Dungeons & Dragons Para mestres RPG Sistemas

O jeito certo de usar um Devorador de Mentes – D&D 5e

Quem já jogou D&D comigo narrando sabe que o Devorador de Mentes é meu monstros preferido. E se você, assim como eu, também gosta dele, vem comigo para esse texto.

Pois seja porque você viu o Devorador de Mentes em Stranger Things ou em qualquer outro lugar, existe uma forma de você realmente aterrorizar seus jogadores com ele.

Mas você precisa tomar cuidado. Um combate contra o Devorador de Mentes pode ser muito fácil se você não souber usá-lo. Ou seja, caso você não use-o da forma estratégica que ele merece, todo o medo será em vão.

Então, se você está pensando em usar este monstro contra seus jogadores, este guia é para você!

Devorador de Mentes – Lore

Primeiramente, você deve saber que o Devorador de Mentes no D&D 5e é uma aberração. Isso significa que ele vem de outro mundo. E, neste outro mundo, sua história é nefasta, complexa e rica em detalhes. Portanto, falar de tudo aqui seria complexo demais.

Mas, o importante é você saber que os devoradores de mentes foram criados por alguém. Porém, tamanho foi o ódio pelos seus criadores que eles apagaram sua existência e qualquer registro dela.

Mindflayer - Devorador de Mentes - Nuckturp
A maestria dominante de um Devorador de Mentes, por Tomasz Chistowski

Em segundo lugar, os Devoradores de Mentes já governaram vastos e poderosos impérios que se alastraram por diferentes mundos. A única forma de superar o ser que destruiu seu império foi sacrificar os seus líderes e voltar no tempo para tentar reconstruir seus domínios.

Atualmente, após escravizarem os gith por milênios, os Devoradores de Mentes governam em pontos reclusos do mundo – especialmente na Umbreterna. Portanto, encontrá-los não é fácil e muito menos agradável.

O Covil

O espaço secreto dos Devoradores de Mentes precisa parecer um laboratório. Este monstro é uma criatura mágica que também une a tecnologia às suas empreitadas. Por isso, busque colocar cilindros com outros seres dentro deles, cérebros, cabos e bugigangas tecnológicas.

Além disso, eles odeiam a luz solar. Por isso eles sempre estarão reclusos, no escuro com no máximo algumas tochas acesas ou outras fontes de uma luz mais fraca.

Mindflayer - Devorador de Mentes - Nuckturp
E aí, você entraria neste covil criado por Victor Tan?

Por fim, armadilhas inteligentes! Este monstro tem uma inteligência bem alta, portanto não tenha medo de colocar os mais diversos avisos e ameaças à intrusos. Um devorador de mentes jamais deixaria alguém simplesmente entrar em seu laboratório. Por isso, proteja-o muito, mas muito bem!

Ou seja, o covil de um Devorador de Mentes é basicamente um laboratório proibido e recluso no meio da escuridão. Se aproximar e entrar no local deve parecer ao mesmo tempo assustador e grotesco. Além disso, surpreendente em termos de proteções arcanas e tecnológicas.

Os minions

Um devorador de Mentes é um monstro que oprime os outros e controla suas mentes. Ou seja, obviamente ele irá ter lacaios para defender seu laboratório junto com ele. Agora, quem são eles?

As melhores opções são criaturas monstruosas ou humanoides enfeitiçados. Algumas ideias legais para você, retiradas diretamente do livro do Keith Aman:

  • Trogloditas;
  • Plebeus enfeitiçados;
  • Grells;
  • Devoradores de Intelecto;

Assim, ao lutar e enfrentar seus oponentes, o Devorador de Mentes vai optar por ficar atrás de seus lacaios, enviando seus golpes à distância. Lutar de perto? Só na hora de finalizar seus inimigos. Mas vamos falar mais de sua estratégia de luta agora.

A estratégia de luta

Ao lutar, um Devorador de Mentes irá utilizar toda sua inteligência para oprimir seus oponentes. Inclusive, ameaçá-los antes da luta e intimidá-los é sempre uma opção viável caso você goste deste lado persuasivo do jogo.

Primeiramente, o Devorador de Mentes ficará atrás de sua horda de lacaios, enviando-os para oprimir e cansar seus oponentes. “Ah, mas e se alguém atravessar os lacaios?”. Daí sim, neste cenário, o Devorador de Mentes irá usar sua Explosão Mental para atordoar seus inimigos e se reposicionar. Entenda: o primeiro objetivo deste monstro é se proteger e cansar seus inimigos.

Em segundo lugar, uma vez que seus oponentes estejam cansados, aí sim o Devorador de Mentes irá atordoá-los usando Explosão Mental. Como afeta em área, ele irá se posicionar muito bem antes de usar a sua habilidade para afetar o maior número de inimigos possível.

Por fim, uma vez que tenha atordoado alguém, aí sim ele irá se aproximar para iniciar seu processo de extrair o cérebro de sua vítima – algo que, na maioria das vezes, resulta em morte instantânea. Porém, sua prioridade sempre será uma: o arqueiro. O personagem que causa dano físico de longe é a maior ameaça ao Devorador de Mentes e por isso ele sempre buscará derrotá-lo primeiro.

E, claro, se ele estiver perdendo a luta, ele não morrerá. Seu objetivo maior é proteger o seu covil. Porém, se a sua própria vida estiver ameaçada, o Devorador de Mentes irá usar sua magia de Viagem Planar para sumir dali e se proteger.

Calma, você ainda não está pronto para devorar mentes

Essas dicas foram apenas instruções abrangentes sobre como usar este monstro.

Mas se você realmente quer ser o Mestre Devorador de Mentes, você precisa ler tudo sobre este monstro. E só existe uma forma de você realmente dominá-lo invés de deixar ele te dominar: usando o guia do “Os Monstros sabem o que estão fazendo”. Nele você terá a estratégia perfeita para usar esta criatura e todos os demais monstros do D&D 5e.

Portanto, se quiser realmente ser um Mestre que deixa seus jogadores na ponta da cadeira, conheça já este guia simplesmente incrível.