Para mestres RPG

11 ideias de aventura de RPG para você, Mestre!

Se você está percorrendo os caminhos de narrar uma aventura de RPG e chegou na encruzilhada da falta de ideias, não se desespere. Ainda há esperanças para você, jovem criador de mundos e histórias!

Pois se existe algo que você já tem, é criatividade. Nós como seres humanos somos seres criativos e tudo que existe foi anteriormente pensado. Para isso, basta você reencontrar a sua inspiração!

E para que você encontre novamente o seu caminho, aqui estão 11 ideias de aventuras para você usar! Perceba que elas são ao mesmo tempo cheia de detalhes e genéricas. Ou seja, você pode editá-las e utilizar como quiser!

E para facilitar a sua jornada, todas as ideias aqui seguirão a mesma estrutura:

  • Contratante: quem é o indivíduo contratando a missão;
  • Objetivo: o que precisa ser alcançado para receber a recompensa;
  • Motivo: o porque do contratante desejar esta missão;
  • Local: onde irá se passar a maior parte da aventura;
  • Reviravolta: algo inesperado que surpreende os protagonistas:
  • 3 desafios: 3 desafios ALÉM dos combates.

Você está pronto para esta jornada? Então me acompanhe.

1. A traição familiar

E se você trouxesse o pai de um dos personagens como contratante da missão? Imagina o quão pessoal e importante ela seria para o grupo!

Porém, conforme essa aventura de RPG se desenvolve, explorando um deserto em busca de um item importante para dois lados de uma facção, eles descobrem que era uma emboscada. Não necessariamente o pai traiu o grupo, mas ele os usou de alguma forma.

Eis aqui os detalhes para você utilizar esse modelo de missão:

  • Contratante: Pai
  • Objetivo: Encontrar um item
  • Motivo: Há uma perigosa disputa em jogo
  • Local: Deserto
  • Reviravolta: Era uma emboscada
  • 3 desafios: Rastrear um local, atravessar um lugar furtivamente e uma catástrofe natural
A desolação após a traição, por Joseph Feely

2. Barganhas militares

Se você é igual a mim e também ama as nuances das estratégias militares então esta aventura de RPG é para você.

Pois nesta aventura você trará não apenas uma disputa militar mas também elementos fantásticos e diplomacia! Imagine o grupo andando por um arquipélago em busca de um monstro que precisam convencer e o local é um ponto militar estratégico.

Porém, ao chegar lá, o monstro não está lá. O que ocupou o seu lugar? O exército inimigo está a espreita? Muitas coisas podem acontecer a partir daqui!

  • Contratante: Soldado
  • Objetivo: Convencer um monstro
  • Motivo: Relevância militar ou estratégica
  • Local: Arquipélago
  • Reviravolta: O objetivo não está mais lá
  • 3 desafios: A região é viva e ataca os personagens, enganar alguém e uma catástrofe natural
Um belo de um monstro a ser convencido! Pena que ele não está mais lá… né, Ivan Laliashvili?

3. A traiçoeira magia

Claro, o mago é implacável, e justamente por isso ele pode também ser traiçoeiro.

Enquanto os seus jogadores buscam informações, mal sabem ele que o mago na verdade é o culpado desde o princípio.

Primeiramente, quem é essa pessoa que o grupo precisa encontrar para obter informações?

Em segundo lugar, que segredo é esse?

E por fim, porque o mago era o culpado desde o princípio?

Assim, nessa missão a sua margem criativa é grande e você pode deixar a sua mente te guiar. Mas, de uma forma ou de outra, sabemos que os jogadores enfrentarão alguns grandes percalços.

  • Contratante: Mago
  • Objetivo: Obter informações sobre alguém
  • Motivo: Um segredo importante
  • Local: Oceano
  • Reviravolta: O contratante era culpado
  • 3 desafios: A região é viva e ataca os personagens, convencer alguém e rastrear um item
Mago do mal fabian mohamed nuckturp
Um mago carismático para enganar seus jogadores, arte por Fabian Mohamed

4. Sonhos e magias

Agora, se você é aquele tipo de mestre que adora uma grande reviravolta, essa aventura de RPG é para você.

Afinal, aqui você irá explorar uma aventura inteira que não aconteceu. Neste contexto, tudo era um sonho e os personagens acordam após terminarem a missão. Mas… será que era mesmo só um sonho e nada mudou?

Assim, se gostou da ideia, confira os detalhes dessa aventura:

  • Contratante: Conselheiro
  • Objetivo: Resgatar alguém
  • Motivo: Um segredo importante
  • Local: Academia de magos
  • Reviravolta: Era um sonho
  • 3 desafios: Armadilha, uma luta entre dois oponentes e os personagens estão no meio e a região é viva e ataca os personagens
Conselheiro Aleksander Karcz Nuckturp
Um inocente conselheiro, por Aleksander Karcz

5. Enfrentando a tempestade

Agora, e se o vilão a ser derrotado não fosse um ser vivo, mas uma tempestade? Sim! Nuvens e trovões que estão ativamente destruindo um local importante.

De acordo com o que essa aventura espera, teremos monstros, festas, tempestades e muitos desafios! Pois aqui os personagens precisarão destruir algo que está fazendo esse cataclisma acontecer – e tentarão não morrer no processo.

  • Contratante: General
  • Objetivo: Convencer um monstro
  • Motivo: Comemoração
  • Local: Castelo
  • Reviravolta: O verdadeiro inimigo é uma tempestade
  • 3 desafios: Destruir um item ou obstáculo, um guardião da região desperta e atravessar um lugar furtivamente
E se você tivesse que lutar contra uma tempestade? Arte por Conar Cross

6. Uma árvore doente

Agora, e se para concluir uma missão os personagens tivessem que dedicar seu corpo e alma à tarefa?

Nesta aventura, os personagens farão um resgate em um local épico: dentro de uma grande árvore. Porém, talvez essa árvore esteja amaldiçoada ou morrendo e os personagens precisarão superar esse desafio até encontrar a pessoa.

Porém, ao final da aventura eles percebem que só conseguirão finalizar o resgate se também forem contaminados.

  • Contratante: Caçador de sangue
  • Objetivo: Resgatar alguém
  • Motivo: Uma pessoa importante está em perigo
  • Local: Interior de uma grande árvore
  • Reviravolta: Concluir a missão implica nos personagens gravemente doentes ou feridos
  • 3 desafios: Fenômenos naturais desafiam a sanidade dos personagens, infiltrar um lugar e enganar alguém
A mágica árvore da missão, por Grzegorz Przybyś

7. Um valioso sacrifício

Assim como a aventura anterior, esta ideia de aventura de RPG aqui envolve sacrifícios!

Porém, dessa vez é um sacrifício literal. Ou seja, a missão será concluída apenas se um dos personagens morrerem para completá-la.

Além disso, realizá-la não será tão simples. Afinal, eles precisarão capturar um monstro. E, para isso, precisarão ser furtivos, diplomáticos e ainda conseguir fugir!

  • Contratante: Camponês
  • Objetivo: Capturar um monstro
  • Motivo: Invasão
  • Local: Planície
  • Reviravolta: O objetivo só pode ser concluído se alguém morrer
  • 3 desafios: Atravessar um lugar furtivamente, enganar alguém e algo ou alguém começa a caçar os personagens
Adam Burn Sacrifício Nuckturp
Pelo que você daria sua vida? Arte de Adam Burn

8. O pântano das discórdias

Igualmente às aventuras de RPG anteriores, esta reserva uma grande reviravolta!

Porém, algo bem específico. O contratante era na verdade um monstro disfarçado. Ao enviar os personagens ao pântano, na verdade ele queria se livrar de algo – possivelmente os próprios protagonistas.

Assim, enquanto invadem um pântano que está em clima de guerra, os desafios que os jogadores superam são todos em vão. Ao final, o verdadeiro vilão será o próprio ser que os enviou para lá.

  • Contratante: Diplomata
  • Objetivo: Invadir um lugar
  • Motivo: Há uma perigosa disputa em jogo
  • Local: Pântano
  • Reviravolta: O contratante era um monstro disfarçado
  • 3 desafios: Fenômenos naturais desafiam a sanidade dos jogadores, um guardião da região desperta e uma armadilha
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O que havita as profundezas do pântano? Arte de Richard Wright

9. Linhas de mentiras

Enquanto isso, em uma floresta em outro canto do mundo, um nobre quer destruir um item.

Assim, os personagens são contratados para encontrá-lo e realizar a missão. Aparentemente, porque este item é uma fonte de perigo ou uma grande ameaça.

Porém, na verdade o motivo era outro – fique livre para escolher. E após serem furtivos, encontraem o que procuram e talvez destruí-lo, os personagens ainda precisam fugir. Tudo isso para descobrir que era tudo uma mentira.

  • Contratante: Nobre
  • Objetivo: Destruir um item
  • Motivo: Ameaça ou perigo
  • Local: Floresta
  • Reviravolta: O motivo era uma mentira
  • 3 desafios: Atravessar um lugar furtivamente, rastrear um item e algo ou alguém começa a caçar os personagens
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As múltiplas faces de uma mentira, por James Starr-King

10. O templo invisível

Nesse meio tempo, um feiticeiro quer destruir um templo. Diz ele que este lugar é uma grande ameaça e perigo ao povo que mora na região e talvez no país como um todo.

Porém, ao chegar no lugar do templo, ele não está lá. Por algum motivo, ele desapareceu ou está invisível e os jogadores não o encontram.

Assim, após um esforço exaustivo para chegar lá, eles ainda precisam descobrir como de fato encontrar o templo em si.

  • Contratante: Feiticeiro
  • Objetivo: Destruir um lugar
  • Motivo: Ameaça ou perigo
  • Local: Templo
  • Reviravolta: O objetivo não está mais lá
  • 3 desafios: Destruir um item ou obstáculo, tribo selvagem e atravessar um lugar furtivamente
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O templo da morte de Anúbis, por Patryk Olkiewicz

11. O reino inexistente

E, por fim, uma intensa aventura de RPG embusca de um monstro.

Ao atravessar um reino em busca de uma criatura, os personagens vão encontrando mais detalhes da maldição que assola o irmão de um dos personagens. Porém, ao encontrar o monstro percebem que estão em uma ilusão.

Ou seja, todo o mundo ao redor deles é muito diferente e, para retornar, precisarão fugir dos monstros que agora vêem os personagens através do véu caído da ilusão que os cercava.

  • Contratante: Irmão
  • Objetivo: Obter informações sobre um monstro
  • Motivo: Uma maldição
  • Local: Reino
  • Reviravolta: O local era uma ilusão
  • 3 desafios: Emboscada, um labirinto e uma fuga
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O reino esquecido (e talvez invisível), por Fran Hao Shuang

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