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Como ser Mestre de RPG – Preparando seu Improviso

Hoje é terça-feira, isso significa que hoje é dia de Academia de Mestres! E hoje será uma importante lição para você, Mestre de RPG.

E no encontro de hoje iremos falar sobre uma técnica extremamente importante para um Mestre de RPG: Improviso!

Até que ponto uma aventura deve ser preparada? Quando e como devemos improvisar? É interessante improvisar uma aventura inteira?

Por isso, se você quer ser um Mestre de RPG, independente de qual tipo de Mestre você é, ainda melhor, prepare-se para esta aventura!

Mas afinal de contas, o que é improviso?

Se você quer entender como improvisar, faz sentido antes entender o que é improviso, né?

Por isso, vamos até o clássico, incrível e eterno: dicionário!

E, de acordo com o Oxford, temos:

  • Improvisar (verbo, transitivo direto):
    • 1. fazer, arranjar de repente, sem preparação, organizar às pressas;
    • 2. compor na hora, sem prévio preparo, de improviso.

Ou seja, improvisar seria fazer algo sem preparo.

Agora, será que isso é verdade?

Será que um bom Mestre de RPG faz seus improvisos sem um preparo prévio?

O improviso para um Mestre de RPG

Mestre de RPG, Nuckturp
O poderoso Mestre, por Nikki Dawes

Um Mestre de RPG irá improvisar, isso é inquestionável.

Porque?

Por um simples motivo: é impossível adivinhar tudo o que os jogadores farão em uma sessão de RPG.

Sim, talvez você como Mestre consiga adivinhar uma, duas talvez até três ações deles e se preparar para isso.

Mas, adivinhar todas ao longo de uma sessão de 3 horas com vários jogadores pensando juntos? Jamais!

Ou seja, isso significa que você não consegue preparar a sessão inteira.

Portanto, parte dela ocorrerá no improviso.

Porém, isso significa que você irá fazer algo nas linhas do que o dicionário Oxford chamou de improviso?

Algo sem preparo, organizado às pressas?

Se você quiser ser um bom Mestre de RPG, não!

O que você fará é unir a Preparação ao Improviso.

Ok, mas como um Mestre de RPG se prepara para o improviso?

Existem dois fatores fundamentais para que você, como Mestre, faça bons improvisos: biblioteca mental e preparação.

Biblioteca Mental

O primeiro fator é o conjunto de referências que você possui em sua mente.

O Murilo Gun, palestrante e educador, fala algo muito incrível em seus conteúdos: o conceito de “combinatividade”.

Biblioteca do Mestre de RPG, Nuckturp
Grandiosa Biblioteca por Maethavee.Kay’E

Este conceito diz que você sempre mistura elementos ao criar algo.

Ou seja, você relaciona algum conceito de uma série, com algo de um livro e por fim com algo que viu na rua.

E, assim, você cria algo novo porque combinou duas ou mais coisas em uma só.

Agora, pense comigo. Concorda que quanto mais elementos você tiver em sua mente, mais fácil fica combiná-los?

Ou seja, quanto maior a sua biblioteca mental, mais criativo você será?

Portanto, ao improvisar, se você tiver uma biblioteca mais robusta em sua mente, você será muito melhor em improviso.

Assim, leia, assista, converse, explore! Quanto mais experiências você adquirir, mais fácil será improvisar.

HQs, por exemplo, são uma super fonte de inspiração.

Preparação

Agora, além de uma Biblioteca Mental robusta, você precisa sim saber preparar as suas sessões.

Para falar de extremos e depois acharmos o equilíbrio, existem duas formas opostas de preparar uma sessão.

A primeira forma é você criar um mundo completo, com todos os elementos inseridos nele.

Da mesma forma que um jogo digital, você já sabe exatamente onde está tudo, quem sabe cada informação e como conseguir cada detalhe.

Preparando uma mesa de RPG, Nuckturp
Preparação antes do Caos, por Joelin Tan

Pense em um pequeno vilarejo. Neste caso você, como Mestre de RPG, pensaria em todos os habitantes deles, a personalidade de cada um, onde está cada objeto e informação.

Os jogadores simplesmente explorariam cada local, interação e buscariam formar e resolver o quebra-cabeça. Porém, tudo já está criado, você apenas interpretaria e apresentaria cada detalhe conforme eles interagem.

A segunda forma, oposta, é você não criar basicamente nada.

Existe apenas o cenário geral, que você cria e “renderiza” conforme os personagens exploram.

Você não sabe quais as informações do local, nem quem está nele nem quais itens e desafios estão por aí.

Porém, conforme os jogadores e personagens exploram, você cria e adapta.

Se os jogadores resolveram ir na loja de armas, aí sim você improvisa na hora e traz algum detalhe sobre ela – as vezes até um problema que o lojista está passando.

Ou seja, neste segundo caso nada está criado, apenas o que os jogadores exploram.

Interessante, né?

Mas, claro, existem outras diversas formas de preparar uma sessão de RPG que ficam no meio deste espectro entre o improviso e a preparação totais.

Como preparar uma mesa de RPG?

Este assunto dá margem para um texto imenso – para não dizer livro – só sobre ele!

Porém, para já ajudar você neste processo, vou trazer alguns elementos que traremos no encontro de hoje da Academia de Mestre.

E a chave para você, como Mestre de RPG, preparar uma sessão se resume na seguinte frase:

Prepare os elementos de sua Sessão de RPG, mas não onde ou com quem eles estarão.

Como assim?

Simples! Você irá criar diversos elementos, mas os deixará separados.

Assim, conforme os jogadores e personagens exploram ou não o cenário, NPCs e oponentes, você insere os elementos que fizerem sentido.

Investigação, Nuckturp
Pistas de algo muito maior, por Mahealani Rodrigues

Ou seja, você terá pronto de antemão os oponentes que eles podem enfrentar, os itens que eles podem conseguir, os NPCs que podem encontrar e etc.

Porém, qual NPC possui cada informação, onde estão os oponentes e recompensas e assim por diante, você decidirá na hora.

A mesa está com uma tensão sendo criada ou tediosa e um combate faz sentido? Insira os oponentes neste momento!

Os personagens gostaram e estão interagindo bastante com o dono da taverna? Deixe alguma informação importante, mesmo que apenas pistas dela, nas mãos dele e passe ela para os jogadores neste momento.

Assim, preparando a sua sessão desta forma, você consegue sempre ter elementos em mãos para utilizar e garante que a sua história caminhe em uma direção que faz sentido.

Ok, mas exatamente o QUE eu preciso preparar então?

Para que você, Mestre de RPG, garanta que a sua sessão está bem preparada e você não se perderá em suas próprias informações, existem alguns pontos-chave para você preparar.

Estes pontos-chave são algumas categorias que, organizando-as assim, elas ficam de fácil acesso para você.

E as informações que você precisa preparar, para te auxiliar no seu improviso, são:

  • NPCs importantes;
  • Locais Fantásticos;
  • Informações e Segredos;
  • Encontros;
  • Recompensas;

Pera… é só isso?

Sim! Só isso.

Se você preparar algumas informações (entre 5 e 10) para cada um destes tópicos, você terá em mãos tudo que precisa para te auxiliar quando os jogadores fizerem algo inesperado.

Exemplificando

Digamos que os personagens acabaram de chegar em um vilarejo e o que você preparou foi uma investigação sobre um demônio que está atormentando a região.

A busca pelo demônio, Nuckturp.
Grupo se preparando na floresta, por Atey Ghailan

Neste caso, você irá preparar quais são os NPCs da região, quais locais interessantes existem para serem explorados, as pistas deste demônio, quais duelos eles podem encontrar nesta sessão e por fim o que eles podem encontrar ou receber de recompensa.

Porém, não defina onde está cada um destes elementos.

Assim, se os jogadores forem para a floresta, por exemplo, invés de na taverna, você consegue transformar o taverneiro em um druida que estava na região.

A informação sobre os ataques do demônio deixam de estar na taverna e passam a estar com este druida.

A luta contra bandidos não é mais uma emboscada na vila, mas sim um assalto aos viajantes.

E assim por diante!

Fez sentido para você?

Como ser Mestre de RPG – dica final

Se você quer aprender e melhorar na Arte de ser Mestre de RPG então existe uma coisa fundamental que você deve fazer.

E essa ação que determinará seu futuro é: estudar.

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