Punkapocalyptic Shadow of the Demon Lord Shadow of the Weird Wizard

Robert Schwalb revela detalhes inéditos e futuro para o Brasil

O lendário game designer Robert Schwalb, conhecido por sua genialidade por trás de jogos de sucesso como Shadow of the Demon Lord, Punkapocalyptic, Shadow of the Weird Wizard, as melhores D&D 4 e 5, Numenera, Grimm e muitos outros, revelou, nessa quinta-feira, dia 14.08, surpreendentes notícias sobre si e o futuro de seus jogos.

Já prepara o cinto de segurança (e o bolso para comprar), pois vou te contar nesse texto tudo o que eu, Bruno Mares da Tria Editora e Mateus Herpich (Ideias Arcanas) tradutor de Shadow of the Weird Wizard conseguimos extrair da mente de Robert Schwalb.

A conversa foi transmitida pelo youtube da Tria Editora e você pode conferir aqui:

Para aguçar sua curiosidade e destacar o porquê esta entrevista é imperdível, preparei um resumo dos momentos mais impactantes e das revelações que farão você querer assistir a cada minuto.

Destaques imperdíveis da entrevista com Robert Schwalb:

  • A Jornada de um mestre designer: Schwalb compartilhou que o reconhecimento de si mesmo como um “designer de jogos” não foi instantâneo. O ponto de virada veio ao trabalhar em Warhammer Fantasy, que o forçou a sair da “mentalidade D&D” e a analisar a fundo as mecânicas dos jogos. O momento de verdadeira epifania foi durante o desenvolvimento da Quinta edição de D&D, um desafio de honrar o passado e moldar o futuro do RPG. Ele ressaltou sua constante busca por autodesafio e aprimoramento em cada novo projeto.
  • A controversa quarta edição de D&D e outras paixões: De todas as suas criações, Schwalb defende que a Quarta edição de D&D é a que “leva a pior fama”, mas que, em sua opinião, é um “jogo realmente, realmente divertido”. Ele também revelou seu amor secreto por Roll Master, pela sua completude, e por Hidden Kingdom, um jogo dos anos 80 que o marcou por sua inovadora criação de personagens baseada em mitologia e gerenciamento de reinos.
  • A evolução de sua filosofia de design: do complexo ao essencial: Robert explicou sua transição para um design mais simplificado e focado na narrativa. Impulsionado pelo realismo sobre como os jogadores consomem RPGs hoje, ele percebeu que a maioria das pessoas não tem tempo para criar personagens por horas, igual a gente fazia antigamente. Seu objetivo com Shadow of the Demon Lord foi “tirar toda a bagunça que atrapalha o jogar”. Para ele, as mecânicas devem ser ferramentas para o mestre do jogo, e não barreiras. A regra de ouro? “Qual é o mais rápido, qual é o mais fácil? Sempre, sempre, sempre opte por isso“.
  • Conselhos do mestre para designers iniciantes: A “Regra de Schwalb” para o game design? Visualize a mecânica primeiro. Pergunte-se: “Como isso se parece? Que sentimento evoca?” Pense cinematicamente e então projete a mecânica da maneira “mais rápida e fácil” para alcançar esse efeito. Fuja da complexidade desnecessária! Esse foi um dos pontos muito interessantes da entrevista para entendermos a mente do mestre.
  • As “vacas sagradas” que precisam morrer no RPG: Robert Schwalb não tem papas na língua ao desafiar convenções. Ele defende que o conceito de “ancestralidade/raça” deveria desaparecer dos jogos, por ser um design dos anos 70 que não faz mais sentido. Ele também expressou seu desdém pelas mecânicas de “sorte/inspiração” que recompensam apenas um tipo de jogador, preferindo sistemas de grupo. Além disso, acredita que iniciativa, pontos de experiência e níveis individuais também deveriam ser abandonados. Na entrevista ele explica que até sua mecânica de fortuna teve de ser revista.

Revelação exclusiva sobre o futuro do Demon Lord!

Robert não se aguentou ou nós que fomos persuasivos demais, mas mestre Schwalb revelou que o ano de 2026 será de trabalho em cima da versão Shadow of the Demon Lord 666. Um aprimoramento do jogo e uma lore que passa 666 anos após o assassinato do novo deus.

Pensa no entusiasmo e na curiosidade que Schwalb nos deixou como público.

Um sucesso de entrevista

Essa entrevista foi um verdadeiro mergulho na mente de Robert Schwalb, cheio de reflexões em cima de sua carreira, sobre game design, narrativa e o futuro da Schwalb Entertainment.

E, por falar em futuro, agora é o seu momento de apoiar a visão de Robert Schwalb!

APOIE SHADOW OF THE WEIRD WIZARD NO CATARSE! O mais novo épico de fantasia: Shadow of the Weird Wizard, está em campanha de financiamento coletivo no Catarse. Mateus Herpich, nosso incrível tradutor, já está trabalhando para trazer essa obra-prima para o português. Se você se inspirou com as palavras de Schwalb, não perca a chance de fazer parte desta jornada.

Clique aqui e apoie Shadow of the Weird Wizard no Catarse.
Clique aqui e visite o site da Tria Editora.
Agora aqui e assista e entrevista completa.