Vermilium: Por que a hype está alta?
Se você ainda não conhece Vermilium, aguarde, logo irá conhecer. Dia 08 de Abril a Escafandro Editora abrirá as portas do financiamento coletivo do que é conhecido como um dos melhores cenários de Savage Worlds, escrito por Ben Giles. Um cenário de fantasia sombria som inspiração no velho oeste.
Sim, Vermilium se passa nas Auroras, um “novo mundo”, o último refúgio da humanidade. Esse continente se ergue sobre as ruínas de uma antiga civilização de mestres da construção e da magia, os Arquitetos. Nesse mundo onde todos lutam para sobreviver, você será um anti-herói explorando paisagens selvagens, repletas de ruínas antigas, máquinas de guerra, magia e tecnologia de uma revolução industrial esquecida. Você poderá encontrar humanos, anões, pequeninos (halfling), mecanoides (autômatos) e monstros se aventurando pelas ruínas. Pois todos estão caçando recompensas perigosas e coletando componentes sobrenaturais para criar itens poderosos.
Então amigo, se você já é um Savageiro, esse livro deve estar na sua lista de obrigatoriedade. Dizem por aí, nas mídias internacionais (rs), pois não posso afirmar e isso tive que pesquisar. Que Vermilium e seu estilo de jogo possui uma combinação perfeita entre sistema e cenário. E só há um jeito de testar, não é verdade? Aliás o Jogo Rápido está disponível para baixar na página do financiamento coletivo.

E pq a hype? Bora entender!
Eu separei alguns itens que eu acho interessante você saber antes de sair financiando o projeto. Para você entender legal, o que é Vermilium e a pira geral.
01. Cenário único de fantasia sombria
O cenário que Ben Giles criou é verdadeiramente único. Essa mente reclusa (pq é difícil falar com este ser) criou um cenário que é adaptável aos nossos instintos e usa fantasia, ficção científica e horror cósmico para nos prender. Essa mistura inovadora de gêneros, permite familiaridade e ao mesmo tempo um tom de novidade entre todos.
A influência constante da Sangria oferece um vasto potencial para exploração e descoberta. Porém, vou deixar você ler e se encantar com o livro do jogo que apresenta de forma formidável cada detalhe.
Só digo que você irá curtir um estilo Red Dead Redemption com um toque de ocultismo, fantasia e surpresas constantes. Guarda isso, pois isso já fará você sair da taverna e se aventurar pelas terras de Auroras.
02. Sistema de criação de personagem a la Savage Worlds
Sistema de criação de personagens com classes e raças já batidas? Nope! Aqui em Vermilium, você terá sua criatividade testada e terá poder para construir o tipo de personagem que você deseja. O processo de criação é bem intuitivo e rápido, para você criar um conceito interessante, escolher livremente como será esse personagem e cair para sua história em Auroras.
Pensa só: define a linhagem, escolhe seu arquétipo (o que você faz), calcula seus atributos, adquire vantagens, escolhe também umas complicações, pega equipamentos e calcula os atributos derivados. Já era. Tão rápido quanto um saque no duelo.
Agora imagine só você sendo um Mecanoide despertado ex-escravo de construção que se tornou um pregador errante; Talvez um Meio-elfo da tribo fantasma renegado viciado em componentes de bruxaria; ou um Sasquatch sofisticado ex-acompanhante (meretriz) com habilidade inesperada em ocultismo. Tá vendo onde dá para juntar tudo e construir sua ideia de personagem? Sem fins, meu caro… sem fim.
03. Mecânica de Savage Worlds expandida
Como já citei acima, Vermilium tem um fit perfeito com o sistema Savage Worlds. Eles se encaixam e ainda Vermilium traz novidades para o estilo de jogo. Sim, aqui você terá as Cartas Selvagens, Sistema de Crafting, as Cartas de Aventuras e a famosa Explosão de Dados que dá um tom cinematográfico para o jogo. Sério, tem gente que precisa de dublê para jogar Savage Worlds, pois é realmente um jogo que expande e faz curvas muito rápido. Assim, mudando as histórias de uma hora para outra.
Só que Vermilium ainda traz novas regras bem do Oestre Estranho (Weird West), tem um a regra chamada Estranhos em uma terra estranha que traz aquela desconfiança de andarilhos. Pois se você chegasse numa vila e ninguém soubesse quem você é… é mais fácil tomar um tiro do que conseguir um copo d’água.
Além disso, ainda tem regras de crafting, coleta e até criação de veneno. Outra regra legal é a de conexão com a magia (energia) ancestral. Achei bem top, pois lembra muito a inspiração dos indígenas americanos.

04. Narrativas diferentes e divergentes
Numa única campanha o sistema de Savage Worlds combinado com a ambientação de Vermilium, permite diferentes situações. Dessa forma, podemos ir do suspense e horror ao humor e engraçado, da aventura explorativa ao caos generalizado. “É, mas você está falando isso, mas é possível fazer isso em qualquer RPG.” Você tem meia razão! Todos nós conseguimos transitar, mas um D&D sempre será uma aventura heróica, um Vampiro ou Urban Shadows sempre será um jogo político das sombras e assim vai. Mas, Ben Giles criou algo que pode ir do cômico ao suspense em segundos.
É Diogo, você mandou bem em convencer o Victor a esse ser o primeiro projeto da Escafandro Editora!
Um horizonte vermelho
Eu ainda poderia trazer mais alguns benefícios como uma produção visual incrível, cada arte é de babar. A qualidade da Escafandro Editora, que já foi apresentada em diversos projetos e agora traz a sua potencialidade. Podemos falar da comunidade crescente, do engajamento e assim vai.
Porém, o nosso mundo pode ficar vermelho com Vermilium em nossas mãos.
Não vejo a hora de poder jogar com mais pessoas e apresentar esse livro tão especial! Além disso, já existe uma expansão que aguarda ansiosamente o sucesso do primeiro financiamento para chegar no Brasil. The Sick and the Dead é a segunda expansão, pois aparentemente Blood Hunt estará no financiamento.
Vermilium na Meeple Starter
Vermilium começa seu financiamento coletivo na plataforma Meeple Starter em 08 de Abril e promete ser o primeiro passo para oficializar a existência da Escafandro Editora. Dependerá da confiança do povo tanto na plataforma, como na editora, pois o jogo está excelente.