Como o RPG pode ajudar na Educação?
Você já parou para pensar que o RPG pode ser uma grande aliada à educação? Já pensou que o RPG pode ajudar no desenvolvimento de habilidades e comportamentos dos jovens?
Encontrei, graças ao amigo Professor Lúdico, esse podcast sobre RPG e Educação, onde o próprio Boscolo conta sua experiência como professor de Educação Física e como ele usou o RPG e Jogos de Tabuleiro para unir e eliminar diferenças entre alunos.
Escute agora o podcast feito pela Editora Brasil, chamado Arco 43 e embaixo eu te conto o que eu já vi de transformação em jovens por causa do RPG.
RPG conecta!
É muito comum você encontrar grupos de pessoas totalmente diferentes uma das outras jogando RPG. O propósito de uma aventura é colocado e as diversidades, que para muitos é questão de críticas, começa a se transformar em pontos fortes.
O jovem atleta começa a entender o potencial do jovem nerd. O falador entende o poder do que fica em silêncio. Todos se completam e começam a se conectar.
No podcast ARCO43 acima, o Prof. Lúdico fala da junção dos alunos do futebol e do RPG e como eles se uniram após um enxergar o potencial do outro.
Habilidades socioemocionais começam a ser desenvolvidas e melhores humanos iniciam sua transformação.
RPG educa
Aqui na Nuckturp temos casos muito interessantes de desenvolvimento pessoal, principalmente dos jovens. Fica claro os processos transformadores de cada um e como o RPG é um propósito para estudo.
Eu mesmo, e quero falar dos casos que eu participei, percebi alguns movimentos interessantes:
Jogador #01 que foi estudar astronomia, física e astrologia, pois seu personagem tinha poderes arcanos provenientes do alinhamento dos planetas. Que jovem faria esse estudo por si só?
Jogador #02 aprendeu que ele deve respeitar o tempo dos colegas e que se ele fizer uma aventura sozinho ele irá acabar morrendo, então ele começou a interagir com os amigos, a dar espaço para os outros e acabou se divertindo mais. Ficou uma pessoa mais tranquila no dia-a-dia e que presta mais a atenção nos outros.
Jogador #03 ia mal em história e geografia. O mestre resolveu juntar o mapa real do mundo e alguns acontecimentos históricos. Pegou o gosto pelo estudo e suas notas subiram consideravelmente na escola.
Esses são só alguns exemplos das centenas de coias que acontecem no desenvolvimento de uma pessoa como jogador de RPG.
A melhor maneira de entender isso é jogando, óbvio! Igual fazem os jogadores no nosso servidor do Discord.
Agora termine de escutar o podcast, aprenda com os grandes mestres ali presentes e vamos pensar, imaginar ou criar formas de colocar o RPG nas escolas, empresas e até em casa, jogo entre pais e filhos.
Faz sentido para você?
Nos vemos nos próximos posts.