Vantagem e Desvantagem, como Rolar os Dados?
Seu mestre pediu para você fazer uma rolagem com vantagem ou com desvantagem e você ficou na dúvida do que fazer? Esse post é para você!
Como no post sobre o papel dos dados no RPG, falamos que o mestre pode pedir um teste para você, existem casos em que essa rolagem pode ter algum tipo de benefício ou que haja mais desafios na ação do que imaginamos.
Vamos entender como Puro, Vantagem e Desvantagem funcionam?
Rolagem Pura!
Você vai escutar seu mestre pedir: “faça um teste de percepção pura” ou somente pedindo para fazer o teste de percepção. Isso significa que não há condições que irão te beneficiar ou que irão impedir o seu exito. O resultado irá depender apenas da sua capacidade (e sorte nos dados).
Na rolagem pura, você irá rolar apenas um dado e o número indicado será o resultado que você irá utilizar. Não vou entrar em bônus de proficiência aqui.
Rolagem com Vantagem.
Agora, você está em um ambiente natural seu, por exemplo, na floresta e você conhece essa floresta como a palma de sua mão e você precisa saber se aconteceu alguma coisa nesse local, você fará um teste de Intuição ou Percepção com Vantagem.
Você está no escuro com sua roupa de ladino e precisa adentrar ao castelo, você não precisa de luz e os soldados estão em sua ronda normal, nada atentos, seu mestre pode te pedir um teste de Furtividade com Vantagem.
Aquele muro alto pode ser difícil de subir sozinho, mas com a ajuda de um colega (jogador ou NPC) fica muito mais fácil e o mestre pode pedir um teste de Atletismo com Vantagem.
Esses são exemplos que causam rolagens com vantagem, mas cabe a cada mestre definir a regra! Aqui é só uma sugestão.
Ele pediu com vantagem, o que eu faço?
Agora você irá rolar dois dados, você está aumentando suas chances de exito! E o que você fará? Simplesmente irá escolher o de maior número. Por exemplo, você rolou os dados e tirou 10 e 13. Você irá anunciar o resultado de 13 para seu mestre, para que ele descreva o que aconteceu.
Simples, não?
Rolagem com Desvantagem.
Agora a situação muda! Está chovendo torrencialmente e você precisa escalar aquele muro, novamente. É claro que até os mais habilidosos terão que lidar com a altura e com a chuva. Seu mestre irá pedir teste de Atletismo com Desvantagem.
Você começou a fazer uma poção com uma receita que sabe de cabeça, mas não lembra todos os ingredientes. Talvez seu mestre peça uma rolagem de Inteligência com Desvantagem.
Dentro de uma taverna está uma linda garota plebéia com cara de emburrada, mas que ela possui as informações que você quer. Você com uma armadura brilhante pode não ser o “tipo ideal” dela. Seu mestre pode pedir para você rolar Carisma com Desvantagem.
Mais uma vez são só ideias, o seu mestre decide os testes!
Como rolar com Desvantagem?
É exatamente igual com Vantagem, só que a escolha é pelo menor número. Você irá rolar dois dados e a sua chance de dar errado agora é maior, pois está em Desvantagem, certo? Você tira 18 e 9. Vibra com o 18, mas terá que anunciar que tirou 9! O resultado que o mestre irá narrar é a partir do 9, pois é o menor valor que terá que utilizar.
Novamente, simples como todo jogo deve ser.
Agora queremos saber, esse post ajudou você? Coloca nos comentários! Assim como suas dúvidas. Teremos o maior prazer em responder!