Visitando a fábrica da Toy Maker Brasil em São Paulo
Uma estátua de um personagem de um filme, uma celebridade ou até um cenário para a sua casa. Na Brasil Game Show de 2022 trouxemos para casa uma miniatura de RPG e um cartão de visitas que viraram grandes presentes do evento. E, após algumas ligações, fomos visitar o studio dos grandes Artesãos de Colecionáveis Toy Maker Brasil!
Localizada em São Paulo a Toy Maker foi idealizada pelo designer e modelista Turino e por sua esposa Danielly. Com uma equipe de ponta eles criam, em um alto nível de qualidade, esculturas de colecionáveis de cair o queixo. Eles já tinham deixado a gente babando na Brasil Game Show, mas conhecer os detalhes da modelagem e produção fez a gente admirar ainda mais essa equipe.

Um studio de criação de “brinquedos”
O primeiro aprendizado junto ao primeiro gole de café foi entender que o foco da Toy Maker Brasil está nas esculturas e não em action-figures. A primeira é estática, enquanto a segunda as peças tem movimento. Aí fica uma grande distinção, pois com action-figure é possível brincar, mover, jogar, etc, já com uma escultura e muitas com nível de detalhe tão pequeno e preciso, apenas os olhos se divertem.
Falando em se divertir, também tivemos o prazer de conhecer um grande colecionador durante esse primeiro café. Carlos Greco do canal Red Nerd Pill, estava levando seu Batman dos anos 80 para restauração e ficamos trocando ideias sobre colecionáveis e o papel da Toy Maker na qualidade e acessibilidade das peças. Com uma grande coleção, que você pode ver nesse vídeo, o Greco sabe o que está falando.
O que fizeram na Toy Maker?
Eu sempre fui louco por arte e minha pira na época de menino era desenhar personagens. Heróis e vilões que viviam na minha mente, que hoje expresso através do RPG de mesa. Assim, eu sempre fiquei conectado com as artes visuais: pinturas, esculturas, grafiti, desenhos, hqs, filmes e seriados, tudo o que a imagem apresenta.
Uma das mais incríveis formas de ver imagens e objetos é através de esculturas. Pois, temos uma visão 3d, completa, do personagem, cenário ou o que for. Entende? Portanto, seja de argila ou modelado no computador e impresso numa 3D. Adoro ver trabalhos bem feitos e decoro a minha casa com algumas dessas esculturas, que assumo, comprava do outro lado da fronteira verde e amarela.

Conhecendo o processo de produção das esculturas
Talvez você já tenha assistido a esse vídeo que mostra a Toy Maker Brasil por dentro, mas do mesmo jeito quero te contar essa história e deixar registrado nossa primeira experiência com eles.
Passo 1 – Modelagem
O desafio começa com a modelagem. O Turino recebe o pedido do cliente que pode ser algo que já tenha pronto e dá opção das cores originais ou personalizadas, além disso o cliente tem a possibilidade de solicitar a peça que ele também modela, do zero!
Na tela do computador ainda, postura, texturas e cores são definidas para que na hora de imprimir saia tudo certinho. Isso me lembra quando a gente ia comprar nossa impressora 3D e analisamos o processo. Para imprimir e dar acabamento tem coisa que é horas. Veja, na impressora 3D de filamento, que o cabelo do Naruto, em escala 1:1, demora oito dias para ficar pronto. Oito!

O sucesso da impressão está no projeto e fatiamento dos arquivos – desmembramento para facilitar e “caber” na impressão.
Passo 2 – Impressoras em ação
Com arquivo no pen-drive chegou a hora de colocar as máquinas para trabalhar. Como uma impressora de jato de tinta, a cabeça da impressora move e deixa uma resina que solidifica com os estímulos e com a luz especial.
Você vai ficar louco com a qualidade da impressão que sai, mesmo com o alto tempo para imprimir. Tivemos problemas com a corrente do Kratus. A Toy Maker precisava arrumar as correntes do braço do Kratus. Assim, pegando o modelo e fatiando, a peça necessária.

Além dessa opção tem a escultura em clay (argila), que a Toy Maker usa para os projetos grandes, os famosos 1:1, por exemplo. Como o Homer Simpson que vimos em produção e estava genial!

Passo 3 – Acabamento
Aqui é onde a mágica apara sua forma e revela a qualidade para o cliente final. Com profissionais dedicados para lixar e, se precisar, refazer alguma parte da peça, o acabamento é uma zona de pó cinza e muito satisfatória. Ver como uma peça da máquina ou do molde, com suportes, arestas e irregularidades, é no acabamento que a Toy Maker também apresenta um diferencial.
Dessa forma, com uma equipe treinada, a Toy Maker Brasil eleva o grau de acabamento que muitos outros produtores negam.

Passo 4 – Pintura
Aqui o negócio é trampo também, pois depois de falar com o Turino e descobrir que a pintura é uma parte muito importante da peça, vimos com olhos mais orgulhos ainda Cesar, Jennifer e Inajara, dando vida (cor) para algumas peças como Kratus, o Goku em Cell Shade, a Shuri de Wakanda e Jack Nickelson como Coringa.

Pinceis, tintas, luzes e aerógrafos dominam as mesas cheias de detalhes para ajudar a colorir os projetos que, segundo o Turino: “Mesmo com pessoas diferentes, fazendo peças diferentes, a gente consegue manter uma precisão de cor que peças, de outras empresas, lado a lado geralmente tem falhas.” Isso graças aos processos que desenvolveram lá dentro.

Passo 5 – Finalizando
Brincadeiras à parte, mas deu um orgulho de ver que além de todo o trabalho que pode chegar a demorar quase 15 dias só a impressão 3D, a Toy Maker Brasil ainda cria a caixa que vai a sua estátua. A caixa é personalizada! É tão linda que a própria caixa se transforma num colecionável.
Acabei não tirando foto para mostrar, mas você vai entender no seu pedido.
Uma nova era de colecionáveis
Nós temos vários grandes players no mercado de colecionáveis, não é mesmo? Porém a Toy Maker arrasou na qualidade do que faz e entrega. O Turino em si não deixa uma peça sair do estabelecimento sem sua inspiração e validação. Parece charo, mas é isso que garante a qualidade da Toy Maker Brasil.
E você curte colecionáveis? Tem estátuas em casa? Conta para a gente nos comentários!
Que uma nova era de colecionáveis com altíssima qualidade chegue para trazer mais colecionadores, fãs e admiradores para as marcas desse mundo tão pequeno.