Worldbuilding

Worldbuilding: Desvendando a Geografia do Seu Mundo

No fascinante universo do worldbuilding, a geografia desempenha um papel crucial na construção de mundos envolventes e realistas. Criar o mapa do seu mundo é mais do que apenas desenhar contornos; é sobre entender como terra, água, clima e recursos únicos se interconectam para formar um cenário coerente e rico em detalhes.

A geografia determina como as pessoas se conectam, trocam, como elas buscam recursos e assim por diante. Portanto, não é algo apenas para preencher espaços. Porém, vai muito além, é sobre como as espécies sobrevivem, se destacam, reinam ou deixam de existir.

Por isso, que gostamos de dizer que este é um passo muito importante dentro do nosso método de Worldbuilding e você deve explorá-lo com a gente.

Clique aqui para conhecer nosso método de worldbuilding para escritores e mestres de RPG.

Agora, vamos explorar como você pode começar a desenvolver a geografia do seu mundo, desde a distribuição de terra e água até a inclusão de recursos raros e valiosos. Prepare-se para transformar suas ideias em um mapa que dará vida ao seu universo fictício!

Essa aula é um complemento do vídeo em que o mestre Vitor Gimenes, mestre da Nuckturp, criador de Nindäle e autor da saga O Último Arcanista, compartilhou com a gente.

Estruturando a Geografia do Seu Mundo

Vamos lá! Para começar, vamos trazer 5 pensamentos importantes:

1. Terra e Água

A primeira etapa na criação do mapa do seu mundo é decidir onde estão as massas de terra e corpos d’água. A água é um recurso vital, e sua distribuição pode influenciar profundamente o desenvolvimento das civilizações em seu mundo.

  • Distribuição Inicial: Comece desenhando um esboço básico do seu mapa, decidindo onde estarão os continentes, ilhas, oceanos e rios. Lembre-se de que a água é essencial para a vida (se isso for verdade em seu conceito de mundo), então regiões com escassez de água serão mais desafiadoras para a sobrevivência.
  • Exemplo Prático: Em um mundo onde civilizações vivem em redomas subaquáticas, a abundância de água molda a cultura e a tecnologia, permitindo a criação de sistemas únicos para aproveitamento dos recursos oceânicos.

2. Montanhas e Relevo

Montanhas, planícies e vales são elementos geográficos que influenciam o clima e a vida em seu mundo. A localização dessas formações pode determinar barreiras naturais, rotas de comércio e habitats.

  • Impacto no Clima: As montanhas podem criar barreiras que afetam padrões climáticos, como chuvas e ventos, influenciando a flora e fauna locais.
  • Exemplo Prático: Em Westeros, as Montanhas da Muralha servem como uma barreira contra os ventos gelados do Norte, criando um clima distinto ao sul.

Aqui, uma recomendação nossa é estudar um pouco sobre como o relevo influência na fauna e flora. Não precisa se tornar um especialista, mas entenda para ter lógica e conexão daquilo que você cria.

Dica importante: Durante o processo de Worldbuilding, você irá evoluir como criador de mundos, entendendo mais sobre o nosso próprio mundo e curvando as regras à seu favor. Portanto, não pense em parar caso as coisas fiquem complicadas. Respire, estude, assista um vídeo, mande-nos um e-mail e siga seu jogo.

3. Clima e Biomas

O clima é um fator determinante para a biodiversidade e os biomas de seu mundo. Por isso, decidir se uma região é árida, tropical, temperada ou gelada ajudará a definir a vida que pode prosperar ali. Inclusive, nós gostamos muito de criar monstros e criaturas exclusivas para cada região e bioma, trazendo uma assinatura do local. Dessa forma, pense nos biomas e seu uso e impacto no seu processo de Worldbuilding.

  • Uso de Biomas: Utilize biomas conhecidos, como tundras, desertos e florestas tropicais, como base para desenvolver regiões únicas em seu mundo. Faça alterações sutis e combinações. Você vai se divertir.
  • Exemplo Prático: George R.R. Martin usou a tundra como inspiração para o Norte de Westeros, adicionando elementos únicos como lobos gigantes.

4. Fauna e Flora

A vida animal e vegetal de seu mundo deve refletir o clima e as condições geográficas. Pense em como diferentes espécies interagem e se adaptam ao ambiente.

  • Distribuição de Vida: Decida quais áreas têm fauna e flora abundantes e quais são mais áridas ou escassas. Cada área deve ter animais, flores, plantas ou a falta deles como identidade biogeográfica.
  • Exemplo 01: Pandora em “Avatar”
    • Ambiente: Pandora é uma lua exuberante e rica em biodiversidade, com florestas tropicais densas e um ecossistema interconectado.
    • Fauna e Flora: Criaturas como o Ikran (ou Banshee), grandes aves voadoras, e o Thanator, um predador terrestre, são exemplos de como a fauna é adaptada ao ambiente hostil e místico. Além disso, as plantas bioluminescentes e árvores gigantes, como a Árvore das Almas, refletem a conexão espiritual e energética dos Na’vi com seu mundo.
  • Exemplo 02: Arrakis em “Duna”
    • Ambiente: Um planeta desértico com vastas dunas de areia, conhecido por seu clima árido e escassez de água.
    • Fauna e Flora: Os gigantescos vermes da areia são a vida dominante, adaptados para sobreviver no deserto e essenciais para a produção da especiaria melange. Já a vegetação é escassa, mas as plantas que existem são altamente adaptadas para conservar água e sobreviver em condições extremas.
  • Exemplo 03: Narnia em “As Crônicas de Nárnia”
    • Ambiente: Um mundo mágico com regiões variadas, incluindo florestas encantadas, montanhas nevadas e pradarias.
    • Fauna e Flora: Criaturas falantes e míticas, como centauros, faunos e leões, coexistem com animais comuns, todos desempenhando papéis significativos na sociedade. Porém, em flora, há florestas mágicas, como as de Lantern Waste, são ricas em árvores e plantas que muitas vezes têm propriedades encantadas.
  • Exemplo 04: Westeros em “Game of Thrones”
    • Ambiente: Um continente com uma variedade de climas, desde as terras geladas do Norte até as regiões quentes do sul.
    • Fauna e Flora: Lobos gigantes no Norte e dragões no sul são exemplos de como a fauna se adapta e influencia a cultura e mitologia local. Além disso, florestas antigas, como a Floresta Assombrada, abrigam árvores de represeiro com folhas vermelhas, que têm significância religiosa e cultural.

Veja cada um desses ricos exemplos e como o conhecimento sobre Fauna e Flora cria um projeto de Worldbuilding robusto. Aliás, que você pode fazer o seu, participando do nosso método único de Worldbuilding, aqui.

5. Recursos Únicos

Recursos raros e valiosos podem ser um ponto central na economia e na política do seu mundo. Pense em materiais ou energias únicas que existam apenas em certas regiões. Dessa forma, criando a lei da oferta e demanda entre civilizações, gerando comércio e favores. Os recursos únicos podem ser alvos de intrigas e relacionamentos políticos.

  • Exemplo Prático: O mithril na Terra Média é um metal raro e valioso, encontrado apenas em locais específicos, influenciando a riqueza e a estratégia das civilizações.

Pondo seu worldbuilding em prática

Agora que você compreende os elementos essenciais da geografia do worldbuilding, é aplique essas ideias ao seu projeto. Revise suas anotações e desenhe o mapa do seu mundo, identificando onde estão as terras, águas, montanhas e recursos únicos. Lembre-se de que este é um processo iterativo; seu mapa evoluirá à medida que você desenvolve mais detalhes sobre seu universo.

Ei! E não se incomode de ter que revisitar e apagar, reescrever e reconstruir. Isso faz parte do processo de Worldbuilding. E, sendo bem sincero: se apaixone pelo processo, não pelo resultado final. Você vai se lembrar para sempre de como se sente construindo, mas nem terá um impacto emocional grande quando estiver concluído.

Faça parte do curso de worldbuilding da Nuckturp, clicando aqui.
Leia o próximo post – Cultura, Economia e Política
Leia o post anterior – Explorando as Consequências das Ideias no Worldbuilding.
Acesse o Guia Definitivo de Worldbuilding aqui.
Assista a playlist de Worldbuilding aqui.