos sobre cada um deles aqui no blog — e também para o youtube!

Então, para começar do começo, vamos falar de One D&D!

Mas, afinal, para que uma nova edição?

Seria apenas porque a Wizards of the Coast quer te vender coisas novas? Isso sem dúvidas é um motivo forte, mas não é o único.

Além das regras, o One D&D terá outros dois pilares: D&D Beyond e D&D Digital Play Experience.

O D&D Beyond, caso você ainda não conheça, é um site onde você pode acessar todos os materiais do sistema e fazer fichas infinitas de personagens. Ele já existia e foi comprado esse ano pela Wizards.

O D&D Digital Play Experience será um espaço de imersão completa no sistema e para interações da comunidade de mestres e jogadores. Ainda não existem muitos detalhes. Mas, como eles estão dizendo, o objetivo é que você possa ter mais D&D na sua vida, onde quer que você jogue e sempre que você quiser jogar.

Será que teremos uma rede social oficial e internacional para jogadores de D&D? Veremos!

Tudo que eu sei de D&D 5e será em vão?

Você pode sorrir, pois a resposta é NÃO.

O One D&D, de acordo com os desenvolvedores, será compatível com o D&D 5e. Tanto as aventuras quanto os suplementos funcionarão perfeitamente com o que eles estão desenvolvendo. De acordo com eles, “mais importante que criar novas edições do jogo, é expandir a experiência do jogo para todos”.

Porém, calma. O jogo não será exatamente igual.

Algumas mudanças importantes estão sendo consideradas e a parte legal é que tudo está em playtest! Materiais foram desenvolvidos e estão sendo apresentados à comunidade para que os próprios jogadores deem seus feedbacks.

Portanto, a quantidade de mudanças será determinada diretamente pela própria comunidade. Basta aguardarmos para ver.

Porém, o que sabemos até agora?

Origem do seu Personagem

Além da classe do personagem, em D&D você define o seu antecedente e sua raça. E, em one D&D, haverá algumas mudanças em como essas escolhas são feitas!

A mudança mais proeminente aqui são as características que raças e antecedentes terão em seu personagem. Raças irão definir: tipo de criatura, tamanho, velocidade, expectativa de vida e algumas características especiais de raça. Enquanto os antecedentes serão responsáveis por definir os modificadores de habilidade, proficiências (tanto em habilidades quanto em ferramentas), idiomas, talentos e equipamentos.

Portanto, perceba que há algumas mudanças em relação a D&D 5e. A maior delas é que os modificadores de habilidade serão definidos pelo antecedente, não pela raça!

Pois é, finalmente chegou sua chance de fazer aquele Orc cozinheiro com um charme de bardo inigualável.

Raças do D&D one

Assim como no D&D 5e, as raças terão como base as regras do manual do jogador de 2014. No material de playtest, já temos as raças principais definidas: humanos, draconatos, anões, elfos, gnomos, halflings, orcs e tieflings. Mas, também há uma nova raça: Ardlings! Bora falar de cada uma delas?

Humanos

De forma geral, os humanos continuam sendo a raça mais básica do jogo. Porém, temos algumas novidades legais aqui:

  1. Tamanho pequeno: sim! Se você quiser ser um humano com nanismo, agora você pode. Portanto, os humanos podem escolher entre tamanho médio e pequeno.
  2. Engenhoso: após finalizar um descanso longo, os humanos recebem inspiração!
  3. Versátil: pois é, humano variante veio para ficar. Você pode escolher o talento “habilidoso” ou algum outro talento de nível 1.

Ardlings

A nova raça chegou chegando: seres de planos superiores, com almas brilhantes e poderosas! Com cabeças semelhantes a de animais, tipicamente virtuosos, também podem possuir corpos animalescos além de celestiais. Não apenas portadores de asas, os Ardlings também são naturalmente seres mágicos. Suas características são:

  1. Humanóide;
  2. Tamanho Médio ou Pequeno;
  3. 9m de velocidade;
  4. Expectativa de vida de 200 anos ou mais;
  5. Vôo angelical: você pode usar sua ação bônus para voar. Mas, cuidado, é apenas um impulso, você irá cair depois.
  6. Magias com base no legado de raça que você escolher (explicado abaixo);
  7. Resistência a dano radiante.
Referência aos Ardlings, nova raça do D&D one

Além disso, você poderá escolher entre 3 legados celestiais distintos: exaltado, celestial e idílico. O primeiro é composto de ardlings caóticos e bons, vindos diretamente das terras das bestas. O segundo, são os leais e bons conectados diretamente com a justiça divina. O terceiro, neutros e bons, estão conectados com a terra das bestas, a justiça divina mas também com a eterna compaixão do Elísio.

Truques e magias aprendidos com cada raça, tirados diretamente do material de playtest:

  • Exaltado:
    • Nível 1: taumaturgia;
    • Nível 3: favor divino;
    • Nível 5: restauração menor;
  • Celestial:
    • Nível 1: luz;
    • Nível 3: curar ferimentos;
    • Nível 5: zona de verdade;
  • Idílico:
    • Nível 1: guia;
    • Nível 3: palavras curativas;
    • Nível 5: mensageiro animal;

Draconato

Draconatos continuam sendo épicos humanoides com características dracônicas. Mas, com uma novidade: agora você pode ser um draconato metálico! Sim, dragões metálicos entraram no jogo. Assim, mantendo sua ausência de raças, diferentes cores e poderes característicos com suas ancestralidades, temos.

  • Humanoides;
  • Tamanho médio;
  • Velocidade de 9m;
  • Expectativa de vida média de 80 anos;
  • Origem dracônica:
    • Negro e Cobre: dano ácido;
    • Azul e Bronce: dano elétrico;
    • Vermelho, Dourado e Latão: dano de fogo;
    • Verde: Veneno;
    • Branco e Prata: gelo;
  • Sopro: agora todas as baforadas são em um cone de 4,5m! O que muda é apenas o tipo de dano;
  • Resistência à dano de acordo com sua origem;
  • Visão no escuro (18m)
  • Fluência em idioma dracônico.

Portanto, temos uma simplificação do funcionamento do sopro e novas opções de origem!

Anões

Diretamente das profundas montanhas e escavações, não poderia faltar os anões! Mantendo suas características que os mantém únicos por um lado, e adicionando características únicas de outro, temos uma raça:

  • Humanoides;
  • Tamanho médio – pois é, sem anões de tamanho pequeno!
  • Velocidade de 9m;
  • Expectativa de vida de 350 anos;
  • Visão no escuro (18m);
  • Resistência à venenos;
  • Dureza anã: você ganha 1 ponto de vida extra para cada nível do seu personagem!
  • Sabedoria das forjas: você tem proficiência com ferramentas de joalheiro, pedreiro, ferreiro ou funileiro (escolha 2);
  • Astúcia de pedra: com uma ação bônus, você adquire sentido de tremor com alcance de 18m por 10 minutos!

Independente do cenário que você jogar, em D&D one os anões serão verdadeiros sábios e aliados à pedra ao seu redor. Podendo sentir seus oponentes pelo tremor no chão e resistentes como poucos, surpreender e derrubar um anão será tarefa difícil.

Elfo

Assim como nas outras edições de D&D, os elfos conseguem se adaptar ao ambiente onde estão. Assim, em one D&D haverá 3 opções de elfos: drows, alto elfos e elfos da floresta. Cada um terá características únicas que serão ativadas nos níveis 1, 3 e 5.

Os drows aprendem o truque luzes dançantes e possuem visão no escuro com alcance de 36 metros, além de aprender fogo das fadas no nível 3 e escuridão no nível 5.

Os alto elfos conhecem o truque Prestidigitação, mas sempre que fazem um Descanso Longo podem trocar este truque por algum outro da lista de magias arcanas. Além disso, no nível 3 aprendem detectar magia e no nível 5 aprendem passo nebuloso.

Os elfos da floresta aprendem druidcraft e possuem velocidade de 10,5 metros. Além disso aprendem longstrider no nível 3 pass without trace no nível 5.

Todos os elfos, porém, possuem em comum:

  • Humanoides;
  • Tamanho médio;
  • Velocidade de 9 metros;
  • Vivem em média 750 anos;
  • Visão no escuro com alcance de 18m;
  • Vantagens em testes de salvaguarda para serem encantados;
  • Proficiência em percepção;
  • Invés de dormir, entram em transe e não podem cair em sono mágico;

Gnomo

Os gnomos, em one D&D, manterão a sua astúcia – mesmo sem ter aumento de inteligência automaticamente. Essa astúcia está representada através das características únicas que possuem, de acordo com a sua linhagem – gnomo da floresta ou gnomo das pedras. Em comum, possuem:

  • São humanóides;
  • Velocidade de 9m;
  • Vida em média de 425 anos;
  • Visão no escuro com alcance de 9m;
  • Vantagem em testes de salvaguarda de sabedoria, inteligência e carisma;

Porém, as linhagens se diferem.

O gnomo da floresta sabe conjurar Ilusão Menor ou Falar com Animais.

O gnomo das pedras conhece os truques prestidigitação e reparar. Além disso, consegue criar um pequeno dispositivo tecnológico que irá ativar o efeito de prestidigitação quando você desejar. Astutos, lembra?

Halfling

Mantendo as suas tradições carismáticas e de amizade, os halflings continuam preenchendo o mundo de D&D com seu charme e amor. Mas, não se deixe enganar – seus espíritos aventureiros também os levarão pelo mundo para conquistar a tudo e todos.

  • Humanoides;
  • Tamanho pequeno;
  • Velocidade de 9m;
  • Expectativa de vida de 150 anos;
  • Corajosos, possuem vantagem em testes de salvaguarda contra assustado.
  • Você pode se mover pelo espaço de uma criatura média ou maior;
  • Sortudo – quando você tirar 1 em 1d20, você pode rerolar o teste.
  • Você tem proficiência em furtividade;

Orc

Sim, você ouviu certo. Orcs! Não meio-orcs. Enfim, a raça dos Orcs em D&D se torna 100% jogável como ela é: brutal, forte e impiedosa. Dessa vez você poderá ser um Orc puro sangue, capaz de destruir seus oponentes. Suas características são:

  • Humanoide;
  • Tamanho médio;
  • Velocidade de 9m;
  • 80 anos de expectativa de vida;
  • Rush de Adrenalina: com uma ação bônus, você corre o dobro da sua velocidade e ganha pontos de vida temporários;
  • Visão no escuro (18m);
  • Tamanho poderoso – você carrega mais peso que o comum;
  • Resistência Implacável: quando você for reduzido a 0 pontos de vida, ao invés disso você cai a 1 ponto de vida.

Tiefling

Mantendo a sua conexão demoníaca, tieflings permanecem como raças com um pé nos lados malignos. Porém, um tiefling escolhe entre três subraças: abissais (conexões demoníacas), chthonics (neutros e maus) e infernais (conexões com diabos).

Em comum, possuem as seguintes características:

  • Humanoides;
  • Tamanho médio ou pequeno (sim, um mini-tiefling!);
  • Vivem em média 100 anos;
  • Visão no escuro (18m);
  • Legado demoníaco, de acordo com sua ancestralidade:
    • Abyssal: resistência a dano de veneno e você sabe o truque spray de veneno. Além disso, no nível 3 você aprende raio de adoecimento e no nível 5 segurar pessoa;
    • Chthonic: resistência a dano necrótico e você sabe o truque toque arrepiante. Ademais, no nível 3 você aprende a magia vida falsa e no nível 5 a magia raio de enfraquecimento.
    • Infernal: resistência a dano de fogo e acesso ao truque raio de fogo. E, no nível 3, acesso a Repreensão Infernal e no nível 5 Escuridão.

Filhos de humanoides distintos

Por fim, gostou de mais de uma raça e não sabe qual escolher? Misture duas delas! Porém, calma lá, combeiro, você não vai sair escolhendo os melhores traços de cada uma não. Funcionará da seguinte forma:

  1. Escolha as duas raças que você quer unir;
  2. Escolha uma delas para definir os seus traços de personagem (ficha);
  3. Misture as aparências das duas raças;
  4. Determina a expectativa de vida média entre as duas raças;

E, voi lá, a sua raça mista está pronta! “Ah, mas é só a aparência então”. Sim, senão sabemos o quão forte essas raças mistas poderiam ficar.

Antecedentes D&D one

Agora que você escolheu sua raça (e talvez classe), chega a hora de definir um antecedente! Como eu disse anteriormente, essa parte definirá muitas coisas da sua ficha — inclusive algo bem relevante: seus atributos!

Antecedentes irão definir:

  • Modificador de habilidade: ou seja, quais atributos seus terão benefícios;
  • Proficiência em habilidades: quais perícias você é proficiente;
  • Proficiência em ferramenta: uma ferramenta por antecedente;
  • Idioma: algum idioma específico;
  • Talento: algum talento que seu personagem possuirá logo de cara;

Então, prepare o papel e caneta, prepara sua ficha e bora analisar cada um dos antecedentes nessa tabelona linda que eu fiz para você:

Tabela feita especialmente para você, pelo Mestre Vitão da Nuckturp.

E aí, o que achou dessas mudanças? Eu particularmente não gostei muito de vincular antecedente com atributos. Mas, de fato fica mais realista.

Além disso, cada antecedente possuirá uma lista de itens iniciais. Mas, como são muitos elementos, não vou colocar no texto. Caso queira saber, clique aqui para conhecer o playtest completo.

Talentos

Por fim, os queridos talentos! Essas características que deixam os personagens ainda mais únicos, épicos e poderosos. E, no caso do One D&D, mais temáticos ainda – já que os talentos estão agora vinculados com os antecedentes.

Os talentos do One D&D possuem:

  • Nível: sim! Alguns talentos só poderão ser pegos em níveis mais avançados;
  • Pré-requisito: além de nível, alguns talentos possuem outros pré-requisitos especificados;
  • Repetível: alguns talentos poderão ser pegos mais de uma vez!

Assim, tendo isso em mente, bora falar de cada um dos talentos de One D&D:

Alerta

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: adiciona o modificador de proficiência nas rolagens de iniciativa e você pode trocar sua iniciativa com a de um aliado

Artesão

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: você ganha proficiência com 3 ferramentas de artesão, você tem desconto de 20% em itens não mágicos e você reduz o tempo de criação de um item em 20%.

Atacante Selvagem

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: uma vez por turno, ao acertar um ataque, você pode rolar o dano duas vezes e escolher uma das rolagens.

Curandeiro

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: você pode usar uma ação bônus para um aliado curar um dado de vida e você pode re-rolar o dado sempre que tirar 1 em magias de cura.

Durão

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: seus pontos de vida aumentam em um valor igual ao dobro do seu personagem no momento em que você recebe este talento e seus pontos devida aumentam em 2 pontos adicionais a cada nível que você ganhar.

Iniciado em Magia

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: sim, mas você deve escolher uma magia diferente a cada escolha.

Benefício: você pode escolher uma lista de magias (arcana, divina e primal), aprendendo 2 truques e 1 magia de nível 1 dessa lista.

Lutador de Taverna

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: você dá mais dano com ataques desarmados, além de re-rolar o dano caso o resultado do dado seja 1, você pode empurrar o alvo que acertar e você pode usar móveis como armas.

Músico

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: você tem proficiência com 3 instrumentos musicais e pode dar inspiração para seus aliados após um Descanso Curto ou Descanso Longo

Sortudo

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: não

Benefício: você possui uma quantidade de dados de sorte por dia igual ao seu modificador de proficiência e você os recupera após um Descanso Longo. Você pode usá-los para ter vantagem em um teste ou impor desvantagem no teste de um oponente.

Talentoso

Nível: 1

Pré-requisito: nenhum

Repetível: sim

Benefício: você pode escolher 3 perícias para ter proficiência

Glossário de Regras D&D one

Pois é, vamos falar de regras! Além das regras que você já conhece de D&D 5e, algumas mudanças já foram destacadas para essa atualização.

Assim, se você já quer se preparar para montar sua ficha conforme saírem os materiais, ou então usar o playtest, aqui vão algumas dicas.

A maioria das regra se manteve. Afinal, é um sistema d20 e isso não vai mudar. Como eles querem manter a base do D&D 5e, a maioria dos elementos você provavelmente já está acostumado.

Porém, valem alguns destaques para você ter em mente do que eles estão imaginando para o One D&D.

  1. Acertos críticos são realizados apenas pelos jogadores. Sim, eu sei, estranho. Mas, do jeito que as regras estão escritas, os monstros do Mestre nunca acertarão um 20tão na cara dos personagens.
  2. Uma nova forma de organizar magias, dividindo-as em Divinas, Arcanas e Primais. Tormenta? Oi?
  3. Mudanças em algumas condições! Criaturas agarradas terão desvantagem para atacar alvos que não seja quem a está agarrando e temos uma nova condição: lentidão. Um alvo lento gasta o dobro de movimento para se mexer, ataques contra ele tem vantagem e seus testes de salvaguarda de destreza tem desvantagem.
  4. Limite de inspiração – você não pode ter mais de uma inspiração ao mesmo tempo! Caso você já tenha e receba, você poderá dar o ponto de inspiração para um aliado. Além disso, Descansos Longos limpam os pontos de inspiração disponíveis.
  5. Proficiência em ferramentas agora dão vantagem em testes! Assim, caso você seja proficiente tanto na ferramenta quanto na habilidade relacionada ao teste, você se beneficiará de ambos ao realizar o teste com vantagem.

Apenas o começo dos playtests

Ainda existem MUITOS materiais de playtest que serão lançados – e que irei divulgar aqui e atualizar neste post a medida que saírem!

Então, já sabe: favorita esse texto aí no seu celular ou computador e fica ligado, pois em breve traremos mais materiais.

E enquanto isso, manda esse texto pro seu grupo de RPG! Coloca na roda de conversa o que cada um achou das novidades.