As Chaves da Torre

Unboxing: As Chaves da Torre RPG

As Chaves da Torre é um RPG que capturou muitos seguidores e os levaram para o esquecimento! Sim, As Chaves da Torre é um jogo de RPG de Mesa, com sistema e cenários próprios, com foco em Abandono e Esquecimento, usando o Realismo Mágico como pilar de sua história.

Neste jogo de RPG você irá vivenciar um esquecido, uma pessoa que entrará em uma realidade mágica controlada pela Torre, uma entidade que domina o Oblívio. Esta realidade possui tudo aquilo que um dia já esquecemos e tudo aquilo que a Torre quis pegar para ela.

Nesse cenário cheio de pesadelos e criaturas que já existiram em nosso mundo (e talvez em outros), a sua sanidade, que é conhecida nesse jogo como nível de corrupção, será testada! Pois, talvez, você seja o único a lembrar, ver ou ter acesso a algo. Assim, conversar no mundo real sobre algo que ninguém lembra, mas só você, pode ser desafiador. E, conversar com pessoas já esquecidas, sendo servas ou escravas nessa realidade, pode ser… talvez, perigoso.

Bora… ver o livro do As Chaves da Torre?

Antes de mais nada, você pode ver nosso rápido unboxing aqui no Instagram ou no Youtube.

Livro e Cartas num jogo de RPG? Continue lendo…

A versão que escolhemos financiar no Catarse foi as Anotações de Alex Matemágico que incluía o Livro Físico, os dois Baralhos de Cartas, Chaves e Temas, a versão digital e todas as metas estendidas digitais. Juro que fiquei com pesar de não pegar o kit da Princesa Neon e uma arte exclusiva em Realismo Mágico minha feita pelo Ramon, porém a verba era o que tinha.

Porém, caro Nuckturpiano, ouso dizer que financiei um RPG de Mesa e recebi uma Obra de Arte, talvez feita por um autor que já se perdeu no Oblívio.

Vamos começar por:

Game Design

As Chaves da Torre é um RPG com um sistema próprio, denominado Sistema Mosaico. Seu nome é dado por priorizar a intuição e a sensibilidade sobre cores, interpretações e sensações para construir as cenas. Esse sistema é dividido em 3 partes: Sistema de Chaves, Sistema de Conflitos e Sistema de Corrupção.

  • Sistema de Chaves – São os baralhos que são utilizados para dar poder aos jogadores através da Narrativa Compartilhada. Durante QUALQUER momento da narrativa um jogador pode revelar uma Carta de Tema, apresentando algo novo ao jogo. Logo ele apresenta uma Carta de Chave e todos os outros jogadores podem contribuir. Assim, o protagonista-narrador que jogou a Carta de Tema, terá que narrar a cena sob as palavras escolhidas pelos jogadores e suas Cartas de Chave. É incrível os resultados e a riqueza do jogo.
  • Sistema de Conflitos – É o sistema de solução (testes) do jogo. Sempre que houver algum tipo de resistência, impedimento ou conflito impedindo o avanço dos protagonistas o mestre pode pedir um teste. Diferente dos outros jogos, o Sistema Mosaico usa dados coloridos. Os dados vermelhos falam de PODER, os dados amarelos de TEMPO, os dados azuis de TAMANHO e os dados pretos de DIFICULDADE. E é o jogador que define quais irá jogar, de acordo com suas competências, berloques e equipamentos. É bem simples e narrativo. Um combate, por exemplo, não terá sequencia de ataques, combos, etc. Porém os jogadores podem se ajudar e criar uma cena única.
  • Sistema de Corrupção – Um auxiliar e importante mecanismo para ajudar na resolução de conflitos de forma mais mágica. Depois que a Torre te tocou no Oblívio, você também ganha poderes fantásticos, usando essa realidade mágica à seu favor. A partir da escolha do seu lado mais sombrio, você poderá trazer soluções belas e fantásticas, ao custo de um pouco da sua alma. Dessa forma, alterando seu comportamento, identidade ou sanidade. Assim, torne-se um pesadelo, vulto ou algo completamente novo com base nesse lado sombrio.

A criatividade é o ponto chave desse jogo e o mais legal é que não precisa “ter medo” do improviso, pois todos estão ali juntos para jogar e ajudar.

Ilustrações e Narrativa do Livro

Com ilustrações inspiradas em diversos artistas como os pintores Ernst Fuchs e Arturo Rivera. O designer e ilustrador Ramon Moure, traz uma vida — até assustadora — para o livro. Dessa forma mexendo com nossas emoções e sentimentos, não somente pelas palavras de Arthur Andrade e das personalidades que explicam o jogo e seu cenário, mas por visões que ilustram cada momento.

Inspirado em Realismo Mágico, as ilustrações e manipulações de imagem de Ramon Moure.

As Vozes do Oblívio

Um dos pontos mais altos desse livro são as vozes! Quando falamos de regras, o autor, Arthur Andrade dá o tom. Explicações simples e que dão abertura para o mestre e jogadores readaptarem as regras para como quiserem. Lembrando que o Sistema Mosaico é sobre intuição e não sobre ficar sentado sob um tomo de quando isso, faça aquilo, como em outros sistemas.

Agora, quando chega a hora de falar sobre cenário, como você, um novato, que nunca entrou no Oblívio, nunca enfrentou um Pesadelo, nunca teve — talvez — a sensação de abandono e a de ser esquecido, consegue interpretar? Explicar não é fácil. Por isso, eles escolheram a estratégia de mostrar, ao invés de explicar. Assim, você consegue SENTIR os efeitos e vivenciar para depois expor para seus jogadores as sensações.

Logo no começo, no conto de Silvio Alencar, Marcas do Passado, já dá para ter uma ideia de onde estamos entrando. Porém, é com as vozes que irá sentir a verdadeira marca da Torre. A Alma da Festa; Princesa Neon; Alex, o Matemágico; Alfa, a Anfitriã; Grimalkin, o Gato Mestre; Pregador Minos; Eremita da Ponte; Poeta Cor de Vento, serão seus anfitriões na leitura deste livro. Cada um expondo sua visão sobre o Oblívio, a Torre e todo o cenário.

É muito mais fácil entender ao viver, ao invés de explicar. Você entenderá ao adquirir o seu livro ou PDF para jogar. Visite o site da editora para garantir a sua cópia.

Veredito Final de As Chaves da Torre — Primeira Edição

Com qualidade suprema de impressão e papelaria, o livro do RPG de Mesa As Chaves da Torre ganhou um lugar especial na biblioteca de RPGs. Sua impressão, diagramação e design se tornaram um chamariz até para quem não joga. Minha esposa, que não curte RPG, botou os olhos no livro e sua primeira reação foi “orraaaa… que livro lindo”, sua segunda reação foi “Posso ler?” e sua terceira reação foi se esquecer de mim no sofá lendo o conto do Silvio, que mencionei acima.

É imersivo e dinâmico. É um projeto nota 10 e que temos muito orgulho de fazer parte dessa história.

Quer entender mais sobre As Chaves da Torre RPG? Assista a Sessão Zero onde o Arthur Andrade e Ramon Moure, autores do livro, prepara a gente, explica as regras, a ficha e o cenário.

Bora jogar?

Para mais imagens, confira este post no nosso Instagram, siga a Editora Caleidoscópio: Site e Instagram, e aguarde mais conteúdo sobre esse incrível RPG que terá novidade ainda neste ano.

Confira mais posts sobre As Chaves da Torre, clicando neste link.