Use facções para aprimorar a tensão no jogo!
Ao construir um universo de RPG de mesa, podemos seguir para diversos caminhos e possibilidades. Durante o desenvolvimento eu percebi que existem dois mundos e um laço entre eles.
Macro e Micro Universos
Macro Universo
No universo maior, temos a oportunidade de explorar o ambiente, o território pelo qual os personagens irão passar. Aqui exploramos a econômia, política, cultura, geografia, clima, arquitetura e tudo o mais que for possível para ambientar os jogadores em um cenário.
O Macro Universo é onde a história acontece no RPG de Mesa.
Algumas vezes será apenas uma caverna ou uma nave espacial, outras será uma vila ou um algumas cidades e haverá momentos que será um universo por completo. Depende do tamanho e da complexidade da sua história. Concorda?
Micro Universo
O seu personagem ou NPC é um micro universo. Ele é lotado de referências, detalhes e motivos que o fazem tomar atitudes. Quando tem uma história bem construída, por si só, se transforma em uma história a parte da história.
O desvendar do personagem em si se torna intrigante. Quem é esse personagem? Por que ele age assim? O que o motiva?
Além disso, temos os seus ancestrais, amigos, relacionamentos e inimigos que fazem parte desse micro universo.
Por exemplo, o meu personagem Mufasa Scar da 2ª Era de Nindäle, tem seus pais que foram assassinados em sua infância. Todos os personagens da tribo Aukatlua que morou em Hässine, os seus mentores em seus escritos, os amigos que fez no circo itinerante que o ajudaram a descobrir o seu rugido, o clérigo que o ajudou a assumir a sua sombra, os nobres de Gällin que o acolheram como empreendedor, os reis e rainhas locais, os seus funcionários e assim por diante.
Percebe que um único personagem tem um universo gigantesco em torno de si, sem falar no próprio universo em que está inserido?
O laço que enriquece a trama
Porém, além desses dois universos, ao desenvolver a trama e estudar as possibilidade para enriquece minhas campanhas de Cyberpunk 2020, percebi que existe um elemento que possibilita infinitos conflitos, explorações e relacionamentos.
O uso de organizações ou facções é muito útil para criar uma atmosfera de infinidade e laça personagens e NPCs no cenário criado.
Existe uma linha de pensamento do comportamento humano que diz: todos devem pertencer. Nós como seres humanos temos a necessidade básica de pertencer há um grupo.
Por isso personagens e NPCs precisam fazer parte de alguma empresa, corporação, facção, guilda, reinado ou o que for. Até mesmo um eremita pertence ao conjunto de ideais do isolamento.
Criando sua organização
Uma organização precisa de 4 elementos básicos, vejamos:
Objetivo
Uma organização, não importa qual tipo seja, precisa de um objetivo para existir. Sem um motivo, não existe ação. Sem ação, não existe nada.
Podem ser objetivos dos simples e pequenos, até ideais grandiosos e disruptivos.
Uma guilda pode ter o objetivo de proteger um determinado reino. Uma empresa é motivada pelo desenvolvimento constante de novas tecnologias. Um bar em servir o melhor hidromel da cidade. Uma facção é focada em destruir as corporações.
Perceba que o objetivo irá nortear as ações dos membros dessa organização. Ela será mais um ingrediente para seu personagem, pois ele terá a motivação da organização somada a sua motivação pessoal. Qualquer NPC que você criar instantaneamente já terá um motivo de ação.
Filosofia
Qual é a maneira que a organização alcança seus objetivos? Aí se encontra a filosofia, que está relacionada ao como seus membros irão agir.
Uma guilda de comerciantes pode ter a filosofia de enriquecer a qualquer custo, menos a morte. Uma bordel em uma vila pode ter como filosofia o garantir a satisfação máxima de seus clientes. Uma liga de assassinos pode ter como filosofia um determinado tipo de corte ou deixar uma assinatura no local.
Você decidirá qual é a filosofia daquela determinada facção. Perceba que isso ajudará seus jogadores a identificarem parcerias e inimigos, poderão se divertir na exploração ao encontrar “métodos” e os “como’s” das organizações.
Limites e Linhas
Quais são as diretrizes pelas quais a organização opera? O que ela se sujeita a fazer e o que ela não aceita?
Esses são os “valores” da empresa.
Por exemplo, em algumas máfias italianas um homem quando trai sua esposa é descartado no mesmo dia da descoberta, sem direito a se defender. Eles o matam, pois se um homem trai sua esposa que é a pessoa que lhe dá amor e com quem ele dorme, imagina o que ele pode fazer com o grupo? Então eles se livram do problema e cuidam da família do falecido.
É uma diretriz poderosa essa, não? Ninguém ultrapassa a linha da traição.
Assim são os limites que são criados para manter as pessoas dentro do que a organização acredita. Seja ela uma empresa, uma guilda, uma facção ou grupo criminoso.
Pessoas
E para completar, as regras precisam de pessoas que as seguirão. Então você irá desenvolver os personagens pensando no organograma da facção. Seja ela empresa ou crime organizado.
Você criará o líder, os seus diretos, conselheiros e subordinados. Irá descendo a pirâmide.
Não precisa criar tudo de uma única vez. No RPG de Mesa você pode deixar a história fluir e ir criando no andar da narrativa.
Na mesa que mestrei semana passada eu criei dois NPCs no improviso e depois eu fui no meu log e, depois da mesa, terminei de criar os personagens para tê-los dentro da facção. Assim eu e outros mestres que jogam no meu universo podem ter acesso a esses novos personagens.
Vantagem de criar organizações
Criar uma facção, por exemplo, te orienta na criação rápida de um NPC, para a hora do improviso, por exemplo. Pois você já terá o objetivo sob o qual ele atua, o que ele quer com o grupo, o que ele está disposto a fazer e para quem ele responde (dando o nível de informação que ele tem).
Percebe como fica rápido e interessante? Depois você aprofunda com os maneirismos, descritivo físico e outros elementos que darão o diferencial desse NPC para os demais do grupo.
Um exemplo: La Famiglia
Vou apresentar para você uma facção que é a La Famiglia, do meu universo de Cyberpunk 2020.
Descrição Inicial: Um grupo de nômades que invadiram Neon City e estão dominando algumas áreas importantes.
Objetivo: Garantir a sobrevivência de todos os “irmãos” e a prosperidade dos líderes de comunidade.
Filosofia: Errar é humano, errar duas vezes perde o braço!
Limites e Linha de Pensamento: Ou é a favor da La Famiglia ou é contra, não há meio termo; Antes perder um braço do que perder a reputação; Salve todos que puder, mas nunca prejudique a operação; Ajude os necessitados trazendo eles para o fazer o juramento, eles serão excelentes soldados; Não seja usuário do que vende.
Pessoas: Líder “o Pai”… Só não vou colocar mais informações, pois tem jogadores que lêem o post.
Entendeu como é rápido e profundo criar os elementos da organização?
Te desafio! Pense rapidamente em um personagem que seria membro dessa fação. Consegue imaginar? Deixe nos comentários para eu saber!