Como criar a sua ficha de personagem em Cosmere RPG
O RPG de Cosmere está em alta aqui na Nuckturp e queremos compartilhar com você, que em breve estará jogando também, como criar seu personagem no sistema que tem como base as obras de Brandon Sanderson.
Uma das partes mais atraentes de Cosmere RPG é sua simplicidade complexa! rsrs… Sim, realmente é simples criar seu personagem e ele dá muita abertura para suas ideias. Liberdade é a fonte da sua criatividade e esse sistema que possibilita multiclasse, que pode te levar além do nível 20!
Nem o Pai das Tempestades pode prever o quanto seu personagem pode ficar poderoso e único.
Porém, ainda vou compartilhar contigo uma das coisas que mais me atrai nesse RPG que é o final da construção do seu personagem, ok? Então vai acompanhando, criando, que no final você vai entender.
Criando seu personagem em Cosmere RPG
Decisões pré-criação
Já falamos em nosso vídeos do youtube sobre alguns spoilers e cuidados. Porém, algumas decisões como jogador ou mestre de RPG é que, talvez, você não queira revelar sobre os Caminhos Radiantes ou sobre a possibilidade de ser Humano ou Parshediano.
Em nossas lives de Cosmere RPG, optamos pelo pessoal não escolher os Parshendianos, pois ninguém manjava da lore. Além disso, para quem não conhecia Roshar, também não revelamos a existência dos Caminhos Radiantes, que é o sistema de magia da saga relato da guerra das tempestades.
Então, decida o que será apresentado antes de mais nada, ok? Faça aquela sessão zero para alinhar expectativas e informações.
Você pode fazer o download da ficha em inglês aqui.
Passo zero: o conceito
Essa é uma parte técnica e conceitual, porém eu acredito que é muito importante. Aqui você deve decidir qual será o conceito central do seu personagem e até criar uma história de fundo para seu personagem.
Para isso, pense em 3 coisas:
- Qual é o estilo de jogo que quer jogar. Quer ser um destruidor, um pivete furtivo, um cirurgião ou quer se inspirar em algum personagem da saga? Cuidado só para não pegar os personagens canônicos, acho que escolhê-los pode estragar a história e o próprio personagem. Eu jogo na live com o Zahim que acabou tendo uma build muito parecida com o Kaladin (sem querer), mas é nítido seu comportamento distinto do personagem da saga do Relato da guerra das tempestades.
- Qual é a ideia central do seu personagem. Aqui você vai desenvolver a história de fundo do seu personagem e criar os laços que farão dele único. Pode usar nosso guia aqui.
- Saiba qual é o tipo de aventura que vocês irão jogar. Dessa forma, você consegue entender e escolher algo mais voltado para os tipos de desafios que terá. Porém, não há nada que não consiga mudar, pois fazer multiclasse nesse sistema é natural.
Feito isso, bora pro passo um, oficial!
Passo um: Ancestralidade
O primeiro passo é definir se será humano ou parshendiano (singer), vou deixar com essa nomenclatura, por enquanto, ok?
Se essa for sua primeira vez jogando Cosmere RPG, recomendo que vá de humano. Existem dezenas de origens para você explorar. Vedeno, Herdaziano, Alethiano, Azithiano, Thayleno, Shino, Unkalaki, etc… O livro possibilita muitas culturas e você deverá escolher uma neste momento.
Portanto, escolha sua cultura ou nação de origem agora! Cada nação traz uma especialização, anote!
Ok, mas e o Parshendiano? Bom, eles são bem interessantes e possuem uma árvore exclusiva de desenvolvimento, pois nessa árvore o Parshendiano aprenderá as suas formas, conforme o livro, e poderá alterá-las de acordo com sua evolução.
Passo dois: Atributos
Agora chegou a hora da matemática que muita gente gosta. Você precisará atribuir valores para os 6 atributos que estão divididos em 3 macro áreas.
- Atributos físicos: Força (Levantar peso, carregar, dano desarmado, defesa física), Velocidade (Movimento, agilidade, furtividade, habilidade com algumas armas.
- Atributos de intelecto: Intelecto (Quantas coisas você conhece, suas expertises, como resolve alguns problemas), Força de Vontade (O quanto você se recupera, Foco, defesa cognitiva, etc).
- Atributos de espírito: Consciência ou percepção (O quanto você observa o ambiente ao seu redor, sua investitura (mana aqui do jogo) e defesa espiritual), Presença (Como estabelece conexões, afeta também a investitura, e a defesa espiritual).
Esses elementos não influenciam muito durante o jogo, mas são importantes para calcular todo o resto.
Coloque valores entre 0 e 3 nos atributos, sendo que a somatória de pontos a serem distribuídos é 12. É interessante já dizer que testamos muitas coisas e o que o livro sugere que é fazer uma distribuição 0,1,2,3,3,3 é uma excelente ideia.

Passo três: os status relacionados
Preencha segundo as tabelas do livro, o quanto consegue carregar de peso, se mover, recuperar vida e sua noção de percepção.





Passo quatro: defesas
Esse passo é simples! Você tem 3 defesas. Defesa física, intelectual e espiritual. Há possíveis danos em cada uma delas. Sua defesa segue uma matemática simples em cada uma.
Defesa = 10 + Atributos daquela Defesa + Bônus ou Penalidades
Então, se sua Força é 2 e sua Velocidade é 3, sua Defesa Física é 15 = 10+2+3. Certo?
Além disso, você também tem seu ponto de Defletir. Que é um jeito de ignorar o dano do inimigo em danos físicos. Quem dá o valor desse Defletir são suas armaduras e outros. Então fique ligado nisso, na hora dos itens, ok?
Passo cinco: expertises
As expertises são coisas que seu personagem sabe e que ele é único e bom. São conhecimentos que a gente assume que ele sabe, possibilidades que só ele tem (por exemplo, pode entender de fabriais), para crafting, idiomas e especialização em itens.
Esses conhecimentos estão divididos em categorias: armaduras, cultural, utilidade, armas e especialistas.
Você já ganha 2 expertises ao escolher a cultura do seu personagem. Porém, se seu Intelecto for 1 ou mais, você pode adicionar expertises de acordo com esse nível.

Passo seis: caminho heróico
Agora chegou um momento especial! Escolher o seu caminho heróico. Temos várias opções e o mestre vitão debulha todas para você aqui, neste vídeo. Vale a pena assistir! Você poderá ser um Agente, Caçador, Líder, Erudita, Guerreiro ou Enviado. Cada Caminho Heróico em Cosmere RPG possui uma árvore de talentos e possibilidades. Cada árvore, possui 3 possibilidades, mas lembre que esse jogo facilita multiclasse. Você pode ser um cara que tem um pouco de todas as classes ou se aprofundar e pegar habilidades mais fortes com especialização.
Cada Caminho Heróico libera 1 habilidade gratuita. Por exemplo, o Enviado da 1 rank de Disciplina. Anote na sua ficha, preencha a bolinha. Além disso, você ganha o talento chave do Caminho Heróico e um talento adicional, para já começar uma especialização. Por exemplo, no Enviado, pode ser Steadfast Challenge, que liberará a árvore do Diplomata. Anote isso na sua ficha.

Atenção: Para os Parshendianos. A regra do talento adicional não existe, pois o Parshendiano ganha um talento único de sua árvore de talentos.
Passo sete: mais pontos de habilidades
Você já colocou um ponto do seu Caminho Heróico, agora precisa distribuir mais 4 pontos (pintar mais 4 bolinhas). Totalizará 5 pontos pintados. Lembre que você não pode superar 2 ranks durante a criação de personagem.
Agora, cada habilidade está relacionada a um atributo. Portanto, você irá colocar o modificador de atributo, como modificador da habilidade e somar as “bolinhas pintadas”.

Por exemplo, aqui INSIGHT (PERCEPÇÃO). Você coloca os 3 pontos de percepção, adiciona os 2 pontos das bolinhas e tem 5 como modificador para rolagens de Insight.
Passo outo: equipamento
Agora, você pode escolher um equipamento da lista de equipamentos inicias. Escolha um que faça sentido com a história do seu personagem. Pois, o que você carrega é a história que você conta. E, se seu kit de equipamento inicial, te der marcos. Você pode usá-los para adquirir mais equipamentos. Porém, lembrete importante de quem joga: se escolher um caminho radiante lá na frente, precisará de esferas par respirar luz das tempestades e garantir “mana” para seus poderes. Aqui é chamado de investitura.

Agora com equipamento em mãos, lembre de anotar seu ponto de defletir.
passo nove: seu propósito e obstáculo
Aqui é uma das partes mais ricas do Cosmere RPG. Aqui que está a alma do seu personagem. Ele terá um propósito que é a sua razão de viver. Não é necessariamente mecânico, mas enriquece a narrativa e sua interpretação de personagem. E o mesmo para o obstáculo, que vai contra seu propósito e é uma razão pela qual é difícil conquistar seu propósito.
Por exemplo, meu personagem na live tem como propósito salvar todas as pessoas que conseguir da morte. Ele age assim, e tem umas cenas épicas na live. Porém, ele é contra matar qualquer um, então as vezes ele não consegue salvar outro, por não conseguir matar a ameaça. Isso é um conflito interno e de valores muito potente. Dá vida para o personagem na história.

Passo dez: objetivos e conexões
Conexões é só colocar quem o personagem conhece e é relevante para a história. Um NPC, familiar, contratante, etc.
Agora os objetivos (goals), eles trazem foco para aquilo que queremos. Cada ação que ajuda a chegar mais perto do objetivo pode pintar uma bolinha do objetivo. Aí quando alcançado, algo narrativo ou uma recompensa do mestre é dada. Algo importante acontece. Por exemplo, a gente ganha “falar o primeiro ideal” quando um espreno escolhe seu personagem. Quando falado o primeiro ideal, o personagem sim, ganha o seu primeiro talento como Cavaleiro Radiante.
Passo onze: cálculos finais
- Vida = 10+ Força + Bônus ou Penalidades
- Foco = 2 + Força de Vontade + Bônus ou Penalidades
- Investitura = 0 (personagem inicial ainda não tem ponto de investitura)
Passo doze: comece a jogar!
Agora você já pode começar a sua jornada em Roshar seguindo esses simples passos para a construção de seu personagem. Você tem esse passo a passo no livro, ou aqui. Caso haja apenas 1 livro no grupo e você queira saber como fazer.
Você pode fazer o download da ficha em inglês aqui.
O que falta nessa criação de personagem de Cosmere RPG?
Você deve estar ansioso pelo sistema de magias, não é mesmo? Deve estar se perguntando como faço para lançar uma bola de fogo. Mas em Cosmere, a magia só acontece no nível 2 para cima e se você começar um Caminho Radiante. Lembre que o Caminho Radiante É OPCIONAL. Você não precisa ser obrigatoriamente um Cavaleiro Radiante em Cosmere RPG. Você pode ser o que desejar.
É legal e tem uns poderes shows? É sim. Porém, não é só disso que faz a história. Uma artifabriana bem desenvolvida, pode ser tão poderoso quanto. Portanto, relaxe e aproveite a história.
Agora, vamos ao jogo!
Ainda não garantiu seu Cosmere RPG? Corre no site da Tria Editora e compre agora seu jogo!