Xas Irkalla: RPG de Horror Black-Metal
“O céu acinzentado e as ruínas quebradas que formavam um grande labirinto já me mostravam que eu não estava mais na minha terra natal. Aliás, onde é minha terra natal? Além disso, o que é aquela sombra de uma mãe com um bebê se movimentando atrás daquele pilar?”
Não tente ser um herói nesse RPG que desafia sua sanidade. Acima de tudo seu objetivo é sobreviver e James Vail, o criador, aparentemente não quer que isso aconteça.
Nesse cenário de horror black-metal você é uma pessoa comum que vivenciou a destruição de outra dimensão e acabou caindo em Irkalla, uma grande vastidão de vazio, escuridão e cinzas. Sobretudo com seres que parecem humanos e outras monstruosidades que não querem seu bem.
Primeiramente em Xas Irkalla, um mundo de sofrimento, os arquitetos das tribos escravizam quase todas as almas e se alimentam de seus poderes e conexões psíquicas. Porém é entre cidades onde rei-deuses escravizam corpos semelhantes a cadáveres e labirintos interdimensionais que seus personagens terão que encontrar seu caminho.
Seu personagem em Xas Irkalla
Após ter visto seu universo ser destruído e estar com a mente embaralhada por renascer em um labirinto interdimensional cinza e decrépito, você percebe que consegue se comunicar telepaticamente com outros personagens.
Assim começa a sua aventura na tentativa de se tornar o rei de uma tribo, um explorador dos terrenos devastados ou um grande escravo guerreiro. Porém para conquistar tais façanhas em um RPG quase impossível de sobreviver, você terá que otimizar muito bem a sua ficha de personagem.
A ficha de personagem de Xas Irkalla possui diversas informações, porém as mais importantes são Estresse e Ruína. Pois elas podem te levar a morte, sendo que fará esse teste diversas vezes no decorrer de sua aventura.
O estresse é o medidor que será seu oponente nos seus testes. Você sempre terá no mínimo 3 em estresse e no máximo 9. Portanto se você tirar um resultado abaixo do seu valor de estresse, isso significa um desastre e uma consequência severa lhe será servida pelo mestre.
A Ruína é o status que te ajudará a morrer, simples assim. Assim, você irá rolar 2 dados de 10 faces, para obter um “resultado percentual”, sendo o primeiro dado a dezena e o segundo dado a unidade. Bem como o estresse te dá consequências, rolar um resultado abaixo da sua ruína lhe trará a consequência final: a morte!
Porém a morte é o fim em Xas Irkalla? Pratique o desapego!
Após morrer, você irá criar um novo personagem, porém a memória do anterior é repassada para este, através a conexão com o Olho no Trono. Portanto a causa de morte do antigo personagem se transforma no medo de morte desse, abrindo o portal das desvantagens ao enfrentar esse tipo de morte.
Vai ficando mais fácil? Não!
Evoluindo o personagem
Não é só de desgraça e morte que se vive em Xas Irkalla, também tem tortura, combate e exploração de lugares devastados e cinzentos, com criaturas inimagináveis.
Porém seu personagem pode evoluir com o avançar da sua experiência em Irkalla. Ele pode ganhar especialidades, ascendência, características aberrantes, poder interior e maestrias para conseguir “se dar bem” nesse cenário que corrói mentes.
Especialidades
De acordo com o histórico do seu personagem, a vida passada antes de Irkalla, você recebe 5 especialidades, que irão te garantir +1 de bônus em suas rolagens com essa especialidade.
Para evoluir sua especialidade, você precisa tirar 10 (Sucesso Crítico). Pois isso significa que fez tão bem, que evoluiu a especialidade para o próximo nível.
Lembrando que o máximo que uma especialidade pode evoluir é para o nível 5, dando no máximo 5 pontos de bônus na rolagem.
Ascendência
Limitada a apenas 10 níveis de ascendência, você terá que escolher dentre 5 opções e criar seu combo de sobrevivência com elas. Então você encontrará durabilidade, precisão, recuperação, expertise e mágica.
Cada uma com um propósito diferente, porém cada um também possui pegadinhas para seu uso. Ou seja, tudo em Xas Irkalla tem um custo.
Características Aberrantes
As características aberrantes podem dar um ar divertido para seu personagem.
Cada característica que você adicionar na criação de seu personagem faz você subir 5 níveis de ruína, portanto só consegue obter 18! Porém, será que vale a pena ter 100 de ruína e morrer no primeiro teste?
Você pode ter, por exemplo, uma característica que é a bioluminescência que pode te ajudar a enxergar no escuro, atrair ou confundir inimigos e assim por diante.
Poder Interno
São habilidades que você compra com sua experiência que formam uma nova mentalidade em seu personagem e altera sua forma de ver a realidade. Portanto ela é benéfica, porém custosa.
Por exemplo, você pode ter um poder interno que se chama Grito de Guerra, que atordoa um inimigo por 1 turno, porém consome 3 pontos de estresse. Pode ser útil para fugir ou atacar, porém o custo de 3 pontos de estresse pode ser alto para dar esse potente grito.
Há uma outra que é Fome Sombria que faz você curar seus machucados, porém somente quando aplica golpes críticos. Dificultando assim a recuperação.
Maestria
As maestrias são caras, porém são as únicas que não tem uma pegadinha envolvida. Pois quando você desenvolve a maestria, você sabe fazer aquilo e pronto, sem custos na utilização. É mais custosa para adquirir, mas vale a pena, inclusive para equilibrar com os seus Poderes Internos.
O sistema Strain
Segundo James Vail o sistema Strain não é para criar heróis poderosos, mas sim sobreviventes imperfeitos que estão sendo caçados por uma forma obscura. Assim, armas não podem te salvar e os suprimentos são escassos. O mundo é um lugar escuro, sombrio e frágil, e além disso andar sozinho pode resultar em morte certa, porém ajuda está fora de alcance.
Esse sistema de RPG preza pela psicose, horror e como lidar com a morte.
Parece ser pesado pela descrição do sistema e do jogo, porém são as situações que nos deixam assustados, pois a dúvida é que te leva para situações horripilantes.
Qual história irá narrar?
As possibilidades dentro do cenário de Xas Irkalla são infinitas, pois estamos falando de labirintos interdimensionais, seres que morrem e ressurgem, porém todo pincelado em um ambiente sombrio, cinzento e assustador.
Quais elementos você criaria para esse cenário? Qual personagem você acredita que seria capaz de sobreviver nessa dimensão?
O Xas Irkalla é traduzido e distribuído pela editora especializada em jogos de horror e terror Huginn & Muninn.