Dicionário do RPG: ROC (Rule of Cool)

Você pode escutar de vez em quando um mestre dizer: “Sacrifiquemos o sistema de acordo com o Rule of Cool”, porém o que esse termo que dizer?

Rule of Cool significa a Regra do Divertido, do Surpreendente e do Incrível. É geralmente usada para quebrar as regras do sistema quando:

  1. Um jogador faz uma interpretação incrível e os dados se tornam irrelevantes perante aquela interpretação. Seria uma lástima se o dado desse resultado negativo perante esse momento. Assim, valorizando o jogador e sua atitude.
  2. Quando algo muito excitante está para acontecer, todos os jogadores estão empolgados e um dado pode definir o destino. Nesses momentos é interessante deixar o dado de lado e narrar o que os brilhantes olhos dos jogadores desejam.
  3. Há um momento de heroísmo ou coragem, onde se percebe que há uma evolução do personagem através de uma atitude que interferirá no curso do jogo e, obviamente, atiça os demais jogadores.

“Rule of Cool: Permitir que alguns movimentos ridículos ou interpretações que não estariam no sistema sejam explorados para gerar um momento divertido.”

Mathew Mercer

O grande segredo do Rule of Cool é usar com moderação! Primeiramente, definindo os limites do sistema. O que é possível ou não é possível? Dentro desses limites se existir a oportunidade, deixe acontecer. Segundo, não deixe que aconteça a todo momento. Mesmo as coisas mais engraçadas ficam cansativas com a repetição e nem toda ação trará sucesso. Avalie bem a reação dos jogadores e o momento.

Lembre de recompensar seus jogadores além de liberar só os dados quando eles fizerem algo incrível. Estimule, através dos seus poderes como mestre, as possibilidades para recompensar os jogadores responsáveis pela cena.