Paladino D&D 5e – Guia Completo da Classe
O Paladino no D&D 5e é a classe para você que quer fazer um juramento – seja ele qual for – e levá-lo até o fim! Sim, esta classe extrai os poderes dela de algum juramento que ela fez. Juramento este que é tão forte, que até magias ele consegue fazer através dele.
Por isso, jogar com um paladino é ter uma causa. Mas não um objetivo simples e fácil de alcançar. Mas sim algo que você irá fazer para o resto de sua vida inteira como personagem. E, se falhar em alcançá-lo, prepare-se para a fúria do Mestre!
Sim, seu Mestre de RPG está no total direito de punir seu personagem caso ele não siga o juramento. Seja tirar algum poder de você, deixá-lo fraco ou emocionalmente atordoado, prepare-se para sofrer.
Talvez por isso, o paladino no D&D 5e seja uma das classes mais fortes do jogo – pois é muito difícil interpretá-los da forma certa. E, mais do que isso, falhar em sua promessa traz consequências não apenas de história mas também mecânicas.
Então, se você quer conhecer mais sobre esta classe, jure a si mesmo: eu lerei este texto até o fim! E, ao terminar, você estará pronto para começar seu personagem sabendo o que te espera.
Características de Classe
Atributos
Apesar de ser uma das classes mais poderosas, o Paladino sofre pela necessidade de ter vários atributos. Mesmo usando apenas Força para atacar, ele precisa de Carisma para suas magias. E, além disso, também necessita de Constituição para seus pontos de vida.
Ou seja, sabedoria, inteligência e destreza ficam de lado – além dele precisar distribuir seus pontos entre 3 focos de atributos, não apenas dois.
Portanto, pense bem em como criará seu Paladino no D&D 5e e distribua os atributos com sabedoria.
Ponto de Vida
Sendo uma das classes marciais do jogo, o Paladino tem pontos de vida altos: recebe 1d10 pontos de vida por nível. Isso possibilita que você seja pelo menos um dos tanques do grupo!
Proficiências
Justamente pela sua característica marcial, o paladino no D&D 5e é treinado para segurar e causar dano. Por isso ele pode usar escudos e quaisquer armaduras quiser, sem penalidades.
Além disso, tem proficiência também em todas as armas simples e marciais. Pelo seu foco em combater a causa a qual fez seu juramento, porém, não possui proficiência com nenhuma ferramenta.
Por fim, possui proficiência em testes de salvaguarda de Sabedoria e Carisma. E, em termos de perícia, pode escolher duas entre atletismo, intuição, medicina, persuasão e religião.
Equipamento
De que adiantaria ser um paladino todo poderoso se você não tiver equipamentos para isso?
Por isso, você começa muito bem equipado.
- Uma arma marcial e um escudo ou então duas armas marciais;
- Cinco azagaias ou qualquer arma simples;
- Um kit de sacerdote ou de explorador;
- Uma cota de malha e um símbolo sagrado;
Senso Divino e Cura pelas Mãos – Nível 1
Conectando-se com a pureza e poder de seu juramento, você consegue absorver poderes divinos. E, ao fazê-lo, quaisquer presenças malignas serão percebidas pelos seus sentidos.
Assim, com uma ação, você consegue perceber qualquer criatura nefasta que esteja próxima a você. E, além disso, você sabe o tipo da criatura! Quanto maior sua carisma, mais vezes você pode usar esta habilidade.
Também já no nível 1, você tem acesso a cura! Sim, seu desejo por uma causa é tão poderosa que você é abençoado por isso. E, assim, consegue usar uma ação para curar a si mesmo a si mesmo ou alguma criatura de sua escolha.
Estilo de Luta – Nível 2
Ao subir para o nível 2, você se especializa em um estilo de luta de sua escolha. Dentre as suas escolhas, você tem:
- Defesa: se estiver usando armadura, sua CA aumenta em +1;
- Duelismo: se empunhar apenas uma arma de ataque corpo-a-corpo, você recebe +2 nas jogadas de dano;
- Proteção: você pode impor desvantagem no ataque de uma criatura a algum aliado que esteja a até 1,5 metros de você;
Conjuração e Destruição Divina- Nível 2
Sim! Além de tudo, você ainda é um conjurador. A partir do nível 2 você poderá preparar e conjurar magias. E, para isso, basta ter um carisma elevado. Isso garantirá que você possui a força de vontade necessária para cumprir seu juramento.
Quanto maior seu nível de Paladino, mais espaços de magia você recebe conforme mostra a tabela no fim deste texto. E, além das opções de magias que você pode conjurar, você tem acesso a uma habilidade especial: destruição divina.
Através da destruição divina, todos os seus golpes se tornam ameaçadores. Pois, sempre que acertar, você pode escolher gastar um espaço de magia para causar dano radiante. Este dano começa em 2d8 para um espaço de magia nível 1 e pode chegar a até 5d8 de dano radiante!
Saúde Divina e Juramento Sagrado – Nível 3
Ao atingir o 3º nível é que você precisa de fato fazer seu juramento. Até então, o que te guiava era a sua promessa e força de vontade. Porém, aqui, você irá proclamar um juramento – e estará preso a ele até o fim de seus dias.
Assim que atinge este nível, você já se torna imune a doenças devido a sua saúde divina.
Mas, além disso, você escolhe algum dos juramentos para seguir. Tais juramentos estarão detalhados na 2ª parte deste guia. Por enquanto, basta você saber que cada juramento terá magias e habilidades específicas.
Incremento no Valor de Habilidade – Níveis 4, 8, 12, 16 e 19
Ao atingir o nível 4, e posteriormente os níveis descritos acima, você pode aumentar seus atributos. E, assim como todas as outras classes, você pode pegar um talento invés de fazer este aumento.
Lembrando que você pode aumentar um atributo em 2 pontos, ou dois atributos diferentes em 1 ponto cada!
Ataque Extra – Nível 5
Neste nível, seu juramento já se torna mais poderoso. E você também se torna ainda mais forte – afinal, seu treinamento e promessa estão cada vez mais intensos.
A partir deste nível, sempre que você atacar você pode atacar duas vezes ao invés de uma! Desde que, claro, esteja em seu turno.
Aura de Proteção – Nível 6
Ao atingir o nível 6, você percebe ainda mais que precisa ajudar os outros. Sim, seu juramento está atrelado em algo específico, mas sua alma benevolente lhe traz esta necessidade. Por isso, seus aliados sentem-se cada vez mais protegidos ao seu lado.
Assim, todos seus aliados próximos a você tem mais facilidade em se proteger. Sempre que fizerem um teste de salvaguarda, recebem um modificador igual ao seu modificador de carisma! E, no nível 18, o alcance desta habilidade aumenta ainda mais.
Aura de Coragem – Nível 10
Neste ponto de poder, seu juramento está mais poderoso do que nunca. Você já está na metade do caminho de ser considerado um semi-deus. E, por isso, todos seus aliados são empoderados pela sua presença.
A partir deste nível, nem você nem criaturas próximas podem ser amedrontadas! Sim, vocês não temerão nada! E, no nível 18, o alcance dessa aura aumenta ainda mais.
Destruição Divina Aprimorada – Nível 11
Ainda mais perto do poder eterno de seu juramento, sua destruição divina torna-se ainda mais forte.
A partir deste nível, seus ataques automaticamente carregam 1d8 de dano radiante extra. E, ainda, caso use sua Destruição Divina, ela causará 1d8 de dano radiante a mais!
Isso mesmo, temam! Oponentes do paladino!
Toque Purificador – Nível 14
Ao atingir este nível, o toque divino e curativo de suas mãos se torna ainda mais poderoso. Pois, agora, além de curar, você une uma capacidade arcana em suas ações.
Com uma ação, você pode encerrar uma magia que está em efeito ou em você, ou em um aliado! E você pode realizar este feito uma quantidade de vezes igual ao seu modificador de Carisma.
O poder do Juramento – Paladino D&D 5e
Como você pode ter percebido, o poder do Paladino vem do juramento que ele faz. E tal promessa é tão poderosa que forças divinas fluem através de seu corpo – tanto para causar quanto para curar dano e outros efeitos.
Assim, o Paladino no D&D 5e é talvez a classe que exprime em suas habilidades a maior força de vontade possível.
Cumprir promessas não é fácil e você, se quiser, pode fortalecer ainda mais as suas ao jogar de Paladino.
Você já jogou de Paladino? Como ele era? Deixe a resposta nos comentários!