RPG na educação, como usar?
A Sol Corregio convidou a Bia e o Rafel para falar de RPG na Educação. Assim, durante o 2ª RPG Weekend, onde diversos jogadores se divertiram nas nossas mesas e palestras, nós nos unimos com o canal ousada mente para fomentar esse super bate-papo.
Assista e aprenda o que é RPG, o que é necessário para jogar e como usar o RPG no processo educativo.
RPG na Educação
Aqui na Nuckturp nós acreditamos que jogos e dinâmicas são as melhores formas de ensinar e desenvolver pessoas. Pois, o lúdico tem a capacidade de fazer a pessoa entrar dentro de uma “história” e se aprofundar nela. Assim, temos diversos exemplos de jovens na nossa plataforma que começaram a estudar e se dedicar mais nos estudos para se divertirem mais nos jogos.
Alguns exemplos:
- Um jovem começou a se aprofundar em astronomia, pois seu personagem se comportava diferente de acordo com a posição dos planetas.
- Outro exemplo, foi de um jovem que começou a estudar mais biologia e geografia para entender como determinados animais vivem em certas regiões. Assim, ele criou um mundo só dele para jogar com seus amigos da escola.
- Outro jovem começou a se aprofundar no estudo de contos e mitos, para poder narrar melhores histórias de RPG para seus amigos.
Portanto, quando a gente vê esses exemplos, podemos observar que o CONTEXTO pode fazer toda a diferença no aprendizado. Dessa forma o jogador (ou aluno) se dedica mais para aprender sobre um determinado assunto. Podemos chamar isso de uma estratégia de envolvimento, onde o aluno se aprofunda em um determinado conhecimento para responder algo do jogo.
Não é incrível?
Vamos abordar mais desses assuntos aqui para você que é professor, mentor ou consultor, para aplicar o RPG na educação e em empresas. Agora, assista esse super bate-papo da Sol com o Rafel e com a Bia e vamos juntos mudar a forma de educar nesse país.
Canal ousada mente
O canal ousada mente, criado pela professora Solange Corregio, traz de forma simples e informal debates sobre Tecnologia e Metodologias Ativas na Educação. Além disso, ela traz vários insights sobre a evolução do processo educativo e consciência de aprendizagem.