Academia de Mestres MesaQuest Para mestres

Comunicação: o pilar oculto do Mestre de RPG Profissional

Você recebe o e-mail informando que um jogador se inscreveu na sua mesa, e simplesmente deixa isso para depois. Pior ainda é se nem responde, pois a mesa é daqui 1 mês. Saiba que essa é uma das piores decisões que você pode tomar.

Porém, esse texto serve para te ajudar num dos principais pilares de sucesso de um mestre de RPG. A comunicação, pelo menos o início dela.

Vem cá, você já reparou que ao se transformar num mestre de RPG que cobra por suas mesas, o que chamamos de mesa comissionada, você muda de relacionamento. De mestre e jogador, você agora tem um relacionamento de prestador de serviço e cliente, mesmo que a gente continue usando a terminologia mestre de RPG e jogador, não é mesmo?

Para algumas pessoas isso parece besta, mas aqueles que tem 10 mesas rodando com 5 a 6 jogadores, cobrando 100 reais por sentada (sessão/jogador), eles sabem do que estou falando.

Esse processo de imediatamente “ativar” o seu jogador, se chama ONBOARDING. É, literalmente, dizer: Bem-vindo a aventura X, eis aqui como vai funcionar.

Caro mestre, isso não é drama, é técnica. É o que diferencia um mestre mediano de um profissional. É o que pode garantir suas 5 estrelas de reputação como mestre, mesmo que sua aventura seja mediana. Pois, a comunicação é a base do sucesso e o terreno que sustenta a experiência.

Vamos explorar um pouco mais tudo isso.

Porém, saiba que essas informações estão baseadas, neste vídeo aqui que gravei para o MesaQuest:

O segredo que ninguém fala, mas todo mestre profissional precisa saber

Tem uma verdade que atravessa qualquer indústria. Seja ela automobilística, farmacêutica, alimentícia ou de games, a resposta é sempre a mesma. O segredo de qualquer negócio bem-sucedido se resume em uma palavra só: comunicação.

Quando começamos a profissionalizar nossas mesas no MesaQuest, muitos mestres focam em apenas uma coisa: a qualidade do jogo. Descrevem bem as cenas, criam NPCs memoráveis, gerenciam combate com precisão. Tudo isso importa, sim. Mas nem de perto é o suficiente.

Por quê? Porque um cliente, e agora estamos falando de clientes, não de amigos, não avalia apenas o produto. Ele avalia a experiência completa. E a experiência completa começa muito antes da sessão começar. Ela começa na plataforma e logo no primeiro contato.

Experiência é uma gestão de expectativas.

Aqui está um insight que acho valioso: a maioria dos mestres perde pontos críticos de contato com seu jogador justamente nos momentos que não são o jogo em si.

Numa entrevista com Henrique Müller, do Papo Dado RPG, que já é um mestre que vive do RPG, ele ressalta a importância da comunicação e engajamento. E aponta seu engajamento e tratativa como sucesso do seu negócio como mestre.

Antes do jogo: o primeiro contato é muito importante

Vamos ser diretos, beleza? Seu jogador foi até o MesaQuest, procurou entre dezenas de mesas e escolheu a sua. Ele já passou pela descrição, viu o título que você criou, leu a proposta. Ele fez tudo isso pelo qual você trabalhou, certo? Mas agora, ele fez o passo definitivo: se inscreveu.

Ele e você receberam um e-mail de confirmação.

Neste exato momento, você tem uma janela de ouro. Pois, você tem a chance de se diferenciar. A maioria absoluta dos mestres deixa essa janela passar, falo isso, pois já me inscrevi em mesas e até agora meu whatsapp e e-mail estão vazios! Esses mestres de RPG deixam passar porque não entendem que agora há expectativa em jogo. O jogador está ansioso, curioso e, principalmente, vulnerável.

Qual é a melhor coisa que você pode fazer neste momento?

Seja o primeiro a dar as boas-vindas!

Não espere e não delegue. Mesmo que a mesa aconteça daqui 1 ou 2 meses, você já dá o start na comunicação e acalma a ansiedade. Ele quer saber de você, quer seu check, quer saber que a mesa vai acontecer e quando ele pode receber as informações pro jogo.

A ideia é que você mesmo entre no WhatsApp desse jogador, pois você recebe isso. Salve e mande uma mensagem imediata, mais ou menos assim:

“E aí, [nome]! Bem-vindo à minha campanha de [nome do jogo]. Aqui é o [seu nome]. Parabéns pela sua escolha de estar aqui comigo. Eu quero proporcionar para você um jogo excelente. Agora me conta um pouquinho, o que te atraiu mais na descrição da minha mesa?”

Apenas isso. Mas veja o que acontece.

Primeiro: aquele canal abre. Começa a haver informação fluindo. O jogador responde sobre suas expectativas, sobre o que o chamou atenção, sobre suas preferências. E essas informações? Elas são ouro puro para construir a aventura que vai engajar especificamente aquele jogador.

Segundo (e mais importante ainda): na mente do seu cliente, ele pensa: “Caraca, meu mestre se importa.

Isso é reputação sendo construída em uma mensagem. Uma única mensagem, antes do jogo começar. Uma conversa que se inicia de forma fluída e natural.

Uma importante dica para o mestre de RPG

Mas há uma nuance aqui que muitos mestres ignoram. Você pode ir além dessa primeira mensagem. Algumas mesas de sucesso já fazem isso: cria-se um grupo de WhatsApp antes mesmo da mesa começar. Um lugar para os jogadores chegarem e interagirem, um lugar para unificar a comunicação, numa ferramenta que é global.

Por que é importante? Porque lá, no campo de observação da sua mesa, quando você lista seus contatos e o link do grupo, o jogador já entra no grupo esperando receber informações sobre a campanha. E quando ele entra, você já pode começar mandando contexto como: Um pouco do cenário e até começar a questionar sobre que tipos de personagens serão usados na campanha.

Isso não é só bom atendimento. É construção de narrativa que começa antes do jogo começar, entende? É você moldando a experiência desde o pré-jogo e garantindo sucesso na sua mesa desde o momento zero.

Durante o jogo: a qualidade que realmente importa

Aqui é onde muitos mestres se prendem e vou falar a verdade: eu mesmo sempre fico aficionado por isso. Porém, sempre retomo a entender que o jogo é sobre eles (os jogadores) e eu sou apenas um meio, o início de tudo. Dessa forma, é simples entender que a qualidade é importante? Claro! Mas ela é um pedaço da experiência que você constrói. E como mestre de RPG profissional, você deve pensar na experiência do cliente, do início ao fim.

Durante a sessão, sim, você precisa:

  • Descrever com clareza
  • Criar momentos memoráveis
  • Deixar os jogadores brilharem
  • Resolver conflitos com elegância

Quando a mesa funciona bem, não é porque você é tecnicamente perfeito. É porque você está conectado com aqueles jogadores, você já entende eles, sabe o que está rolando. Gosto de falar que você está lendo a energia individual de cada um e do grupo todo. Pois, está vendo quando alguém está tímido e cria oportunidade para ele brilhar. Além disso, consegue perceber quando a energia cai e muda o ritmo.

O pós-jogo é onde nasce a lealdade (ou a decepção)

Agora sim, a sessão acabou e o jogo foi legal. Todos tiveram um bom tempo e é normalmente aqui onde os mestres acham que sua responsabilidade acabou. A mesa fechou, o contrato foi cumprido, trabalho feito. Desligam o discord, por exemplo, e nunca mais falam nada.

Errado. Muito errado.

O pós-jogo é onde você consolida ou destrói toda a reputação que construiu.

Quando a sessão termina, você deveria estar fazendo isso:

“E aí, galera! O que vocês acharam da sessão? Me conta um pouquinho. O que foi legal? O que você achou que poderia ter sido diferente? Como posso evoluir para a próxima?”

Sim, você está perguntando, genuinamente. Uma das coisas que a gente sempre ensina por aqui é o valor de um pedido de feedback. E, isso é crítico, você está comunicando que a opinião dele importa. Você está dizendo sem palavras: “Sua voz conta aqui. Sua experiência importa para mim.”

Tem mestres dentro do MesaQuest que fazem isso com maestria. Agora, há mestres que mesmo sendo muito bons ,e quando digo muito bom é realmente muito bom, chegam com humildade e falam: “Gente, eu não sou a maior expert do mundo. Mas quero saber: o que que foi legal? O que eu posso melhorar?” Esse foi a solicitação de um mestre em uma das mesas. Achei ótimo a abertura e a conversa que se estendeu por 30 minutos, falando de coisas boas.

E sabe qual é o resultado? Esses mestres têm uma taxa de avaliação 5 estrelas que é praticamente inabalável.

Por quê? Porque o jogador sente que está co-criando a experiência. Não é o mestre impondo sua visão. É uma construção conjunta onde a voz de todo mundo importa.

A verdade sobre reputação e estrelinhas

Quando você entra no MesaQuest, você começa com 5 estrelinhas. Certo? Isso é importante entender. Você não começa com reputação de zero e sobe. Você começa lá em cima, mas seu maior desafio é não deixar cair.

Mas aqui está a coisa que nem todo mundo liga: a maioria dos mestres não entende que cada interação é um voto. Que a mensagem que você manda (ou não manda), o feedback que você recebe de braços abertos (ou ignora) ou o reconhecimento que você faz da opinião do seu jogador, faz parte da experiência e da sua reputação.

Tudo é comunicação! E seu silêncio nos primeiros dias e esquecer seu jogador, é comunicação também. É a falta de conexão e valia com o jogador.

Portanto, por experiência própria, como mestre e jogador, a comunicação é o que determina se você mantém ou reduz sua reputação.

Muitos mestres não tratam o jogador como cliente. Eles não entendem que agora há uma dinâmica diferente. Que aquela pessoa pagou para estar lá. E que em troca, ela espera qualidade, não só do jogo, mas da experiência como um todo. Do atendimento, da presença e do cuidado.

A fórmula: pré-jogo, jogo e pós-jogo

Não precisa ser complicado. Na verdade, quanto mais simples, melhor. A fórmula funciona assim:

Pré-jogo:

  • Entra em contato imediatamente
  • Pergunta sobre expectativas
  • Começa a construir narrativa
  • Deixa o jogador ansioso

Durante o jogo:

  • Esteja presente
  • Escute ativamente
  • Adapte conforme feedback
  • Crie momentos que façam os jogadores se sentir vistos
  • Explore suas habilidades narrativas

Pós-jogo:

  • Peça feedback genuinamente
  • Reconheça pontos que funcionaram
  • Pergunte sobre melhorias
  • Demonstre que vai evoluir conforme sugestão dele

Isso é comunicação e que posso afirmar que é profissionalismo.

Isso é o que transforma um mestre de RPG mediano em mestre profissional.

A reputação é uma jornada, não um destino

Tô na vibe de Cosmere RPG. Então, me deixa com Jornada antes do Destino. kkk

Deixa eu te contar uma coisa que marca a diferença de quem fica ou quem sai: Sua reputação não é construída em uma mesa, ela é construída ao longo da jornada.

Cada jogador que você interage bem é um tijolo da seu castelo chamado reputação. Assim como cada jogador que você mostra qualidade não só do jogo, mas qualidade de atendimento, qualidade de envolvimento, qualidade de acolhimento, cada um desses é uma parede inteira!

E isso é um processo longo, eu sei. Você não constrói reputação em duas mesas, você constrói ao longo de meses e até anos. Mas quando você constrói bem, com comunicação genuína, com presença verdadeira, isso fica praticamente inabalável. Sua reputação na plataforma vira um convite para o sucesso. Fica muito mais fácil de obter novos jogadores e testar novos temas, sistemas e estilos de jogo.

Os mestres que entendem isso são aqueles que evoluem. São aqueles que conseguem manter suas mesas cheias. Pois, recebem jogadores que já os conhecem e vêm especificamente para suas sessões.

Você sabia: que as pessoas primeiro escolhem o mestre e depois o jogo? Só escolhem o jogo, quando ainda não tem um mestre preferido.

Uma prática que pode mudar sua carreira como mestre de RPG

Anota isso e nunca mais esqueça: sempre que receber a notificação de um novo inscrito, mande uma mensagem imediatamente.

Imediatamente” aqui pode significar no mesmo dia. Se a pessoa se inscreveu de madrugada e você está dormindo, tudo bem, pode ser pela manhã. Mas não deixe passar 24 horas. Não deixe o jogador esperar.

Naquela mensagem:

  • Parabenize a escolha
  • Pergunte o que o atraiu
  • Demonstre que você quer proporcionar qualidade
  • Abra um canal de comunicação

Só isso, mas isso é o que o diferencia. Isso é o que mantém e aprimora sua reputação.

Uma mensagem pode abrir um plano de comunicação e engajamento que você ficará surpreso.

Teste e depois me conta, combinado?

Percebe como muda quando você muda de perspectiva?

Quando você entra no mundo dos mestres de RPG profissionais, você não está mais só jogando RPG. Você está prestando um serviço e agora é um profissional do meio (do hobby). E profissional de qualidade entende que sua reputação é seu capital.

As 5 estrelinhas que você tem agora não são só números, são promessas e são a confiança que cada jogador está depositando em você.

A comunicação estratégica, genuína e constante, é o que honra essas promessas. É o que diz sem palavras: “Você importa, sua experiência importa e sua voz importa.”

E quando um jogador sente que importa? Quando ele sente que há um mestre ali que realmente se preocupa com a qualidade da experiência?

Aí sim. Aí você não só mantém as 5 estrelinhas. Você constrói uma reputação que vai trazer jogadores novos procurando especificamente por você.

Sua jornada como mestre de RPG profissional é longa. E ela será pavimentada por cada jogador que você interage bem. Cada um deles é um tijolo, e a comunicação é a argamassa que mantém tudo de pé (me achei na metáfora de engenheiro agora).

Faz sentido isso para você? Qual é o próximo passo que você vai tomar para comunicação estratégica na sua próxima mesa? Ou até ajustar as mesas atuais?