Dicionário do RPG: RPG de Texto

O RPG de Texto é um jogo de interpretações através de aplicativos, redes sociais, mensageiros, e-mail e até fórums, substituindo o RPG de Mesa onde há o encontro físico (ou online) das pessoas. Quem escolhe esse tipo de jogo geralmente tem pouco tempo para as interações ou encontros. É um estilo de jogo interessante e que exige cautela também, pois pode consumir todo o dia, além de interpretações equivocadas por ser textual e haver ausência de tom de voz e linguagem corporal.

Diferenças do RPG de Texto vs. Tradicional de Mesa

Diferente das mesas de RPG tradicionais, onde há um tempo para a sessão começar e acabar, no RPG de texto não há limites de tempo. Outro ponto relevante é que não precisa de mestre, necessariamente. Como as interpretações e falas dos personagens acontecem via texto. Os próprios jogadores podem definir o momento, local e personagens, e começar a interagir.

Nesse tipo de RPG também não é necessário uma ficha de personagem complexa, pois o foco está nos diálogos entre os jogadores. Assim, combates e outras mecânicas que pedem mapas e movimentação são simplificadas.

JxJ (Jogador com Jogador)

Nesse estilo de RPG de Texto, dois jogadores se unem, definem uma situação e narram aquela situação entre si, interpretando seus personagens e definindo a ambientação. É um jogo bem dialogal.

MxJ (Mestre com Jogador)

Um mestre e um jogador se unem para construir uma narrativa. Um irá cuidar do ambiente e controlará o cenário, e o outro será o jogador que vivenciará e tomará as melhores decisões naquele local. Havendo assim, combates e outros eventos com testes de habilidades.

MxG (Mestre com Grupo)

Esse é o modo mais parecido com o RPG de Mesa presencial. O mestre dá o início da narrativa e permite que o grupo explore como se estivessem ao vivo. Mestre narra, solicita as respostas ou testes, e assim o jogo segue.

Sistema, qual usar?

No jogo de RPG de Texto as regras são muito mais simplificadas, porém é comum encontrar pessoas com fichas de personagem de D&D, Pathfinder, Tiny Dungeons e outros RPGs mais simples. Quanto mais simples, maior a possibilidade de sucesso.

Muitos dos jogos de texto não utilizam regras e a ficha de personagem é constituída por uma foto e descrições físicas. Dando a liberdade de “fazer o que quer”.